A TOCA DO COELHO


Qual a melhor maneira de criar um coelho de estimação? Solto? Em gaiola? Em cercado? Em coelheiras?


Nada mais lindo do que um coelho solto no meio do jardim pulando, comendo e cavando suas próprias tocas, mas, o que é bom para o animal solto na natureza não sempre é bom para nossa mascote dentro dos limites da nossa casa.

No seu habitat natural o coelho tem espaço quase ilimitado e tudo o que precisa para crescer e se reproduzir, e também os predadores naturais para o controle da superpopulação.

Mas dentro dos limites da nossa residência a situação não é a mesma. Temos um tamanho limitado de jardim onde mesmo que cultivar-mos capim para eles comerem, pode não ser suficiente já que eles depredam muito as plantas.


E tem o fato do coelho ser um animalzinho muito destrutivo, um verdadeiro predador. Em países que importaram o bichinho como a Austrália, onde não tinha seus predadores naturais, os coelhos se transformaram numa verdadeira praga destruindo as plantações e hortas.

Dentro das cidades o coelho tem também seus predadores: os gatos ou cachorros da vizinhança, principalmente os gatunos que sorrateiramente durante a noite entram nos jardins e pegam os coelhos. Mas, alguém gostaria de ver os filhotinhos da sua mascote devorados pelo gato do vizinho? Claro que não. Então o controle da reprodução e a distribuição do alimento têm que ser controlada pelo dono.

Vamos a analisar todas as possibilidades.

COELHO SOLTO NO JARDIM OU PÁTIO

Para quem tem apenas um coelho, e faz questão de ter o fofinho solto no jardim ou pátio, tem que ter em conta o seguinte:

1 – todas as árvores deverão ter uma proteção no tronco até a altura máxima que alcança o coelho em pé nas suas patas traseiras, senão ele vai comer a casca da árvore e ela vai secar
 2 – não pode haver nenhuma das plantas desaconselháveis para a alimentação (ver a página de alimentação)
3 – têm que ter lugares sombreados e frescos, o coelho não suporta altas temperaturas
4 – se tiver partes com terra, ele vai cavar tocas, curtas, compridas, uma ou várias. Se caminhar sobre os túneis o teto pode desabar com o peso da pessoa e matar o coelho se estiver dentro
 5 – deverá ter de qualquer maneira uma casinha onde ele se abrigar, um lugar onde a chuva não entre para colocar o caneco com a ração
6 – o terreno todo plantado não é garantia de alimentação, eles depredam de tal forma que em pouco tempo o terreno fica em terra nu e é preciso trazer verde de fora
7 - o pátio deve ser murado e com proteção para impedir a entrada de gatos vizinhos, não esquecer que gatos sobem pelos muros, grades e telas de arame.

Se tiver um casal fica impraticável, pois em alguns meses após chegarem à idade de reprodução, o simpático casal pode ter se transformado em uma superfamília de quase 100 animaizinhos.

E tem que se ter em conta que os coelhos assim que atingem os 3 meses para a fêmea e os 4 meses para os machos, já são adultos e vão brigar entre eles pelo domínio do território, pela comida, e pela posse da fêmea (no caso de machos), e briga de coelho é feia!! É pelo voando por todo canto e animais feridos a dentadas.

O coelho só é manso para com os de outra espécie, submisso às pessoas, e medroso ante os predadores e animais maiores, mas entre iguais seguem o instinto de todos os animais silvestres. Quanto menor seja o espaço que tem que dividir, maiores são as possibilidades de brigas.



COELHO EM CERCADOS

Com cercados a situação fica mais controlada. Pode se ter um ou vários setores cercados para acomodar os coelhos, e outro plantado para alimentação onde os coelhos não tenham acesso, e que sirva para o fornecimento do verde.


Assim, podem-se ter um jardim, uma horta, árvores, etc. longe dos dentinhos dos coelhos.

Não esquecer que gatos sobem pelos muros, grades e telas de arame, então o pátio deve ser murado e com proteção para impedir a entrada de gatos vizinhos.

Os cercados têm que ser separados por sexo, e de preferência não contíguos, mesmo sendo 2 cercados do mesmo sexo.



No cercado deverá ter uma casinha onde a chuva não entre, com tamanho suficiente para se abrigarem todos e para colocar os canecos com a ração e a água.


Assim que os láparos sejam desmamados, devem ser colocados já separados por sexo nos cercados. Se tiver 2 ou 3 fêmeas ao mesmo tempo com ninhadas quase da mesma idade, podem se juntar os filhotes, mas ao mesmo tempo. Exemplo: uma coelha com láparos com 30 dias, outra com filhotes de 28 dias e outra já com os láparos com 35 dias prontos para o desmame e se tem 2 cercados: um para machos e outro para fêmeas. Tem que esperar os menores atingirem os 35 dias, e ai num dia só colocar todos os filhotes nos cercados. Se colocar uma turma antes da outra, quando chegar a nova turma pode ser atacada pela que já está no local que considera o espaço como seu território.

Até atingirem a idade de reprodução dificilmente haverá qualquer briga entre os coelhos, mas assim que ficarem adultos eles vão brigar pela posse do território. Porém, cada caso é um caso.

Cada coelho tem seu próprio temperamento, não é bichinho de pelúcia saído da linha de produção de uma indústria. Têm alguns com espírito de liderança, têm outros mais submissos, tem alguns agressivos, tem outros mansos, por isso a convivência de mais de um coelho por cercado pode variar muito.

Pode ter casos de um grupo de vários coelhos coexistirem num mesmo cercado sem brigas, onde um é o líder do grupo e os outros são submissos e todos se dando bem, comendo e dormindo juntos sem atritos, ou com algumas correrias para demonstrar quem manda, mas sem consequencias nem feridas.

Pode ter uma turma com mais de um coelho de temperamento forte querendo ser o líder, e vão brigar pela posse do território.

Pode ter um coelho dentro da turma que seja agressivo, brigue para ser o líder e, além disso, não deixe os outros coelhos comer ou beber. Já tive um caso assim, 6 coelhos num cercado. Todo dia era briga e não conseguia identificar o mais agressivo mesmo ficando muito tempo na beira do cercado assistindo as correrias com atenção. Numa hora era dois a brigar com o terceiro, e logo após o par mudava, e no final chegava a conclusão de que era todos contra todos, e para piorar a situação eram todos brancos idênticos.

Quando ficaram 3 ficou mais fácil de ver, ficou o mais agressivo e 2 mais mansos. Foi 1 contra 2. Assim que colocava a comida o líder comia, quando se fartava e se afastava chegavam os outros ao caneco, mas mal começavam a comer o líder os corria da comida. Num caso assim, só coelheiras individuais.

Detalhe importante: como os coelhos são de hábitos noturnos, dificilmente as brigas se dão de dia, normalmente são durante a noite quando estão mais ativos. O que se nota é pelo por todo canto de manhã, e os animais feridos.


COELHEIRAS INDIVIDUAIS

É, a meu ver, a melhor maneira de criar os coelhos de estimação. Um local cercado com tudo o que o coelho precisa e da sua exclusiva propriedade. É assim que tenho os meus coelhos.


As coelheiras podem ser contíguas com separação de gradeado o tela para que os animais tenham a sensação de estarem acompanhados, mas NUNCA um macho ao lado de uma fêmea, eles estariam o tempo todo tentando se acasalar e roeriam a tela de arame e assim se ferindo. Além do mais essa situação os deixaria estressados e a fêmea, mesmo não acasalando pode apresentar sintomas de prenhez psicológica.

Veja o projeto com medidas e fotos dos detalhes em: https://arquitetando-a-arquitetura.blogspot.com/

199 comentários:

  1. Boa tarde! Ganhei um coelho de 30 dias macho (Auguri) e resgatei uma femea de 6 meses (Shalú). Ambos estão se dando muito bem. Estou tentando fazê-los usar o banheirinho de gato com forraçao de pedacinhos de Madeira pois quero deixa-los durante a noite dentro de casa mas minha preocupação é durante o dia. Tenho uma horta toda cercada, sendo que os canteiros são mais altos (altura de 3 blocos de cimento) e entre eles tem partes com terra e partes com grama sintética. No primeiro dia que os coloquei, ja conseguiram saltar para dentro da horta e fizeram um estrago. Estou agora colocando cerca de mais ou menos 30cm em torno dos blocos também e entre um canteiro e outro colocarei 2 casinhas para toca e uma para abrigar a comida. Pensei em fazer de Madeira uma toquinha pra eles, com apenas um buraquinho para entrar. Vc teria algum modelo ideal?? Também estou tendo dúvidas quanto a deixar os animais soltos devido às tempéries. Ouvi dizer que mirrem facil de pegam friagem ou gripe. Como posso fazer para evitar correntes de ar frio? E no inverno? Aqui chega a 10 graus no inverno. O que é melhor para forreção da toca? Feno? Serragem? Posso espirrar óleo de citronela para evitar pernilongos e outros bichos na toquinha? O que fazer para evitar insetos dentro da toca? Tenho medo de entrar alguma aranha. E para formigas na comida?? O que fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris

      A temperatura ideal para os coelhos é de 18ºC a 22ºC, fora disso tem que proteger do frio e do calor.

      O maior perigo é a umidade, se ficam úmidos pegam micose, gripe, etc.

      Outro perigo de estarem soltos no quintal são os gatos ou ratos que possam entrar.

      Formigas tem que combater nos formigueiros, não pode botar veneno onde eles pisam, pernilongos não se preocupe, não conseguem passar pelos pelos, eles nem sentem.

      Melhor fazer uma coelheira grande com telhado, onde você possa protege-los. Aqui tem uns modelos, e daqui uns dias quando ficar pronta minha nova coelheira vou colocar também.

      Abraços

      Excluir
    2. Lília, ganhamos um coelhinho e fiz um viveiro pra ele no jardim. Ele tem tela em volta, o piso é de grama, tem uma casinha (de pet Shop para cachorro) tem algum problema? Pode? Fico com receio dele ficar dormindo ao relento. Rsrs

      Excluir
    3. Olá Adriana. Em principio está tudo bem, tem casinha para se abrigar e espaço para andar. Deixe sempre água fresca e comida para ele não precisar sair (fugir) para pegar alimento. Abraços

      Excluir
    4. Olá tenho uma dúvida tenho cerca de 10 coelhos moramos em um sítio enorme o espaço pra eles e cerca de 4x4 mais eles estão fugindo toda hr devido as toca fazendo toca e saindo pelo outro lado entao estava pensando em fazer um contrapiso e por areia só na casinha isso pode ou o coelho não pode fica no contrapiso tem q ser terra?? Eu tenho porque gosto não vendo mais ultimamente tão dando trabalho fogem toda hr

      Excluir
    5. Olá! 10 coelhos todos no mesmo cercado pode dar problemas. Se não são castrados e já estão em idade de reprodução pode ter uma centena em poucos meses, veja aqui no blog: https://coelhos-coelhas-e-coelhinhos.blogspot.com/2011/06/ Outro problema é a possibilidade de brigas, os coelhos são muito territoriais. O piso de cimentado não aconselharia, vai dar "mal de patas" uma inflamação que dá nas patas quando os animais tem que pisar pisos ásperos. Eu usei tijolos de barro (veja as fotos) que são menos ásperos, mesmo assim uma coelha teve o mal de patas. Será que não pode fazer uma parede com uma fundação funda embaixo da tela do cercado? as tocas costumam ser compridas mas são rasas (pelo menos as que fizeram aqui) Acredito que um metro de parede embaixo do nível do piso solucione o problema das fugidas.

