quarta-feira, 14 de março de 2012

COMO CRIAR UM COELHO DE ESTIMAÇÃO


Cada dia mais pessoas estão adotando coelhos como bichos de estimação. Os motivos podem ser vários. Além do ar doce do orelhudinho, o fato de não fazer barulho tem lhe ganhado a predileção dos moradores de apartamento que não querem ter brigas com vizinhos.


Os pet shop já estão comercializando produtos específicos para coelhos assim como filhotes das raças menores.
Eu sempre tive paixão por coelhos, mas só em 2008 tive oportunidade de ter meu primeiro casal de coelhos. Foi uma experiência e tanto. Entre acertos e erros aprendi muita coisa com esses peludinhos orelhudos, mas também percebi que muitas pessoas que adotavam o coelho como bichinho de estimação tinham problemas de adaptação e terminavam dando o soltando na roça ao pouco tempo.
Foi assim que surgiu a ideia de escrever um livro dedicado especificamente à criação de coelho como bicho de estimação com o intuito de auxiliar aos futuros proprietários no conhecimento e manejo do peludinho para que o bichinho não termine no olho da rua. Com o tempo a ideia do livro ganhou corpo neste blog.
As informações aqui contidas são resultado do convívio e observação pessoal da conduta e hábitos de meus coelhos, com algumas informações colhidas na internet, no grupo de cunicultura ou através de amigos.
Nas páginas no topo da tela aparecem os temas que estou desenvolvendo e que para melhor aproveitamento devem ser lidas na ordem.
Este trabalho ainda não está completo, mas aos poucos irei acrescentando mais informação.

32 comentários:

  1. Olá Lilia.

    Bom... Tenho um casal de coelhos, eles tem uma casa grande aconchegante, quintal grande, nao pega mt sol. O problema é, pq eles nao tem filhotes? A fêmea tem 1 ano e 3 meses já o macho tem 8 meses, eles vivem juntos, nunca vi eles brigarem, adoram trocar carinhos as vezes. Tenho certeza de que é um casal (macho e fêmea).

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciso

      Coelho não reproduzir é raridade, é o que eles mais gostam!! mas já teve vários leitores relatando o mesmo problema.

      O quintal é cimentado ou tem terra onde possam cavar tocas? Pode ser que até já tenham acasalado e parido filhotes que foram dizimados por gatos das vizinhanças ou ratos que passaram pelo quintal a noite.

      Excluir
  2. Olá meu nome é Eduarda e eu tenho um coelho dos normais de 1 ano, ele vive solto no pátio de tarde mas de noite ele fica dentro de casa com meu labrador, agora vou estudar em outra cidade e vou morar em apartamento, eu posso levar o coelho comigo? Ele não vai morrer de estresse? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda

      Fiquei sem acessar o blog vários meses, agora é que estou retomando o ritmo.

      Pode levar o coelhinho, não vai morrer de estresse, tal vez de super carinho rsrsrs já que você longe de casa vai mimá-lo mais.

      Leve em conta que vai ter que fazer limpeza tal vez 2 vezes ao dia para o apartamento não ficar fedido.

      Excluir
  3. Boa tarde, adotei um mini coelho ele tem 60 dias porém, ele é muito arisco, como devo trata-lo?
    E qual a idade correta para adotar um coelho? 1 mês?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha coelhos devem ser adotados com mais de 35 dias pois estarão desmamados ele deve estar estressado pois ainda você e um conhecido tenha paciência e de tempo ao tempo quando se conhecerem melhor ele fica elhor

      Excluir
  4. Olá, me chamo Andressa tenho 18 anos e gostaria de adotar um coelho como animal de estimação, gostaria de saber se adota-lo ele pequeninho, posso ensinar ele a viver solto no meu apartamento e usar a caixa de areia.
    Aguardo retorno.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é Eduardo, tenho uma lebre e um coelho eles vevem soltos em casa já peguei eles grandes e coloquei uma caixa baixa e larga no chao e eles fazem suas fezes lá. Eu acho que eles só tem que reconhecer no começo eles faziam xixi em todo canto agora n.

      Excluir
    2. Olá Andressa, escolha um coelho "mini", eles se adaptam bem a apartamento e a fazer as necessidades em caixa de areia

      Abraços

      Excluir
  5. Olá meu nome é JOÃO VITOR eu tenho um coelho ele fica na varanda de casa eu queria saber como treinar a ele.POR EXEMPLO:eu chamar o nome dele e ele atende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A minha eu comprei com 40 dias e agora já tem 4 meses. Ela atende pelo nome sim. É só ficar chamando várias vezes, principalmente na hora em que for dar cenoura e couve. =)

      Excluir
  6. Olá meu nome é João Vitor e tenho um coelho mas eu queria saber todas as coisas que preciso para criar o meu coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia todas as páginas do blog clicando nas abas no topo.

