sábado, 7 de março de 2015

ESTOU DE VOLTA

Depois de um ano longe do blog, estou de volta. Estava com muita saudade dos meus leitores e seus lindos coelhinhos.



Tenho mais de 130 comentários para responder e vai levar muito tempo se respondo um a um, por isso vou deixar algumas respostas prontas que servem para muitos comentários.

1- A maioria das perguntas estão respondidas no próprio blog nas páginas. 

Leia bem antes toda a informação clicando nas abas no topo do blog com as matérias: alimentação, a toca do coelho, reprodução, caraterísticas

2- COELHO DOENTE TEM QUE IR AO VETERINÁRIO

Não perca tempo fazendo perguntas, se suspeita que seu orelhudinho está doente, leve logo ao veterinário, quanto antes, melhor. Os coelhos não demostram que estão doentes as vezes até que é tarde demais.

Eu não sou veterinária nem zootecnista, apenas amo coelhos e fico muito tempo observando e estudando o comportamento deles, por isso posso dar dicas em relação ao cuidado e a relação "pessoa - coelho".

3- O fato de você não ver a coelha amamentar os filhotes, não quer dizer que não os alimente.

As coelhas preferem dar de mamar de noite e quando estão sós e tudo calmo. Elas dão de mamar uma vez ao dia, o resto do dia até fogem dos filhotes se tentam se aproximar, mas é assim mesmo, e os coelhinhos crescem bem.

4- ninho para filhotes pode ser um caixote de madeira, não usem papelão porque a coelha vai picar todinho para fazer um lindo ninho para seus coelhinhos


6 comentários:

  1. Tenho 4.800m² em terras mata na cidade de JUQUITIBA, minha intenção é começar em breve criação de coelhos para venda de carnes, pergunto:

    1- Essa região é boa para criação?
    2 - Existe abatedouro exclusivo?
    3 - Sou iniciante, é lucrativa esse ramo?
    4 - Consumo da carne é comum? Onde o consumo é maior?
    5 - O que preciso além de terras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog trata apenas de como lidar com coelhos de estimação, o que você precisa é mais específico, me manda teu e-mail para lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br que te mando publicações sobre cunicultura.

      Abraços

      Excluir
  2. Lília meu casal de coelho era preso em um espaco pequeno mas agora almentei o espaço deles mas ele nao quer comer pra eles comer tenho q ficar wm cima encistindo e se prendo eles no espaço pequeno eles comem dia e noite!será q eles não aceitaram o espaço maior?
    Quando soltei ela ela fez um buraco enorme e muito fundo agora ela tampou a boca do buraco e so fica escondida atraz de uma porta q coloquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu acho que soltos estão bem felizes, presos só tem uma coisa a fazer: comer. Podem até estar comendo dia e noite por ansiedade.

      O comportamento que você relata deles soltos é o normal, os coelhos são animais noturnos, se alimentam principalmente de noite, e de dia ficam na sombrinha dormindo. As fêmeas fazem as tocas para ninho, mesmo que ainda não estejam prenhas. Os machos podem também cavar tocas onde ficam dormindo durante o dia para escapar do calor, e quando o sol começa a descer, eles ficam atentos, ativos e saem em busca de comida. Deixe ração durante todo o dia, mas o verde só ao anoitecer.

      Leia as páginas acima para saber mais sobre seus orelhudinhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  3. Oi Lilia,
    Tenho uma coelha com mais de um ano, ela se chama Penelope. Tenho 2 perguntas pra te fazer. Primeira, é sobre a cor da urina. Às vezes ela faz um xixi tão vermelho, que até parece sangue, mas depois desaparece. Isso tem a ver com o cio ou com a alimentação?
    Segunda pergunta, ela tem mania de dar umas dentadinhas na perna da gente. O que posso fazer para que ela diminua isso, ou pare. Ela é muito atrevidinha.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra
      A urina dos coelhos muda de cor e nos dá um susto a toda hora. Se a coloração é um vermelho escuro é sangue mesmo, leve urgente ao veterinário.
      Mordidinhas na perna não é particularidade só de coelho, gatos fazem mesma coisa para chamar a atenção dos donos, mas não podemos permitir. Se cada vez que morder vai ser atendida não vai parar nunca. Mas é difícil de tratar, meu velho gato fez isso até a morte... O que tenho agora já estou controlando.
      Quando morder diga NÃO com voz autoritária e se afaste, não faça a vontade dela. Um pouquinho depois quando estiver quieta, vai e dá carinho. Assim ela associa BOM COMPORTAMENTO = ATENÇÃO e MORDIDA = NÃO ATENDIDA.
      Boa sorte!!


      Excluir

Bem vindo ao blog.

Todos os comentários são verificados antes de publicar por isso pode demorar até aparecer no blog.

Antes de fazer alguma pergunta, veja se o tema não foi já tratado nas páginas para evitar o acúmulo de comentários.

Faça parte da nossa galeria de fotos, envie uma ou mais fotos dos seus coelhos com um comentário para o e-mail: lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br
As fotos serão produzidas e publicadas junto com seu texto.

Obrigada pela visita.