      Excluir
  2. ola tudo bem bom ganhei uma coelha femea hoje e ela parece um pouco triste pode me ajudar a deixar ela feliz animada? tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly

      Por que você acha que ela está triste?

      Se é porque não está correndo o tempo todo, veja que os coelhos correm para escapar dos predadores, caso contrário apenas andam.
      Se é porque está quieta, dorminhoca e quase sem comer, veja que coelhos tem hábitos noturnos, de dia, principalmente quando faz calor, podem dormir quase o dia todo, no entardecer é que ficam acessos, e de noite é quando mais comem, brincam, etc igual que gato.

      Os coelhos são quietinhos, mesmo quando são vários juntos. Correrias só quando brigam ou se assustam por algum ruido forte ou desconhecido. De filhotes ainda se mexem mais, brincam, mas devagar.

      Observe sua coelha, faça carinho nela e ela vai ser bem feliz com você.

      Não quer mandar fotos da sua fofinha para nossa galeria de fotos? pode mandar junto um comentário sobre ela para lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br

      abraços

      Excluir
    2. Gostei muito minha coelha pariu 7 coelinhos

      Excluir
  3. Ola,tenho varios coelhos separadamente,hj larguei todos juntos em um cercado,entre eles uma coelha da raca gigante ja com uns 2 anos e um coelho com 8 ou 10 meses.
    Ao recolher eles percebi que a coelha tinha algumas secrecoes e sangue por toda ela,e o macho secrecoes e sangue no seu pinto.A coelha pode ter pego cria???Como faco pra saber ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O problema pode ser bem maior do que uma simples prenhez. Que idade tinham ou outros coelhos que soltou? qual o sexo?

      Muito coelho adulto dentro de um cercado pode dar um sério problema de briga por território e principalmente pela posse da(s) fêmea(s). O sangue que viu pode ser resultado de briga entre machos pelo acasalamento dessa fêmea.

      Os "doces" coelhinhos são meigos com a gente, mas entre eles vale a lei da vida silvestre. Pela posse do território ou das fêmeas eles brigam e o macho mais forte pode chegar a "castrar" o opoente. Veja no coelho machucado se ele tem outras feridas, e trate, desinfeste bem, senão ele pode chegar a morrer de infecção.

      Principalmente: NÃO JUNTE MACHOS ADULTOS NEM FÊMEAS ADULTAS!!!!!!

      abraços

      Excluir
    2. Alem da fêmea de 2 anos,o macho de 8 ou 10 meses,estavam juntos um macho e uma fêmea de 6 a 8 meses.
      Realmente,os dois machos estavam com sangue e secreções.
      Mas a coelha pode estar prenha ????Como faço para saber ???

      Desde jah, fico muito grato pelas dicas. att Guilherme Dall Bello

      Excluir
    3. Olá Guilherme

      Vai saber se está prenhe uma semana antes do parto pois vai preparara o ninho com o que tiver ao alcance, inclusive o capim que você coloque para comer.
      Aconselho a isolar a fêmea num cercadinho ou quartinho que tiver disponível, e vá preparando o ninho de madeira como no modelo da página de reprodução. Quando começar a coelha começar a preparar o ninho no chão, pega o ninho de madeira e coloca no mesmo lugar que ela escolheu colocando dentro as palhas que ela ajuntou. Depois deixa com ela que vai se virar bem.
      Qual a temperatura ambiente onde está a coelha? se assegure que não passe dos 26º C para não ter problemas no parto.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi, queria saber se tem algum problema o coelhinho ser criado no chão de cimento? Se isso irrita o nariz dele, e se ele fica muito preso na gaiola não faz mal ? E quanto ao colo é perigoso muito tempo no colo de pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires

      Qual é a idade do coelho?

      Piso de cimento áspero e a grade da gaiola podem dar problema nas patas, pois gastam os pelos e ficam com a pele ardida. Ai tem que passar iodo para não inflamar. O certo é colocar uma tábua de madeira pelo menos em uma parte da gaiola para que as patinhas descansem dos arames.

      Colo não irrita as patinhas, não tem poeira, não faz mal, e eles ficam muito dengosos e dóceis pois se acostumam a serem tocados e receber carinho. Mas cuidado! só pegar em filhotes depois de 15 dias de nascidos e se a mãe não se incomodar em que pegue na cria.

      Abraços

      Excluir
  5. ola lilia,
    estou com uma preocupação, minha coelha deixou sangue na parte de baixo da sua gaiola, estou com medo, gostaria de saber se coelho tem menstruação para ficar menos preocupado, ou se isso é um sinal ruim e devo leva-la a um veterinario, fora isso eu cuido bem dela, mas isso é a primeira vez que acontece, e tambem queria saber se ela ter a urina amarronzada é normal, ou a clara com uma textura grossa é normal, pq ela estava com a urina amarronzada ja faz umas duas semanas, e desde que ganhei ela a urina é clara, e agora voltou a cor de sempre,
    gostaria de saber se isso esta certo
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Socorro, a cor da urina dos coelhos muda de cor de acordo com o que comem e as vezes dá susto na gente. Se estiver quase preta é que tem sangue e tem que levar ao veterinário.

      Coelhas não menstruam pois só geram os óvulos depois da fecundação.

      Abraços

      Excluir
    2. "Coelhas não menstruam pois só geram os óvulos depois da fecundação"
      Essa frase ficou errada, alguém poderia me explicar esse evento misterioso? Pq a fecundação acontece quando o espermatozóide une seu núcleo com o óvulo (aprendi isso em embriologia).

      Excluir
    3. Pois é Keila, é isso mesmo: coelhas não menstruam, geram o número de óvulos de acordo com o número de espermatozoides que foram depositados pelo macho.
      Pensa em 3 etapas:
      1 - o macho deposita os espermatozoides na fêmea
      2 - a fêmea produz os óvulos
      3 - os óvulos se unem aos espermatozoides e se produz a fecundação
      Assim, não tem conflito com sua aula de embriologia. Pode pesquisar mais na internet sobre fecundação de coelhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  6. Ola,

    Tenho 2 coelhas q ficam soltas na area de serviço do meu apartamento, mas mesmo limpando sempre, o xixi corroi o piso. Há algum tipo de material q posso passar no piso pra proteger o piso e nao manchar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula

      O xixi é bem ácido, principalmente de animais como coelhos, hamsters, etc.

      Você poderia tentar passar uma resina acrílica, mas não posso te dar certeza que não vai levantar e descascar. Eu acho que o mais acertado e colocar um "piso" por cima da cerâmica.

      Tuas coelhas devem fazer o xixi num só lugar, calculo que ensujam no máximo 1m2. Então veja se compra 1m de um laminado plástico tipo Decorflex, linolium ou similar que consegue nas lojas especializadas em plásticos e material de capotaria. Se não conseguir, pode comprar o plástico para toldo (peça assim) que é bem grosso. Corte ao meio para que dê 2 revestimentos (para quando um se acabar usar o outro) e forre o piso. Se conseguir a fita dupla face da 3M (ou similar) para prender tapete no chão, segure esse forro com as fitas no local onde fazem xixi, assim só se estraga o revestimento.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  7. Comprei um mini coelho Holandês , moro em apartamento e ela fica em gaiola mais solto constantemente, mas ela esta comendo todas as minhas coisas , fios , sapatos , portas e esta me deixando louca , fora que faz o maior barulho na gaiola a noite toda e nao me deixa durmi ... Por favor me ajuda , eu nao sei mais o que fazer

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! bem vinda ao mundo dos coelhos!!

      Já leu todas as páginas do blog? Comece pelas 2 primeiras: COELHO DE ESTIMAÇÃO e CARATERÍSTICAS para ir entendendo seu coelhinho e poder lidar com ele.

      Tente o seguinte:

      1- compre um quilo de cenouras e vá dando de uma de cada vez, se ela tem algo gostoso para roer não vai procurar tuas coisas.

      2- vá na serraria e consiga um pedaço de tábua de madeira branca de mais o menos 20cm x 30cm (NÃO SERVE COMPENSADO NEM MDF, SÓ MADEIRA MACIÇA) coloque dentro da gaiola junto do comedouro para ela se apoiar para comer e de passo pode roer, alguns coelhos precisam de roer mais que outros, depende da velocidade que crescem os dentes.

      3- qual a idade? será que não comprou já prenha? pode estar fazendo o ninho por isso pega o que possa virar colchão para os filhotes, a minha branquinha estragou o plástico de cobrir a camionete quando estava prenha.

      3- não esqueça que coelhos tem hábitos noturnos, de dia dormem mais e de noite é que se alimentam e brincam.

      4- se o barulho de noite é de gaiola batendo, ela pode estar querendo sair, será que você deixa ração, água e folhas verdes suficientes para ela comer a noite toda? senão ela está querendo sair em busca de comida.

      Mande notícias.

      Abraços

      Excluir
  8. Ola, compramos uma coelha pra minha filha, mas acho que ela não está feliz. Moramos em um apartamento e deixamos a coelha com a varanda 100% pra ela. Soltamos ela algumas vezes por dia. A coelha é extremamente "prendada", brinca de bola, faz xixi somente na bandeja de serragem. Porém ela está se tornando um pouco agressiva, quase nunca aceita carinho. Sou adepto a teoria de coelhos soltos, porém a agressividade dela tem me assustado um pouco. Já chegou a arranhar minha filha de 4 anos próximo ao olho e não posso aceitar isso. Até pensei em doa-la para alguém que tenha um espaço maior. Gostaria que me ajudassem a entender melhor como resolver esse problema e/ou achar alguém em BH que adote e cuide muito bem da nossa querida Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderley

      Desculpa a demora mas estou viajando e numa máquina sem teclado de portugués. Acho que o problema nao é a falta de espaco e sim a exclusividade do espaco. Os animais sao territoriais (inclusive nós que trancamos nossas casas e deixamos entrar só quem queremos), e os animais silvestres mais ainda. O fato de deixar a varanda só para ela pode ser que ela a considere o seu território onde ninguém entra. Um sinal que pode te indicar que é isso mesmo é ver se ela bate a pata traseira quando voces tentam entar na varanda.
      Em geral os coelhos nao aceitam carinho até se acostumarem pois sao muito medrosos, leia as páginas acima sobre as caraterísticas dos coelhos. Nao todos os coelhos tem o mesmo temperamento, nao sao produto de linha de montagem, tem os mais tímidos, os mais geniosos, etc. Em geral eles nao atacam a quem lhes da comida, mas tenha em conta que eles nao reconhecem as pessoas pela imagem, e sim pela voz.

      Fale com ela enquanto está lhe oferecendo comida, e faca que sua filha fale também enquanto lhe esté dando uma cenoura por exemplo, para ela associar todos os membros da família a comida.

      Tenha paciencia, comece por voce, faca que ela tenha confianca em voce, ao inicio vai se esquivar ao tentar toca-la (leia mais nas páginas), mas aos poucos ela vai confiar em quem lhe suministra o alimento e vai aceitar o carinho. Quando esteja confiante com voce aos poucos faca ela confiar em sua filha, sempre falando para que reconheca o "vulto" que tem na sua frente.