      Excluir
  7. olá sou natalia e tenho 11 anos sou apaixonada por coelhos já criei 2 mais em poucas semanas foram mortos pelos gatos da vizinha , fiquei muito deprimida , agora vou ganhar outro e pra não ter mais decepções e dias deprimida sem mesmo conseguir comer , lhe peço algumas dicas pra não aver mais constrangimentos < como cuidar e afastar eles dos gatos pq eu quero criar ele solto não preso em uma gaiola por favor me ajude?!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia

      Veja na página de TOCA DO COELHO, como fazer um cercado de arame farpado sobre o muro para gato de vizinho não entrar.

      Também pode criar um gatinho, os de casa não atacam os coelhos e afastam os outros gatos porque defendem seu território. Mas o cercado é mais eficiente.

      Abraços

      Excluir
  8. Oii, tenho uma coelhinha e ela vive no quintal da minha casa, com areia cobertura e comidinha todos os dias, porem há um ratinho inconveniente a atordoando, esses dias vimos um ratinho comendo a ração da Megie, e ela esta toda borococho não come e esta ainda mais arisca, não estou conseguindo pegar o ratinho. Ele pode causar algum problema para ela como doença ou algo do tipo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem que acabar com o ratinho, veja de colocar ratoeiras em locais onde sua coelhinha não vá. O ratinho pode transmitir doenças e até morder tua coelhinha.

      Quando o ratinho comer da ração, retire e jogue fora, lave bem o caneco de comida com água e sabão (ou detergente) neutro antes de dar de novo para a coelha. Pode ser que ela não queira comer porque sente o cheiro do rato na comida.

      Não quer mandar fotos do sua fofinha para nossa galeria de fotos? pode mandar junto um comentário sobre ela para lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br

      abraços

      Excluir
  9. Trabalho em uma escola municipal, onde há um coelho fêmea, que fica sozinho, em uma área isolada nos fundos do terreno da escola. O animal está preso em um cercado, fica diretamente no chão de terra e tem como abrigo uma casinha de cachorro que mal abriga do calor ou de chuvas mais intensas e com vento. Durante final de semana e no periodo de férias escolar, fica sozinho, aparecendo alguém esporadicamente para alimenta-lo. Isso configura maus tratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      O fato da coelha estar de pé no chão, não tem problema pois é o natural deles. A casinha do cachorro deve ser suficiente para ela pois não cavou uma toca, coelho é especialista em cavar tocas e adoram fazer.

      Agora a alimentação sim é um grande problema: coelho precisa de comida o tempo todo e principalmente a noite, um dia, 2 ou 3 sem se alimentar pode até levar a morte do animal.

      Tente procurar a direção da escola para apurar quem é o responsável pelo animal para tomar conta direito dele ou então dar para doação. Caso optem por doar eu posso ajudar na divulgação, já que meu blog tem bastante alcance e sempre tem alguém perguntando por coelhos doados.

      Aguardo notícias

      Excluir
    2. Como fazer minha coelha fazer as necessidades num lugar fixo e quanto tempo é o cio da coelha

      Excluir
  10. Ola tenho 10 anos que tipo devo adotar?
    Espero a resposta obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhemilly

      O coelho que você vai adotar vai depender de onde você mora: casa com quintal ou apartamento, do teu gosto: coelho pequeno ou grande, ou super grande, etc

      Para quem mora em apartamento o ideal é o mini coelho, mais fácil de se adaptar a fazer as necessidades no canequinho igual que gato, mas são coelhos em geral caros. Os coelhos comuns são mais baratos e mais fácil de achar.

      Seja grande o pequeno, o mais importante é que é uma grande responsabilidade adotar um animal de estimação que vai depender de nós para tudo.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  11. Minha coelha tem 3 meses e meio ela ja pode cruzar com um coelho mais velho q ela??
    Como saber se ela ja pode cruzar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio

      Normalmente as fêmeas podem reproduzir a partir dos 3 meses, assim que ela esteja pronta vai aceitar o macho, caso contrário não vai deixar. Eles sabem se arranjar bem sozinhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  12. preciso de ajuda
    tenho um filhote de coelho em casa com um dia de nascido,
    tenho que alimenta-lo, o poso dar?
    sao muitos coelhos e nao sei quem é a mãe, já procurei e não identifiquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Pode dar leite para gatinhos que compra no pet shop, mas acho melhor que a mãe alimente. Veja se coloca um ninho com palha e algodão (veja o modelo na página de reprodução), e coloque o filhote dentro e deixe no local que o achou. A mãe acredito que o reconheça e alimente.
      Se quiser mesmo alimentar coloque luvas para pegar nele para não passar seu cheiro, sempre tem a possibilidade da mãe aparecer. Veja que as coelhas em geral só alimentam os filhotes a noite.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  13. Oi,tudo bem?
    Ha 3 meses adotei um coelho ja grandinho.Ele nao tinha nenhum costume com humanos e era bastante selvagem.Aqui em casa é chacara e por enquanto nao é fechado.Aos poucos ele acostumou conosco e melhorou bastante.Porem,ficava muito preso.E eu odeio animais presos.Entao resolvemos solta lo aos poucos com a esperança que ele voltasse.Nos primeiros dias ate voltou.Mas acabou ficando muito arisco.Ate que um dia ele fugiu e nunca mais voltou.Fiquei muito triste e decidi adotar um casal.Chegaram aqui com uma semana de vida(bebês).E decidi que estes seriam acostumados com a liberdade desde pequenos.A femea é um amor.Aprendeu a fazer as necessidades no paninho apropriado,volta pra casa sempre que cansa e é sempre docil conosco.Ja o macho,foge pra longe sempre que o soltamos e nunca volta.Comigo ele nao é arisco.Mas com meus pais é bastante.O que voce acha que devo fazer em relaçao a liberdade?Meus pais acham que o certo é deixa-los presos,pois ensinar a liberdade desde pequenos é um erro.Mas eu odeio animais presos.Qual a melhor soluçao?O macho pode aprender a voltar pra casa com tempo?Por favor,me ajude :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Munique

      O problema todo é que coelho não é bicho que nem gato ou cachorro. É silvestre.Você tem sempre o risco de ele sair para seu habitat e não voltar mais, como pode também se apegar e ficar.

      Outro ponto a considerar é o fato de viver numa chácara não cercada. Não voltou porque gostou da liberdade ou foi presa do seus predadores naturais: gatos, gaviões, raposas, etc?

      Considere também que os coelhos tem hábitos noturnos, de dia vão andar um pouquinho, dormir muito e beliscar alguma comida. Quando o sol começar a se pôr, eles vão ficar ativos e atentos; vão sair a procura de comida e tomar conta da vida deles. Se você os prender justo na hora que eles vão começar seu dia não estranhe que não queiram voltar.

      Como vê são muitos fatores a considerar. Conselho: quer coelhinho de estimação só para você? tranque! Não precisa ser uma gaiola, mas faça um cercado grande com árvores e locais para eles cavarem suas tocas, etc, como se fosse um "mini-mundo" onde você possa também entrar e ficar com eles. Assim eles não saem para longe, e você pode conviver com eles sem que os veja "engaiolados".

      Tome cuidado com o que plantar, veja nas páginas como proteger as plantas, porque os "doces" coelhinhos são uns "super predadores".

      Boa sorte!!

      Abraços

      Excluir
  14. Boa tarde
    Tem uma lebre e uma coelha e me mudei pRa um apto .... ainda estao na casa que eu morava e cuido delas todos os dias ... mas eu quero leva las comigo pro apto.
    Pode me dar uma ideia de uma casinha porque la nao tenho como deixa las soltas
    Terei que sair com elas pra passear.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Você pode ver nos petshop as casinhas já prontas, mas se vai mandar fazer pode ver nas imagens do google que vai ter muitas ideias, procure a que se adapta mais ao seu apartamento.
      Abraços

      Excluir
  15. Olá, eu tenho 13 anos, ano passado tive um coelho dos normais, mas dentro de umas semanas, ele morreu, eu até hoje não sei, mas três dias mais ou menos antes de morrer ele não queira ficar andando, ele ficava meio molenga, eu tenho uma cachorra e eu deixava o coelho solto pela casa mas de vez em quando o coelho ficava comendo a ração da minha cachorra. Antes de ter um coelho eu li várias coisas de como criar, só que eu tenho uma dúvida eu tinha uma gaiola pra ele, ele só ficava um pouco dentro da gaiola, mas você poderia dar mais dicas de como criar, eu também escovava o cabelo dele pra tirar os pelos mortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Coelho não pode comer ração de cachorro nem de gato. Coelhos são herbívoros ou seja se alimentam de vegetais, já os gatos e cachorros são carnívoros, se alimentam de carne, então a ração para cada um é diferente. Teu coelho pode ter morrido por causa disso, mas é difícil ter certeza. Para cuidar bem do seu novo ou próximo coelho, leia todo o que está escrito no blog. Na parte superior da página vai ver umas abas com os títulos: caraterísticas, alimentação, reprodução, etc; vai clikando e lendo tudo o conteúdo, aí está tudo o que eu sei sobre coelhos. Abraços.

      Excluir

Os comentários não são publicados automaticamente, passam primeiro pelo meu e-mail para autorizar por isso podem demorar um pouco para serem publicados.
A quantidade de comentários é limitada, então para entrarem novos tenho que ir deletando os mais antigos ou repetidos.

Obrigada pela visita.