      Alguns coelhos conseguem tomar confianca enseguida, outros demoram alguns meses, e outros mais, minha Bolota de Neve que nasceu em casa levou um ano para deixar-se acariciar.

      A Pimpona era dócil e acariciava ela sempre mas nao me deixava retirar o mato velho para colocar o novo. Para cada coelho temos que saber lidar de forma diferente, nao esqueca que "os inteligentes" somos nós e nao eles.

      De noticias

      Abracos

      Excluir
  9. Oi bom dia minha esposa tem uma coelha, e ela está fazendo sua toca já vai fazer uma semana, quanto tempo ela ainda vai ficar cavando?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm.... depende do capricho da mocinha...

      Coelhos fazem tocas para dois fins: moradia e ninho. Em geral os machos cavam para se protegerem do calor túneis intermináveis. Fêmeas podem fazer também para ficar, mas em geral elas visam mais o ninho. Se ela estiver prenha, só vai pensar no ninho, assim que ficar do jeitinho que ela gosta, vai parar de cavar, colocar mato para preparar a chegada dos filhotes e fechar a entrada até o dia do parto. Daí em diante leia a página de REPRODUÇÃO.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  10. Olá, boa noite. Tenho um mini coelho lion head de 1 ano e 5 meses e ele não está comendo como tanta frequência, praticamente todo a ração está ficando na vasilha. Gostaria de saber se isso é normal ou o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza teu coelhinho está doente, leve logo ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  11. Olá! Ganhei um coelho, e ele passou 4 dias em um lugar, por enquanto e hoje o mudei pra outro para a gaiola, meio q ele está revoltado, toda vez q abro sua gaiola ele quer sair e fica mordendo os ferros. Quase me mordeu. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Pense bem, você gostaria de morar numa gaiola? Não, né? Os coelhos menos ainda, mas eles se acostumam a ficar em lugares relativamente pequenos quando tem tudo o que necessitam a sua supervivência aí. Digamos que reduzem seu território ao espaço onde conseguem comida, água e lugar de descansar, mas uma gaiola é reduzido demais! É por isso que eu falo que deve dar-se ao coelho certo espaço mesmo que não seja um quintal inteiro.

      Alguns animais se acostumam a viver em cativeiro, assim se criam galinhas, porcos, coelhos, etc em gaiolas mínimas, mas até os criadores estão já conversando sobre "conforto" para os animais de criação comercial, tanto mais temos que dar esse conforto aos nossos mascotes.

      Se acostumar a uma gaiola depende de cada bichinho, já tive uma coelha que se adaptou quando tive que separar-la porque teve cria, mas o Pelusita só podia deixa-lo algumas horas enquanto limpava o seu lugar porque dentro da gaiola não comia.

      Morder os ferros é uma tentativa do coelhinho de abrir uma saída para se libertar da prisão. Veja se pode separar para ele um cercado maior onde ele possa se movimentar, escolher um lugar para dormir e fazer de banheiro.

      Já leu todas as páginas do blog? vai clicando nas abas acima onde tem muita coisa sobre coelhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  12. Olá! Ganhei uma coelhinha recentemente. Ela fica solta durante o dia no quintal e a noite prendo no box do banheiro que não utilizamos para poder soltar os cachorros. Estou na dúvida se compro uma gaiola ou faço um cercado no quintal, mas estou com medo dela ou dos cachorros cavarem. Me ajude a decidir a melhor opção? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle

      Você está cometendo o mesmo erro meu no início: soltar de dia e prender de noite. Acontece que os coelhos são animais de hábitos noturnos, eles dormem ou ficam descansando quase o dia todo, e assim que o sol abaixa ficam ativos. É de noite que eles comem mais.

      Faça no quintal umas coelheiras como as que estão aqui na postagem com laterais altas para que os cachorros não pulem dentro, e com piso de tijolos para que os orelhudinhos não cavem. Tem que ter uma parte telhada para se abrigarem da chuva e do sol.

      Se você mora numa região quente, coloque uma árvore ou outra planta para dar sombra, os coelhos sofrem muito com o calor.

      Leia todas as páginas do blog para aprender a conhecer sua mascota.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  13. possuo 3 coelhas, a mãe e duas filhas, recentemente trouxe um macho para reproduzir, uma das filhas ficou prenha e perto de parir, uns 3 dias antes eu separei ela e coloquei dentro de casa, pois no quintal os filhotes estavam morrendo, então nasceram 6 filhotes, deixo a mamãe presa junto com os filhotes, resolvi solta-la no quintal um pouquinho, de repente pego as coelhas brigando, a coelha irmã atacou a coelha que acabou de parir, porque isto aconteceu? elas nunca brigaram e sempre viveram junto desde nascida. OBS: antes da briga o macho estava correndo atras da coelha que acabou de parir. sera que foi ciumes? mas elas nunca brigaram pelos machos. todas as 3 coelhas são muito doceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias

      Primeiro, as coelhas(os) são dóceis com as pessoas mas como todos os animais silvestres são territoriais e brigam entre eles também pelo macho (ou fêmea).

      A coelha nova mãe não brigava com a irmã... mas agora tem uma prole, e qualquer que se aproximar ou ela achar que pode atacar a cria é inimigo.

      O fato do macho estar atrás dela também pode ter gerado ciúmes.

      Conselhos:
      1- separe a mãe com seus filhotes até o desmame pelo menos num cercado só deles.
      2- separa a mãe e filha restante pois vão brigar pelo macho
      3- se os filhotes morriam de lado de fora da casa pode ser ataque de ratos ou gatos, inimigos mortais dos coelhinhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  14. Olá, me chamo Gustavo Henrique, moro em SC Joinville, estou pensando em ter esses dois coelhos aqui em meu jardim. Li alguns comentários seus e de outros criadores , porém fiquei preocupado com a questão dos ratos e gatos. Tenho minha casa detetizada porém não tenho como evitar ratos de vez em quando aparecem , e ae? A risco de eu deixar os coelhos soltos dormindo nas casinhas ,na rua? Sobre os gatos, os coelhos só correm risco quando pequenos? Na fase adulta é tranquilo? Outra situação, tenho um pinscher será que vão se dar ou terei que separar o jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guto

      É difícil de responder, assim como as pessoas não são todas iguais que nem produto industrializado, os animais também não. O que fazemos é seguir uma linha de acordo com o comportamento mais comum.

      Então vamos por partes.

      1- CASA DEDETIZADA: quando se tem bichos de estimação em casa, seja gatos, cachorros, coelhos, ou qualquer outro temos que ter muito cuidado com a dedetização. Os venenos usados tem em geral efeito residual, ou seja mesmo secando o líquido, o efeito continua um tempo matando baratas e outros insetos. Os nossos mascotes pisando onde foi colocado o veneno e depois se lambendo engolem o veneno. Só coloque veneno FORA do alcance dos bichos. O mesmo serve para veneno de ratos, longe de onde os nossos queridos podem alcançar com o focinho.

      2- GATOS e CACHORROS: em geral os animais da casa não são perigo para os outros mascotes, se acostumam, não sei se porque a gente dá carinho em todos e o cheiro de um passa para outro além de todos eles ficarem com um pouco do nosso cheiro. Meu gato adorava entrar nos cercados dos coelhos ao anoitecer e ficar de vigia olhando os orelhudinhos andar de um lado para outro. Mas alguns cães atacam os coelhos se tiverem instinto de caçador. Já teve uma leitora comentando que seu cachorro matou a cria toda da coelha. Vai ter que experimentar para ver.
      Gatos de FORA, sim são um perigo a qualquer hora e tempo. Um criador me comentou que ele não sabia como suas coelhas desapareciam de noite até que um dia pegou um gato pulando o muro com uma coelha adulta grande na boca. Me disse: "se não tivesse visto não teria acreditado". Por isso aqui tenho 4 fiadas de arame farpado com espaçamento menos de 10cm para impedir a entrada de gatos indesejados. O gato da família serve também como defensa, eles são territoriais e não aceitam outro gato no seu domínio, o meu já botou para correr gatos invasores, e também eles fazem um miado bem estranho quando tem inimigo perto e dá para a gente sair e correr o intruso. gato também serve para eliminar os ratos.

      3- Você pergunta se pode deixar os coelhos soltos "na rua", como assim? sua casa não é murada?

      Ficando com mais dúvidas é só escrever.

      Abraços

      Excluir
  15. Queria saber se coelhas netherland menstruam ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alicia e Mayara

      O aparelho reprodutor das coelhas é diferente do de outros mamíferos. A coelha só ovula com a presença de espermatozoides no corpo. Ou seja, o macho copula e logo após ela ovula e é fertilizada. Assim, coelhas não menstruam. Se aparecer manchada de sangue leve ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  16. Olá Lilia, primeiramente queria te parabenizar pelas belíssimas resposta, e pela preocupação com todos nós leitores.

    Bom, tenho 2 duvidas

    Eu tenho um coelho macho com aproximadamente 11 meses, ele é meio estressado, ai pensei q fosse por q não tivesse nenhuma companhia desde q tinha 1 mês (q foi quando eu comprei ele) ai resolvi comprar uma fêmea com mais ou menos a mesma idade, faz umas 3 semanas e assim q coloquei eles juntos o Tunico foi logo pra cima dela. Ai separei, pq ele não dava paz pra ela, sempre em cima dela e ele as vezes cava ela, ai machuca, solta um bocado de pelos. No ato da compra falei pro vendedor, q isso poderia acontecer (ele machucar ela) e perguntei se poderia devolve-la ele disse q td bem, mas com uns 3 dias descobri q ela estava gravida, e com uma semana teve seus filhotes dentro de um Cercadinho improvisado q fiz pra ela ao lado do dele, assim q os (2) filhotes desmamarem gostaria de pôr-los juntos, mas sempre q solto eles juntos ele volta a montar e cavar ela, não sei oq faço pois queria um outro coelhinho(a) pra ficar junto dele no Cercadinho, pois ele já ficou MT tempo sozinho e é estressado ate CMG as vezes, queria saber se eu posso ficar com um filhote e DPS q ele crescer um pouco colocar junto dele, assim ele ia crescer junto de Tunico e o mesmo ia se acostumar com o filhote e não iria machuca-lo assim como faz com a mãe. Ai eu iria doa-la pro meu vizinho q quer uma coelha pra fazer companhia a dele.

    Queria MT q me respondesse .. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Em primeiro lugar obrigada pelo incentivo, eu gosto muito dos meus leitores e seus lindos coelhinhos.

      Pediria a você e a todos os que leiam o blog para tomar cuidado ao escrever, não atropelar colocando abreviações que não todo mundo entende (o que é CMG, DPS, etc?) passar pelo corretor ortográfico, reler para ver se ficou claro, etc.

      Vamos ao teu caso: pelo que entendi tua coelha teve os filhotes uma semana após a compra, o que significa que já vinha prenha pois o período de gestação é normalmente de 28 a 30 dias. Foi por esse motivo que ela não deixou o macho acasalar o que fez que o Tunico ficasse mais "estressado". As fêmeas assim que ficam prenhas costumam não só não aceitar mais o macho como as vezes partem para cima dele é dá briga. Todo depende do temperamento de cada animal.

      Sempre que os juntar ele vai tentar acasalar (coelho só pensa nisso...!!) Se já os juntou depois do parto, sabe se ele chegou a completar o acasalamento? porque se fez ela pode não deixar mais ele se acercar.

      Coelho muito ativo pode precisar de muitas fêmeas, mas cada menina tem que ter seu canto senão podem brigar pelo território e pelo macho.

      Colocar outro macho junto do Tunico não soluciona o problema, vai agravar pois se já ele não consegue se satisfazer com a fêmea, quando tiver um "concorrente" ao lado pode machucar-lo muito.

      Você tem várias opções mas acho que a melhor pode ser castrar o Tunico. Você não quer se desprender dele e não é o caso de abrir uma criação com várias fêmeas só para ele ficar satisfeito.

      Consulta com o veterinário a respeito.

      Se quiser continuar tendo filhotinhos, fica também com a fêmea e um dos filhos dela que seja macho para ter crias de tanto e tanto, mas vai ter que controlar para não procriarem direto senão vai ficar uma coelhada e tanto.

      Pode também castrar o casal e ai devem poder conviver bem, mas nada é garantido, coelho é um ser vivo, não um liquidificador com manual de instruções.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder Lilia.. CMG significa comigo e DPS significa depois, desculpe as abreviações é o costume. Bom, no momento não posso castralos por falta de dinheiro mesmo, ja me informei sobre a castraçao e pro macho custa 250 e a femea 500 aqui na minha cidade e tem somente uma veterinaria que faz isso.. Eu tava querendo ficar com apenas 2 coelhos, tunico e algum outro pois o espaço não é muito grande. Eu nai sei ao certo se completou o acasalamento mas quando ele chega perto dela, ela foge e faz uns barulhos bem auto quando vê que é ele.. Eu li que quando ela faz isso é porque está gravida e ao meu ver parece esta mesmo, pois a barruguinha dela ta durinha novamente e bem grande(apesar dela comer muiiito msm), antes dela ter os filhotes ela fugia dele tbm mas não fazia esse barulho, ai depois de 2 dias que ela teve os filhotes coloquei eles juntos novamente e ela começou com isso,quase todos os dias eu colocava eles juntos um pouquinho pra ver se ela parava mais, mas parece que agora ela foge mais ainda dele. Parece que os dois filhotes também são fêmea kkkk li muito como ver o sexo e realmente parecem femeas. Não sei o que faço pois queria muito uma compania pra viver dentro do cercadinho de tunico. Bom, o vendedor que me vendeu a coelha disse que compraria os filhotes, então não vou ter problema de ter muitos coelhinhos, vc acha que com 2 femeas amenizaria o aperreio de tunico ?? Kkkkk .. Eu poderia aumentar o cercado dele um pouco pra viverem bem os 3. Obrigada!!!!

      Excluir
    3. Mais uma coisa, tava olhando os 2 filhotes agora e vi que um ta com umas coisinhas brancas pelo corpo, parece caspa, tem alguma coisa que eu posso fazer pra ele melhorar ? Tem como você me ajudar ? Nao sei como ele pegou isso porque aqui é tudo limpinho, acho que da mãe não foi porque assim que ela chegou dei um banho, pois estava muito suja e fedendo muito.. Obrigada..

      Excluir
    4. Olá Tathyana

      Se o Tunico só se acalma acasalando, e as fêmeas só o aceitam quando não estão prenhas... teria que ter 30 fêmeas para ele acasalar uma por dia e ficar calmo...

      Duas fêmeas e um macho tudo junto tem grandes probabilidades de dar a guerra das coelhas, vão brigar pelo macho.

      Tal vez se ficar com um filhote fêmea e o Tunico dê certo porque a menina vai se acostumar com ele desde pequena, é o que acontecia aqui com a Princesa e o Pelusita, juntos desde pequeninos mesmo prenha ela não o rejeitava, ficavam juntinhos.

      A "caspa" pode ser uma micose que se instala quando o coelho fica úmido. Aqui tratei com polvilho Granado (esse de colocar nos pés) e deu certo mas era em coelhas adultas, já no filhote não aconselho porque o pó pode ser inalado por ele e o outro além de que a mãe os lambe para lavar e engoliria o pó.
      Veja se o ninho é ventilado e fresco, se for quente coloca uma cobertura ou improvisa com ramos de palmeira para ficar fresco assim não suam.

      Espera que os filhotes estejam com uns 30 ou 35 dias e que já possa pegar sem problema e faça uma escovação com uma escova de pelo macio e veja se melhora. Essa micose costuma fazer que os pelos se soltem. Já grandinhos vai poder levar ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    5. Sera que o outro também vai pegar essa micose ? Porque eles só dormem juntinhos.

      Excluir
  17. Tudo bem Lilia, vou tentar o que você disse.. Ficar com túnico e uma filhotinha. Meus coelhos ficam aqui no meu quarto,meu quarto não é pequeno e eu tenho gatos ai tenho medo de machucarem eles e aqui no quarto é bastante ventilado mesmo quando faz calor continua ventando pois moro em um primeiro andar.. Assim que eles tiverem maiorzinhos eu os limpo, apesar de ser só 1 que está com essa "caspa" Muito obrigada novamente VC me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  18. Lilia novamente estou aqui pra pedir sua ajuda.. Desculpe!

    A mamãe dos 2 filhotinhos, ta espirrando desde que peguei ela, no começo pensei que fosse porque lá onde ela morava não tinha os devidos cuidados e ela não comia o que um coelho deveria comer, mas depois que peguei ela, tem se alimentado adequadamente, com folhas, verduras, ração, frutas de vez em quando e bastante agua, mas ainda continua espirrando, não muito mas espirra, e aqui onde ela ta, não tem nada umido, ate o xixi dela escorre do banheirinho que fiz pra ela.. E outra coisa também, desde que peguei ela, de vez em quando ela fica com as fezes bem moles (parece diarreia mas não é tao acuoso)as vezes nem formato de bolinha tem.. Li que pode ser por que ela come muita ração, eu deixo ração o dia todo pra ela, porque ela come bastante.. Será que é por causa disso ? Ou é outra coisa.. Será que é contagioso ? Se é, tunico não tem nada.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Tose pode ser resfriado ou alergia. Dê folhas de laranjeira para ver se melhora e tome cuidado com as poeiras que podem estar causando alergia. Compre uma peneirinha de plástico e coe a ração para que fique no caneco dela só o grosso e nada de poeira. Se não melhorar leve ao veterinário.

      Fezes moles é da comida. Nada de folhas claras como alface, dê só escuras como couve, folhas do couve-flor, brócolis, folhas de maracujá, folhas do pé de feijão, etc. Tire as frutas, o meu Pelusita ficou com uma diarreia danada por causa de casca de banana. Deixa a ração o dia todo e dê as folhas ao entardecer, coelhos são de hábitos noturnos e é de noite que eles comem mais. As verduras se compradas ou apanhadas na feira tem que lavar e deixar uns 10 minutos na água com vinagre como com as verduras que a gente come.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Obrigada Lilia, eu nunca dei alface a ela, somente chicória, acelga, pepino, pimentão e de fruta só melão uma vez, se eu não achar a folha de laranjeira tem outra coisa que posso dar ? Porque aqui na minha cidade vai ser difícil de encontrar, mas vou procurar assim mesmo.. Ela já veio espirrando de lá de onde ela vivia, quando ela veio pra cá deu uma melhorada o nariz dela ate parou de escorrer..

      Excluir
    3. Tathyana, tenta cortar o pimentão e o pepino, deixa só folhas. Que árvores tem na tua casa ou perto?

      Em que cidade você mora?

      Lilia

      Excluir
  19. Eu moro na cidade de Cabedelo/Paraíba, aqui perto de casa não tem muitas arvores, só mangueiras e coqueiros, fora isso só arvores que não dão frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Paraíba é quente, cuide dos coelhos ficarem em lugares frescos.

      Na região deve ter uma árvore chamada de andú ou guandú, os coelhos adoram as folhas, nunca dê os frutos, só as folhas.

      Pegue um vaso e plante uns feijões, quando crescerem vai ter folhas para os coelhos, o mesmo, só as folhas.

      Tem uns matos silvestres bons para os coelhos e que vai achar por lá, veja aqui no blog na parte de alimentação. Tinha uma apresentação de slides com as fotos mas troquei, vou colocar as fotos na página de alimentação. E não esqueça das cenouras, eles adoram.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Dei uma olha na pagina de alimentação, e parece que a guandu tem aqui atrás da minha casa, se for, quanto eu posso dar para eles ? Obrigada.

      Excluir
    3. Dá quantas folhas eles comerem. Coloca ao entardecer, se à manhã seguinte sobrou é que colocou demais. Vá vendo quanto eles comem de verde por noite.

      Excluir
  20. Sim sim eu dou cenouras a eles, mas no máximo 2 vezes por semana por conta do açúcar. Eu consegui quem arrumasse as folhas de laranjeira pra mim, ai vou dar a coelha, e ela esta prenha mesmo, senti os filhotes mecherem kkk, vou procurar saber dessa arvore que você falou, vou plantar os feijões tambem (se meus gatos deixarem). Eu moro no litoral, ai é bem ventilado por conta do mar, eles não passam calor, mas quando ta muito calor eu deixo o ventilador ligado para eles no fraquinho para não ficarem resfriados, eles adoram!! Vou dar uma olhada na pagina de alimentação outra vez, já li todo o seu blog e adorei, mais uma vez muito obrigada por ter me ajudado.. Um abraço Lilia !!

    ResponderExcluir
  21. Ola novamente Lilia..

    Eu tirei o pepino e o pimentão como VC disse, só estou dando chicória, couve e agrião , mas ela ainda ta com diarreia, não é toda hora que ela fica, mas de vez em quando.. Tem algo que eu possa dar pra ela ? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  22. Por favor Lilia me ajude, ela ta com uma diarreia braba, ta ate tristinha, o que eu faço ???? Sera que foi a mistura das folhas, chicória, agrião e couve de uma só vez ? Porque antes eu nunca havia dado tudo junto, só uma folha por dia, tem algum remédio ou outra coisa que eu possa dar, sem prejudicar ela e seus bebes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tathiana a diarréia pode ser bacteriana não apenas pelas folhas que deu, leve ao veterinário, mas de princípio tire a folhagem e dê só a ração até o veterinário dizer o que fazer.

      Melhoras para tua fofa.

      Lilia

      Excluir
    2. Tathiana me escreva ao mail do blog: lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br

      Excluir
  23. ola Lilia,queria te parabenizar pelo blog é muito bom e me ajudou bastante parabéns!!
    tenho uma duvida,minha coelha cruzou faz 31 dias já coloquei o ninho pra ela ela meio que cavou uma toca no meio do feno tem dois dias e esta agressiva não deixa nem eu encostar no ninho eu estou preocupado se pode ser gravidez psicológica pois a barriga dela não esta bem grande e não sei fazer apalpação...já criei alguns coelhos de raça comum e as femeas quando faziam o ninho davam a luz algumas horas depois e essa coelha que esta supostamente prenha e mini angorá não sei se tem alguma coisa a ver mas por favor me ajude.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Eu também só tenho lidado com coelhos comuns, mas não acredito que o tempo de gestação seja maior, se está realmente prenha e até amanhã não parir deverá levar ao veterinário para induzir o parto.
      Caso seja prenhez psicológica deve passar, acredito, não sou veterinária nem zootecnista, apenas é minha experiência.

      As minhas coelhas nunca embarrigaram muito, na realidade nem dava para perceber que estavam prenhas até que começavam a carregar o mato da comida para fazer o ninho. Não é bom ficar apalpando, a não ser que tenha experiência senão pode matar os fetos.

      Aqui as coelhas faziam o ninho 2 vezes: uma semana antes carregavam as folhagens da comida para dentro do ninho e o preparavam. Uma semana depois, no dia do parto, voltavam a carregar folhas, tiravam os pelos do peito e logo pariam. Só tive 3 fêmeas com partos longos e onde os filhotes morreram, fazia muito calor e estavam com poucos fetos que assim ficaram muito grandes e difícil de expelir. Por sorte não perdi as mães.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  24. ADOREI O ARTIGO
    TENHO UM ESPAÇO PARA CRIAR E TENHO DUAS DUVIDAS
    PRIMEIRA QUAL A MELHOR RAÇA PARA JARDIM
    E SE EU COLOCAR 4 COELHOS DO MESMO SEXO PARA NÃO REPRODUZIR QUAL SERIA O MELHOR SEXO E SERA QUE TERIA ALGUM IMPA QUITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gandi

      Sabe qual é a melhor raça de coelho para jardim? Qualquer! todos eles vão acabar com teu jardim, em poucos meses vai ter terra nua fácil de varrer com vassoura, e também muitos buracos de tocas.

      Coloque 2, 3, 4 ou mais coelhos do mesmo sexo (macho ou fêmea tanto faz) juntos no mesmo território e fique esperando pela guerra. Dependendo do temperamento dos animais pode se limitar a algumas correrias sem importância em que o elemento dominante afirma sua supremacia e os outros aceitam, até brigas com castração do(s) oponente(s), passando por todas a gamas de possibilidades.

      CONSELHO: separe cada animal no seu cercado, veja os modelos aqui no blog.

      Se não quiser ter reprodução, compre um casal e castre. Brigas entre casal são praticamente inexistentes ou mínimas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  25. Oi! eu tenho um coelho macho de dez meses que esta em uma idade terrível, super territorial... faz xixi e coco em tudo e só pensa em transar. Eu e meu namorado decidimos pegar mais uma coelhinha para fazer companhia para ele, e depois de pesquisar muito vimos que se pegássemos uma fêmea ia ser mais facil de ele acostumar com ela e não ia ter briga por territorio... deixamos os dois em gaiolas diferentes mas um do lado do outro e o macho ficava batendo as patas traseiras o tempo inteiro. depois de certo tempo decidimos soltar os dois para eles se conhecerem e o macho fica correndo atras dela para transar o tempo inteiro e eu morro de dó porque ela é super bebezinha, é super medrosa e só tem um mes... o que eu posso fazer alem de castrar ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Vamos por partes:

      1- coelho pensa em acasalar O TEMPO TODO. Já tive machos que não deixavam a fêmea nem comer. Alguns com uma companheira terminam se acostumando e tem uma vida "tranquila" a dois. Lembrar que tem que ter separações periódicas para não crias cada 30 dias.

      2- Se quiser coelhinhos vai ter que deixar acasalar pelo menos uma vez antes de castrar, mas tem que esperar até os 3 meses da fêmea.

      3- Se castrar ele deve parar de perseguir a menina, se decidir esperar os 3 meses separe bem longe um do outro.

      4- Se castrar o macho e deixar junto da fêmea pode ser que tenha que castrar a menina também para ela não ter prenhez psicológica ou stress tentando que o macho a acasale (ficam montando no macho).

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  26. Eu tenho um filhote de mais ou menos um mês, e não está defecando, a barriga está inchado e não sei o que fazer para ele começar a fazer suas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou averiguar se tem alguma solução caseira, mas o mais certo é levar ao veterinário.

      Sabendo de alguma coisa escrevo.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Olá.
      Uma criadora alertou para o fato de que o coelho deve beber água, e fora disso só com o veterinário que possa avaliar a causa e dar a medicação adequada.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  27. Boa noite tudo bem
    temos 3 coelhos aqui em casa 2 fêmeas 1 macho da raça Fuzzy lop a belinha teve sua 2 cria porém já fazem 18 dias e ainda não saiu nenhum coelho da toca e ela não fecha mais a toca só fica guardando a entrada rosna e quer morder e arranhar quando chegamos perto será que estão vivos.estou com medo que o Thor tenham matado a cria pois ele entra na toca também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Em geral quando os filhotes morrem a mãe se desentende do ninho e vai tocar sua vida, então acho (apenas uma opinião) que os filhotes estejam lá e ela protege.

      Sugiro que isole com cercado o local da toca deixando a mãe sozinha com água e comida a tomar conta do ninho.

      Os filhotes se estão mamando várias vezes por dia, raro em coelhos mas já tive uma mãe assim, não vão sair da toca porque estão de barriga cheia. Os filhotes da minha coelha "super mãe" já tinham mais de 20 dias e não saiam do ninho, como era uma caixa eu via eles o dia todo dormindo, a mãe amamentava de hora em hora. Com quase 30 dias decidi que era hora de parar com a mordomia e botei os filhotes do lado de fora e retirei a caixa, eles estavam lindos e gordinhos, quase o dobro de tamanho dos primos de mamada uma vez ao dia e que fazia dias que tinham saído da toca.

      Como sua coelha guarda o ninho e não deixa entrar aconselho a não mexer, deixa a mãe tomar conta, só controla de longe: se tiver filhote morto dentro com certeza deve ter formiga entrando; veja se a mãe entra várias vezes para amamentar, e tenta ganhar a confiança dela aos pouquinhos para ver se vai permitindo você se acercar com uma lanterna para olhar dentro.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  28. Gostaria de saber como proteger as cascas das árvores para que coelhos não as destruam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo

      Faça um cercado de troncos ou ripas tipo as que tem as árvores da rua para não serem destruídas, com altura uns 20 a 30cm além da altura do coelho em pé nas patas traseiras. Pode também ser de tela de galinheiro, ou outra. Não use telas plásticas, os coelhos vão roe-las todinhas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  29. Boa tarde, estou com um problema, tenho vários coelhos, tenho uma coelha que entrou na toca e já não sai há dias, acho que possivelmente ela estava prenha e pariu lá dentro, mas estou preocupada, pq não há vejo a muitos dias, estou com medo dela ter morrido lá dentro, a toca é muito funda, será se é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem certeza que não sai? os coelhos são de hábitos noturnos, gostam ficar entocados no fresquinho durante o dia e ao anoitecer ou quando o sol começa a declinar saem para comer e brincar, acasalar e tudo mais.

      Se ela não sai nem de noite é mesmo para se preocupar. A coelha não fica dentro da toca com os filhotes, fica na porta do lado de fora de "tocaia" vigiando para os predadores não se acercarem na toca onde estão os filhotes.

      Tente olhar para dentro com uma lanterna.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  30. Oi! Eu tenho uma coelha de três meses, há um mês comigo. Fazem 15 dias trouxe uma coelha menor de uns 40 dias para casa. Já tentei apresentá-las diversas vezes, em ambiente neutro, até com baunilha. Mas o resultado é sempre o mesmo, em uns 5 minutos a menor se posiciona como submissa e a maior vaso direto lhe morder. Ambas tem cercado, ficam lado a lado, comem perto uma da outra. Maaaas eu adoraria poder soltar ambas juntas pela casa, alguma dica para ajudar a junta - las? Tem ideia de porque a maior tenta morder mesmo ambas sendo jovens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila
      Não tem jeito, vão brigar pelo território e a mais forte vai atacar a menor e pode dar feridas graves. Briga de coelho é feia apesar da doçura que aparentam.
      Vai ter que soltar uma de cada vez e cuidar que o cercado não estrague ou possam pular-lo.
      A briga pelo território é normal mesmo entre coelhos da mesma ninhada que se criaram juntos sem problemas, mas ao atingirem a maturidade sexual passam a brigar.
      Depende do caráter de cada animal. Pode ter alguns mais calmos que conseguem conviver sem brigas, apenas umas correrias sem consequências e outros que brigam para valer.
      Abraços
      Lilia

      Excluir
  31. Eu Posso fazer um buraco no chão pra meu coelho ou ele faz isso sozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor

      Os coelhos adoram cavar tocas e faz bem para eles. Quando ele quiser uma toca, ele vai cavar, não se preocupe.

      Abraços, Lilia

      Excluir
    2. Oi tenho coelhos soltos no jardim a mãe e cinco filhoes estão com 70 dias e separei os 3 machos e começaram a brigar de arrancar pelos,foi porque tirei a mãe e as irmãs?Vou ter que separar um por um ?As femeas também vão brigar se continuarem juntas?Pensei que poderiam viver em grupo no jardim,mas acho que vai ser impossível.A mãe fez um ninho ela pode ter emprenhado dos filhotes?Tem 70 dias eles,se puder esclarecer minhas dúvidas Agradeço

      Excluir
    3. Olá Neia
      A maturidade sexual dos machos em geral é 4 meses ou seja 120 dias, e normalmente é ai que começam as brigas, mas se já estão brigando entre eles é que são muito territoriais, vai ter que separar.
      As fêmeas vão ficar adultas com 3 meses em geral, ou seja 90 dias. Dar brigas ou não vai depender da índole de cada animal. As vezes só acontecem umas correrias onde a mais dominante se impõe, mas sem consequências (veja na postagem galeria de fotos os depoimentos de uma leitora que cria vários juntos), outras vezes dá briga.
      Não acredito que a mãe esteja novamente prenha dos filhos, mas será que não ficou prenha uns dias antes do parto? desde quando ela está separada do macho adulto?
      Abraços

      Excluir
  32. Lilia parabéns pelo blog . Me ajude o que faz o coelho espirrar qual o tretamento ? Me ajude pois onde moro não existe veterinário especializado .Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  33. Olá Noel
    Pode ser resfriado ou alergia a friagem ou umidade como uma coelha que já tive. A solução caseira é dar folhas de laranjeira. Veja se o local é úmido e tire de lá. Pode ser também poeira. A ração não pode ter poeira dos grãos esfarelados, coe a ração.

    ResponderExcluir
  34. Olá Lilia,
    minha coelha pariu, porém durante a amamentação ficou com mastite e por ter que trata-la com antibiótico os filhotes não podem mamar e ela nem deixa por causa da dor. Estou com nove filhotes de 17 dias de vida, estou dando Pet Milk, um leite para filhotes de cachorro e gato que me indicaram. O bom é que eles já estão beliscando feno.
    Tem alguma receita de leite ou esse Pet Milk vai ser suficiente? Quanto de leite tenho que dar? Quantas vezes no dia? Dar de noite é melhor ?
    Tenho que dar água? Alguma verdura?

    Preciso muito de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O Pet Milk é o indicado. É bom que já tem 17 dias e os olhos abertos. Deixe sempre um caneco de água e um canequinho pequeno com ração, aos poucos eles vão comendo. Além do feno pode dar umas folhas bem lavadas e deixadas de molho em água com vinagre ou gotas de cloro como faz com suas legumes. Dê soo folhas verde escuro: brócolis, couve, etc. Não dê frutas ainda que pode dar cólicas. Mantenha o Milk até o desmame que são 35 dias a não ser que a mãe sare e possa amamentar.
      As coelhas normalmente amamentam só uma vez ao dia e uns poucos minutos, mas você veja que se eles ficam inquietos tentando entrar embaixo da mãe é porque estão com fome, dê mais uma vez o milk.
      Mande notícias.
      Abraços

      Excluir
  35. Olá tudo bem?Comprei um coelho macho ele tem 3 meses,fiz um viveiro grande de dois andares pra ele e coloquei na minha varanda,o viveiro é fechado de madeira e tela mas aki tem muitos gatos na vizinhança,tô com medo de algum gato tentar pega lo de noite mesmo tendo tela de proteção no viveiro...Tenho duas shitzu em casa e elas adoram o coelho e vice versa,solto ele 30 minutos pela manhã e 30 minutos antes de eu me deitar pra eles brincarem juntos...Tô apaixonada kkkkkkk ele se chama Floquinho!

    ResponderExcluir
  36. Ola boa noite faco cricao de coelhos anoes e ate.agora sempre correu sempre bem
    No entanto o macho hoje magouu a coelha e ficou ferida nao tenho possibilidade de levar ao veterinario é muito caro
    Ela vai morrer?
    Que posso fazer obrigada aguardo a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana
      Não entendi exatamente o que significa "magoou" e que tipo de ferida. Machucados de dentadas, arranhões ou similares trata do mesmo jeito que na gente: limpa com água oxigenada e passa um antisséptico.
      Agora, feridas em partes sensíveis, glândulas, etc já é mais delicado, tem que ver com veterinário.
      Se a ferida infeccionar ou se ficar perdendo sangue pode morrer.
      Tem certeza que foi o macho que a feriu?
      Abraços

      Excluir
  37. Olá, fiquei hipnotizado aqui kkkk. Eu adquiri um amigo coelho branco, o Francisco, minha dúvida é que meu apartamento tem uma varanda com grades que ele poderia passar, pergunto, tolamente, ele cairia se ficar solto ali? Atualmente ele fica solto dentro do apartamento e faz suas necessidades na gaiola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lammarr. Veja, pelo sim ou pelo não... eu não deixaria solto na varanda ou então colocaria rede na varanda toda... tolicie!! eles roem as redes de plástico! Hummm tela de galinheiro essas de arame funcionaria mas o teu condomínio te manda embora se fechar a varanda toda com uma tela feiosa dessas...kkkk e nem pensar só proteger meio metro, eles sobem pelas telas. Você nem imagina que tive um filhote danado, que subia pela tela de mais o menos um metro e fugia pelo terreno para se esconder embaixo do carro na garagem. Toda vez que o carro saia, ai ele estava... não adiantava levar de novo ao cercado, fugia de novo. O pior foi que os outros viram e aprenderam e daqui a pouco era um monte de coelhinhos soltos...
      Abraços

      Excluir
    2. Kkkk. Muito obrigado. Eu tinha agradecido antes mas não sei se a resposta foi. Vou ter que ficar de olho no Chico então. Obrigado. De vez em quando passo aqui

      Excluir
  38. Ola tenho uma coelha de 1 ano e 4 meses nunca cruzou pois nao tenho um macho e queria evitar muitas crias..mas ultimamente ela anda estranha cavando mais buracos do que de costume e fez um ninho com mato seco e seus pelos ficou com varias falhas de pelos pesquiso na internet diz q a femea faz isso pq esta prenha mas se nao tem um macho como pode ela se comportar assim? Sera que ela quer cruzar? Esta precisando? Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tua coelha deve estar com prenhez psicológica. Acontece com coelhas que passam muito tempo sem acasalar. Os coelhos tem um instinto muito forte pela reprodução para garantir a supervivência da espécie (veja nas páginas acima).
      Se tiver possibilidade de conseguir um coelho emprestado para cruzar e garantir quem fique com os filhotes, ela vai gostar muito de ser mãe.
      Abraços

      Excluir
  39. Ola , ganhei um coelho a alguns dia atras , at agora estava tudo bem o xixi dele sempre foi escurinho mas hj de manha ele fez xixi branco e agora a tarde amarelo isso é normal ? Des de ja muito obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Xixi de coelho muda de cor de acordo com o que come. O xixi fica branco pela quantidade de sais que contém, é normal, mas deixe um caneco de água sempre limpa e fresca para ele beber. Lave bem o caneco com sabão neutro (sem perfume) toda vez que troque a água.
      Abraços

      Excluir
  40. Ola Lilia eu tenho uma coelha meu filho ganho ela a 4 anos esse tempo todo ela ficava na gaiola grande (tipo) viveiro faz uns 3 meses que constrói um ser cado para ela e só agora ela esta engordando porem guando passo a mão na barriga dela ela da umas gemidas estranhas como se estivesse com medo ou machucada o que eu posso fazer para saber??.muito obrigado e para bens. você tem canal no Youtube se tive coloca o link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Leve ao veterinário, não é normal as coelhas se queixarem, para dar gemidos deve estar com muita dor.
      Abraços

      Excluir
  41. Bom dia, adorei o Blog !
    Por favor, sei que esse tema já foi abordado mas gostaria de sanar algumas duvidas...
    Queria ter coelhos ( 2 fêmeas ) soltas no jardim quintal de minha casa
    Qual o melhor coelho indicado: raça, rusticidade, temperamento, sexo, tamanho e doenças que essa liberdade pode ocasionar ?
    Andei pesquisando e vi que na cidade de Limeira - SP abandonaram coelhos em um parque e a população saiu de controle.... esses coelhos estavam soltos ! cheguei a conclusão que gostaram dessa liberdade...

    Muito Obrigadp

    Gustavo B. Pupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo
      Os coelhos não se reproduzeram em Limeira por causa da "liberdade", é sim por serem simplesmente "coelhos"... rsrs Eles se reproduzem mesmo em cativeiro!!
      Para ter solto no quintal eu diria apenas o que não aconselho: o mini, que é indicado para apartamento.
      O temperamento é variável mas são tremendamente territoriais. Dois animais do mesmo sexo podem brigar até a morte pela posse do território ou se dar muito bem. Vai depender, se um é submisso e o outro dominante, pode não passar de algumas correrias, mas se os dois são dominantes vai ter pelos voando, machucados feios, etc
      Veja que mante-los soltos vai acabar com o jardim (se tiver), são altamente predadores, comem a planta até a raiz (as vezes só o olho e acabam com a planta), ou descascam os troncos.
      Se ficarem soltos vai ter que preparar o "ambiente" para eles. Tal vez uma ideia pode ser ter o quintal dividido em 2 para cada um (uma) ser dono de um território.
      As condições climáticas devem ser levadas em conta: a temperatura ideal varia entre 18ºC e 23ºC mais o menos. Se o quintal for de terra se prepare para tocas e túneis (adoram cavar!).
      Atenção para os predadores: os gatos da vizinhança podem acabar com tuas mascotes.
      Se tiver mais dúvidas escreva de novo.
      Abraços

      Excluir
  42. Olá boa tarde eu estou com uma dúvida eu ganhei 17 coelhos adultos entre macho e fêmea meu quintal tem piso eu soltei todos juntos lá ser eu fizer umas caixinhas pra eles usarem como ninho pra da criar eu fazer vários ninhos tem algum problema pq estão todos juntos ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Como você escreveu em julho e estamos em setembro, me conta tua experiência: conseguiram ficar os 17 coelhos na santa paz ou teve uma guerra? Com quantos filhotes você já está?
      Abraços

      Excluir
  43. minha coelha fez uma toca e creio q deu cria dia 17 acompanhei fazendo uma marca pra v se ela entrava e estava entrando e saindo todos os dias pela madrugada mais hj ela colocou varios pedaços de saco e papel e agora nem fecha a toca sera q as crias morreram nao tem como v pois ela fez uma toca muito funda e no muro mais nao senti nenhum mal cheiro o q faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nataly. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! De 17 a 26 são 9 dias, eles abrem os olhos aos 11 dias mais o menos, e hoje 1 de setembro já estão com mais de mês, então é você que vai me contar se os filhotes estão bem. De agora em diante não vou confiar nas mensagens, e vou abrir o blog mais seguido.
      Abraços

      Excluir
  44. Oi o meu Coelho tem dois anos e é fêmea ela fica solta sempre no quintal da casa onde tem uma árvore e tem terra e ela tem duas caminhas e mesmo assim elá fica cavando a terra da árvore! Não entendo porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Ela fica cavando por uma razão: É COELHA!! coelhos gostam de cavar tocas, está no instinto.
      Abraços

      Excluir
  45. oi, minha coelha deu filhotes e no começo eles até saiam da toca,mas depois de um tempinho eles pararam,será que aconteceu alguma coisa com eles? eu estou preocupadíssima, e a minha coelha deixou a toca aberta, está aberta a dias!o que será que aconteceu com os filhotes? me ajuda por favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quanto tempo faz que ela pariu? Se os filhotes saiam tinham mais de 15 dias. Pode ser que a toca não tenha sido mais fechada porque os filhotes já eram crescidos, mas tem mesmo motivos para se preocupar se não vê mais eles.
      A toca fica em lugar com acesso a ratos ou gatos da vizinhança? são os maiores inimigos dos coelhos e podem ter matado os filhotes. Eles já deveriam estar comendo ração e verde junto com a mãe. Abraços

      Excluir
    2. Olá estou com o mesmo problema. minha coelha teve 6 filhotes, já estavam saindo e se alimentando. Agora depois de quase 20 dias sumiram todos os filhotes e vi que ela fez uma toca, mais é muito funda e colocou muito fêmo tampando. Será que ela guardou os filhotes. Ou será que estão mortos dentro da toca. Não vejo mais nenhum e não encontrei nenhum morto... O que será que aconteceu. Se eles tiverem matado eles comem o corpo. Por favor me ajudem...

      Excluir
    3. Olá Rejane. Os filhotes de 20 dias com certeza não estão dentro da toca fechada, o mais provável é que os gatos ou ratos da vizinhança tenham dado conta deles. A meu ver, a toca fechada é uma nova ninhada. Tem como proteger o espaço da toca fazendo cercado de arame em volta e por cima como uma gaiola? seria mais seguro. Abraços

      Excluir
  46. olá. Tenho um coelho macho, ele tem uma gaiola, sempre solto no inicio da manhã ou a tarde. Gosta de ficar solto pelo pátio. mas de uns dias para cá ele não quer mais sair da gaiola. O que será que houve? Tento tirá-lo colocando folhas para ele comer, mas ele come e volta rapidamente para a gaiola....EU TENHO UMA CADELA QUE FICA SOLTA , MAS OS DOIS FORAM CRIADOS JUNTOS E NUNCA BRIGARAM....obrigada e aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estranho o comportamento do teu coelho. Pode ter se assustado com alguma coisa fora da gaiola e agora tem medo de sair. Não tem gatos na vizinhança que possam ter entrado? Vai ter que descobrir. Abraços

      Excluir
  47. Olá , pois bem , ganhei um coelho da minha vizinha .. um fofo , como não consigo mártir animais fechado , deixo ele solto no jardim .. mas estou preocupada , ele está fazendo um buraco .. gostaria de saber até quantos metros ele pode cavar .. ou é apenas uma toca .. fico preocupada dele sair do outro lado da casa de um outro vizinho 👀 esse animalzinho tem que ficar preso ???? Pois se tiver , eu vou doá-lo , como disse , não consigo ver animais preso ... obrigada , aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você não PRECISA manter preso, pode deixar solto, mas vai ter que colocar limites pela própria segurança dele.
      Pode fazer uma casinha, um cercadinho ou deixar totalmente solto se não tiver problemas de ele fugir, senão quando acabar a ração ele vai querer ir atrás da sua alimentação.
      As tocas podem ser compridas ou não, mas aqui em casa não passavam de um metro no máximo. Pode ser até que cave várias, teve um leitor dizendo que tinha o quintal cheio de buracos.
      Se prepare para ver desaparecer suas plantinhas se tiver. Veja na página da alimentação as plantas que os animais não podem comer.
      Abraços

      Excluir
  48. Olá. Você tem um mini coelho que é mais adaptado a vida dentro de apto. que os comuns. Vou entrar em contato com algum criador de minis para te informar. Abraços

    ResponderExcluir
  49. Olá. Eu tenho uma linda coelhinha netherland e no Natal passado ganhei mais um coelhinho mini Lion. Logo tiveram uma ninhada de 9 filhotinhos e depois mais 5. Castramos todo mundo. Formaram uma bela família. Precisei levar toda a turma para um sítio, eu queria ficar com a mamãe mas fiquei com pena de separa_los, pois estavam muito próximos. Sempre tratei com boa ração, feno ,couve, funcho, cenoura com folhas... A senhora que cuida do sítio, deixa eles soltos em um grande pedaço de grama, com uma rampa para um viveiro com piso de madeira para entrarem quando quiserem. O que me preocupa e que ela disse que da a ração, mas feno e verduras não precisa porque eles comem bastante graminhas.sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se der uma boa ração, os nutrientes que precisam estão completos, mas eles precisam do verde além que adoram!! está certo que comem grama, mas com a quantidade de animais a grama vai virar terra batida, é uma questão de tempo. Além disso, grama é apenas um sabor, um tipo de nutriente, e coelho adora variar o cardápio. No sítio deve ter tanta planta adequada: erva cidreira, capim santo, folhas de goiabeira, folhas de amora e de outras fruteiras, até matos silvestres que fazem a delícia dos orelhudos, dá uma olhada nas fotos dos matos na página de alimentação. Abraços

      Excluir
  50. Oi, achei um coelho na rua da raça english spot, tenho uma area de 45m2 aonde crio patos e galinhas e o coloquei lá. Se adaptou bem, mas mesmo tendo varios abrigos desocupados, reparei que fica nos arbustos quando chove. Como posso tornar um abrigo mais atraente para o coelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aryanne. Difícil dizer porque cada coelho tem um temperamento diferente. Viu na foto acima que a coelha cavou uma toca mais ficava descansando embaixo da telha? Os abrigos que você tem podem estar com o cheiro de um outro animal e o coelho, já assustado de natureza e mais por ter ficado na rua, tem medo de entrar. Já aconteceu com minha Pimpona quando mudei ela para uma coelheira maior e mais confortável, não entrava no abrigo, tive que leva-la de volta a casa dela. Tente limpar bem um dos abrigos com água sanitária para tirar todo o cheiro de outros animais e depois desinfeste com fogo (use maçarico ou outro elemento de fogo). Depois coloque um canequinho de comida dele dentro e observe se ele usa. Abraços.

      Excluir
  51. Boa noite!
    Há 10 meses meu coelho castrado morreu e ficou só a coelha. Ela tem 5 anos. Há 4 dias peguei um mini coelho machinho de 5 meses e o castrei antes de junta-los.
    Por 2 dias se viram bem de perto e ficavam deitados lado a lado separados pelo portão telado. A Erica tremia toda no início de tanta alegria. (Até me assustei e achei que ia ter um treco e fui pesquisar que tremer significa alegria, pois estava toda folgada deitada ao lado dele)
    Depois de 3 dias que castrei o Plínio, os juntei. A Erica subiu no Plínio e se esfregou na cara dele que ficou amuadinho e correu atrás dele. Dai fiquei com medo dela machucar, pois é coelha grande, e os separei com o portão de novo. Aí hj juntei e dessa vez foi o Plínio que partiu para cima dela e fica montando nela que foge dele e fica tremendo no cantinho. O que está acontecendo?
    Qdo a Erica o viu pela primeira vez ficou tão feliz que se tremia toda ao lado dele. Agora que juntou ela foge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regiane. É bem difícil de dizer, coelho não fala!! Se o mocinho não estivesse castrado diria que ela já está prenha por isso foge dele, mas não sendo isso...
      Enquanto estão com a separação da porta de tela, como é o comportamento deles, principalmente de noite?

      Excluir
  52. Respostas
    1. Olá Neury. Eu fiz os meus de alvenaria com algum lado de tela. Se quiser a casinha de tela, procura em imagens do google que vai achar várias com medidas e tudo. Abraços

      Excluir
  53. Oi Lilia Diana então eu lavo com sabão neutro e vinagre branco,troco a ferragem,mesmo assim elas insistem em entrar na gaiola tenho medo que piquem meu peludo....obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora. Se são as miúdinhas do açúcar pode comprar o gel e colocar nos caminhos longe do fofinho. É só seguir o caminho até um local seguro e colocar gotas do gel de tanto em tanto no caminho. Elas comem e morrem, é uma isca. Tem um gel de caixa amarela muito bom, e outro de caixa verde e o gel é amarelo também bem do gosto das formigas. Abraços

      Excluir
  54. Olá Lilia parabéns! Eu simplesmente adorei seu blog e seu carinho com nós leitores. Tenho um fofucho de 2 aninhos e estava pensando em dar a ele uma companhia, mas pelo que li nos comentários estou um pouco receosa. Será que se castrar meu pequeno ele vai viver em harmonia com sua companheira? Ou os coelhos são animais que vivem melhor sozinhos? Desde já agradeço sua atenção. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian. Os coelhos podem viver sozinhos, mas em casal vivem bem melhor. Castrar ambos é a melhor solução para eles e nós se não queremos lidar com uma coelhada.
      Abraços

      Excluir
  55. Eu tenho duas coelha fêmea e u m macho já tem quase 2 anos porque elas não pegam cria eu queria saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os motivos podem ser muitos, só um veterinário ou zootecnista te pode dar uma resposta completa. Veja qual é a temperatura no ambiente em que teus coelhos moram, tempo quente demais pode deixar o macho estéril. Eles ficam onde? Eles se dão bem ou tem brigas? tudo conta para chegar a uma resposta certa. Abraços

      Excluir
  56. Olá preciso muito de uma resposta tenho 3 coelhos adulto e 5 filhotes que já vão por tudo tenho eles solto no pátio tenho um cachorro pitbull que é super dócil e se dá bem com os coelhos.
    Mais não sei o que aconteceu que os 5 filhotes sumiram já fazem 2 dias não apareceram nem pra comer será que ficam em tocas por muito tempo? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os coelhos não ficam entocados muito tempo, precisam comer muito, mas se faz calor vão ficar dentro da toca de dia e ao cair a noitinha vão sair para comer, são de hábitos noturnos. Fique observando a partir das 5 da tarde, se não aparecerem o mais provável é que tenha entrado um predador, tal vez rato, já que com um pitbull gatos não devem aparecer. Abraços

      Excluir
  57. Olá, tinha uma fêmea e para não deixa lá sozinho peguei um coelho macho, no começo ela começou rejeitar ele, morder, agora parece que estão se dando bem porem minha fêmea está emagrecendo muito. Não sei se é por conta dele ou se ele nao quer mais comer ração. Obs. Come muito bem folhas. Poderia me ajudar?? Devo manter a dieta dele só em legumes já que não está comendo ração?? Ou tem relação com o novo amiguinho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pela minha experiência rejeitar a ração e ficar só no verde é o primeiro sintoma da eirimeia, uma doença que pode levar a morte do animal. As fezes não estão menores e mais pretas? Separe logo o macho para não se contaminar e leve a fêmea para o veterinário urgente, leve as fezes da coelha para ele ver. Abraços

      Excluir
  58. Olá ,tudo bom !?
    Então ,minha filha ganhou um coelhinho hermelin . Como era de praste ,ele fica acordado de noite em sua casinha . De manhã eu o solto . E passa o dia todo solto. Porém procurando cantinhos para dormir .
    A minha pergunta é :e Será que se eu deixar ele solto no horário da noite ,ficará melhor para ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente os coelhos tem hábitos noturnos, dormem de dia e ficam acordados de noite, por isso o capim e complemento verde se coloca ao anoitecer que é quando eles começam seu "dia". O problema de soltar de noite vai depender de ONDE você solte. Não pode esquecer que de noite também tem os predadores de hábitos noturnos como gatos e ratos. Se soltar num jardim onde podem entrar gatos vizinhos vai perder seu coelhinho na primeira noite a não ser que tenha um sistema de proteção eficiente (difícil se tratando desses bichos). Abraços

      Excluir
  59. Olá bom dia as coelhas fêmeas ficam muito tempo dentro da toca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende. Quando a toca foi cavada para abrigo do calor, tanto machos como fêmeas podem ficar todo o dia dentro e só sair no cair da tarde ou pelo menos ficam nas horas mais quentes. Agora toca para ninho cavada pela fêmea, a coelha só entra para arrumar antes do parto, para parir e para dar de mamar aos filhotes que normalmente é apenas uma vez ao dia, de preferência de noite que está mais tranquilo. Mas cada coelha é um caso, tem mães que dão de mamar várias vezes ao dia. O resto do tempo a fêmea fica fora do ninho, geralmente perto vigiando para os predadores não descobrirem o ninho e atacarem os filhotes. Abraços

      Excluir
  60. tenho um terreno de 30 mil metros quadrados plantado com braquiaria . se eu soltar um casal eles sobrevivem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kuriaki. Eles terão as mesmas chances de qualquer animal silvestre solto na natureza. Você está pensando na alimentação deles, mas tem que pensar nos predadores naturais. De qualquer maneira acho que mesmo não tendo predadores, eles não se desenvolveriam direito se só tem um tipo de planta, nenhum mato tem TODOS os nutrientes que o animal precisa. O que eu tenho visto em animais soltos sem cuidados especiais nem vigilância, é que apesar da alta taxa de reprodução, só sobrevivem uns pouquinhos. Pense na possibilidade de um espaço menor, fácil de monitorar e cuidar, e dar água e ração controlados. Animal, ou cuida direito ou não tem. Abraços.

      Excluir
  61. Olá,resgatei uma coelha fêmea da rua já fazem uns 4 meses,ela cavou um buraco ENORME uma toca mesmo e ontem simplesmente tampou esse buraco gostaria de saber se esse é um comportamento normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, é normal. Leia a página de REPRODUÇÃO acima que está explicado tudo, não deixe de ler porque ela já pode estar prenha e você deverá saber como proceder. Abraços

      Excluir
  62. Aqui, me tira uma dúvida, eu tenho um coelho de 1 ano, e ele fica na área de serviço, daí gostaria de fazer um cercado pra ele tipo um pátio de galinha, só que menor um pouco, pois é um coelho só. Eu posso, ou é uma má idéia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Seu coelho na área de serviço com certeza deve estar estragando o piso, mas por outro lado deve ser bem protegido (não sei como é sua área). Um cercado no quintal pode se aproximar mais da vida natural. Para fazer um cercado leve em conta a segurança, cuidar para que não entrem gatos vizinhos, fazer uma casinha de preferência com telhas de cerâmica como aqui nas fotos, se fizer calor onde você mora providencie uma árvore que cubra pelo menos a metade do cercado incluindo a casinha para proteger do calor. O piso se for terra batida, ele vai fazer tocas, então embaixo da cerca tem que fazer uma parede para ele não sair do outro lado. Se calçar veja se pode fazer de tijolos como na foto sem fechar as juntas para não juntar água com a chuva. Abraços

      Excluir
  63. Bom dia, tenho uma coelha de mais ou menos 3 anos, ela é bem dócil, vive na minha casa sempre solta na área de fora, gostaria de saber se eu levá-la pra passear num sítio e ela ficar solta corre o risco de fugir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho ideia, mas eu não arriscaria. Se quer levar consigo, melhor pensar na possibilidade de ela ficar dentro de casa. Veja que coelho não é cachorro que segue ao dono a qualquer parte. Gatos inclusive não saem de passeio, sofrem com as mudanças de casa porque são muito ligados ao "seu" lugar, e os coelhos também são altamente territoriais. Abraços

      Excluir
  64. Meu coelho está querendo fazer toca se ele fizer ele fica só onde ele fez a toca em Meu terreno ou ele pode fugir pra outro terreno através da toca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É muito difícil de saber, os coelhos são animais silvestres. Eu só posso te passar a minha experiência. Aqui em casa fizeram tocas de mais o menos um metro no máximo onde se abrigavam para dormir de dia no calor. As fêmeas cavaram tocas para ninho que tinham no máximo 50cm (meio metro) de profundidade, nenhum coelho saiu do meu terreno. Teve leitores que comentaram faz um tempo o fato do coelho deles ter cavado uma toca que saiu no tereno do vizinho. Por isso digo que é imprevisível. Se seu terreno é murado, e tem uma fundação bem profunda, a possibilidade de eles fugirem é menor. Abraços

      Excluir
  65. Olá, tenho um casal de coelhos e hoje descobrimos que a fêmea colocou seus filhotes na toca, a questão que está nos preocupando é as formigas, o terreno tem muitas. O que fazemos? Devemos tirar os coelhos da toca? Estão tds vivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Formigas!! as minhas grandes inimigas! São realmente um problema, uma vez deixaram os meus filhotes cheios de mordidas, parecia que tinham sarampo. A mudança para um local seguro é conveniente. Tome todos os cuidados, usar luvas, providenciar um ninho adequado, tudo isso acha aqui no blog. Abraços

      Excluir
  66. Gatos podem ser perigosos mesmo para coelhos grandes adultos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius. Sim, já ouvi um caso de gato roubar toda noite uma coelha/o mesmo adultos e de grande tamanho. Pela minha experiência os gatos da casa não fazem mal aos coelhos, são os de fora que de noite nas suas rondas vem atrás dos coelhos. O problema é que ambos são de hábitos noturnos, você não pode trancar seus coelhos no horário que estão mais ativos e quando comem mais. O certo é proteger o local onde ficam os coelhos. Abraços

      Excluir
  67. Olá boa noite, minha namorada ganhou 2 mini coelhos machos de +ou- 40 dias, deixamos eles no banheiro do apartamento até providenciamos um cercado.. só que hoje seria a primeira noite deles apareceu um pouco de sangue no chão e aparentemente um deles machucou a parte de trás da patinha, não sabemos o que aconteceu.. será que pode ser briga? Achamos estranho pois li que não brigam tão novinhos.. a nossa dúvida é se dói briga msm, seria melhor separa-los ou esperar para ver se acontece algo com o passar dos dias até castramos os dois? A ou até doarmos um deles pois o apartamento é pequeno...�� Aaa outra dúvida seria se podemos colocar um tapete de borracha no cercado ou se você indica algum outro tipo de piso para evitar que estrague o taco.. obrigado!

    ResponderExcluir
  68. Olá Felipe. Desculpa a demora mas no final de semana dificilmente ligo o computador. Realmente eu não acho que seja briga, ainda não atingiram a maturidade então não são territoriais, filhotes costumam se dar bem, mas nunca se sabe. Como é na pata, lugar incomum para machucados de briga, seria bom ver se tem um ralo ou outra saliência que possa ter machucado a patinha. Vai ter que monitorar o comportamento deles, podem se dar de "muito bem" até "briga feia". O fato de castra-los pode ou não eliminar o perigo de brigas, não vão brigar por fêmea mas podem brigar pela posse do território. Aqui em casa não castrei nenhum porque criei separado, mas por exemplo o gato que tive e o que tenho agora mesmo castrados são ou altamente territoriais. Tudo vai depender do temperamento de cada um. Não sei se tapete de borracha seria adequado, pode ser mordido e ai vai parar no estômago dos bichinhos. Veja nas lojas de revestimento outra manta vinílica ou tipo linóleo que seja mas dura. Abraços

    ResponderExcluir
  69. Minha coelha criou 3 vezes ela mesma fez a toca e todas as vezes as formigas estavam comendo os filhotes.
    Não sei mais o que fazer ,me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vamos ver, será que as formigas comiam os filhotes ou as formigas iam aos filhotes porque estavam mortos? Existem as 2 possibilidades.
      Caso sejam as formigas as causantes da morte dos filhotes, você pode tentar fazer um ninho bem atraente para tua coelha escolher da próxima vez que for parir e colocar num local longe dos formigueiros. Também tem que combater os formigueiros com cuidado para não envenenar os coelhos e outros animais que tenha em casa.
      Caso as formigas tenham se juntado no ninho atraídas pelos filhotes mortos, deve ver a causa da morte. Ver se não estão entrando ratos no local onde fica a toca. Ver se o macho não está matando a cria para voltar a acasalar a fêmea, e leia sobre as possibilidade da mãe matar a cria na página de reprodução para ver se não pode ser também esse caso. Abraços

      Excluir
  70. Minha coelha pegou e fez uma toca de quase 2 metros e eu soltei um macho e hoje eu fui ver e a toca tava fechada oq pode ser será que ela mesmo fechou por causa que ela queria esconder alguma coisa do macho ou desmoronou por causa da chuva e o macho anda junto com ela pq eu dx os dois juntos daí eu queria saber se ela derrubou a toca pra defender alguma coisa dentro do macho ou pode ser a chuva que desmoronou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O mais provável é que ela tinha ficado prenha então preparou o ninho e tampou a entrada. Só vai abrir de novo uma semana antes do parto para completar a preparação do ninho e fechará novamente até o parto. Depois do parto ela vai entrar toda vez que for amamentar e o resto do tempo a toca ficará fechada. Veja o dia certo que colocou o macho para contar o tempo de gestação: 28 a 30 dias. Acho bom você separar o macho dela pelo menos uma semana antes do parto e não recolocar até o desmame dos filhotes. Para mais informações leia as páginas clicando nas abas no topo. Pode escrever quando quiser, mas como não sempre abro o computador todo dia, pode demorar a aparecer o comentário com a resposta. Abraços

      Excluir
  71. Oi Lilia, primeiro queria parabeniza-la por nós ajudar a como entender esses animais fantásticos, primeiramente queria saber, comprei irmãos, macho e fêmea, tem risco deles acasalarem ? E se acontecer os filhotes vão nascer deficientes, são misturas de lion com mini rex, comprei uma casinha de dois andares pra eles, passo a maior parte do dia brincando com eles, mas queria saber como posso melhorar o estilo de vida deles, o macho começou a morder a gente tbm, mas só se dermos a mão, eles aceitam carinho bem de boa, se puder me dar essa força a como entende-los melhores ficarei muito feliz, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo elogio. Comprou irmãos... eles "só pensam nisso", com certeza vão acasalar a não ser que os castre ou separe. Se separa, tem que ser longe um do outro senão o cheiro os vai fazer querer acasalar e vão fugir para se encontrar ou deixar estressados se não conseguem. Problemas de deficiências, mal formações como crescimento exagerado dos dentes, etc pode dar, os zootecnistas não aconselham a cruza entre irmãos ou filhos e pais. Porém..... aqui aconteceu de pai prenhando filha, e irmão prenhando irmã e mãe etc e felizmente só tive um caso de dentes crescendo demais que teve que sacrificar; mas não posso aconselhar. O macho começou a morder? qual a idade? se tiver mais de 4 meses pode estar defendendo seu território, mas não deve ser assim. Quando for se acercar a eles faça-o falando, eu percebi que os coelhos não reconhecem a gente pelo "visual", só pela voz ou cheiro, então vendo uma "mão" em sua direção pode ser que confunda com "intruso". Eu só podia limpar as coelheiras se falava o tempo todo, senão os bichinhos me estranhavam. Abraços.

      Excluir
  72. Bom dia, tenho um coelho é nos últimos dias ele não tem se alimentado ou corrido pela casa, quando ele pula ou corre sua barriga faz um som como se estivesse cheia de água. O veterinário passou o remédio Mercepton e para hidratar com soro caseiro. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu não sou veterinária nem zootecnista, não poderia te dar nenhum conselho. Aqui eu passo minha experiência com coelhinhos, e quando eles ficavam doentes eu levava ao veterinário e seguia a risca a orientação dele. Melhoras para seu fofinho.

      Excluir
  73. Oii sei q nao é aconselhável dar banho.. mas o meu mini lion se sujou com graxa.. oq eu faço?? Ja tentei limpar com pano úmido nao adiantou.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa que se me passou este comentário. Veja no petshop um talco que chamam de banho seco, deve resolver. Abraços

      Excluir
  74. Quanto um mini coelho deve comer por dia?? Porq o meu é desesperado.. quer comer toda hora literalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk bem, a quantidade não sei, mas coelho é bem predador, come muito.

      Excluir
  75. Oi Lilia, gostei muito das suas dicas, vou explorar melhor o blog depois... Adotei um coelho a 3 semanas e está com 2,5 meses agora, mistura de Lion com outra raça e ele é super dócil, já usa o banheiro e aceita muito bem meus carinhos.
    Deixei toda minha churrasqueira p ele com palets p ele se esconder, o armário embaixo da pia todo vazio, enfim, mas com o frio de SP (uns 10° agora), trouxe ele p dentro do meu quarto. Ele me parece bem, aqui, inclusive não foca escondido embaixo de móveis, como fica na churrasqueira. Ele me parece bem tranquilo aqui, mas decidi trazer uma caixa de madeira, daquelas de feira, p ele poder roer a vontade, pois aqui tenho muita fórmica, q ele nem consegue raspar...
    1.Essas caixas têm problema? Ele pode roer e comer a madeira? Ele adorou desde o momento q coloquei p ele(a). Comprei um roedor na Cobasi, mas ele só cheira e a caixa parece q deu muito certo...
    2.Até q temperatura posso deixar ele na churrasqueira q é coberta, mas totalmente aberta? Eu não me incomodo com ele aqui, mas acho bom ele ter espaço p pular e correr mais a vontade...
    Desde já, muito obrigado
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina. Acho bom dar uma lixadinha na caixa para tirar as farpas, se bem que se roer vai fazer farpas... rsrs, se a caixa for de madeira maciça acho que não tem problema, o que não pode é compensado, MDF, aglomerados, etc que tem colas e produtos químicos. A temperatura ideal para os coelhos é de 18ºC a 28ºC. Abraços

      Excluir
  76. Oi Lilia, tenho um coelho que não sei a idade e nem o sexo, ele é solto no quintal junto de minha gata (filhote, eles nunca brigaram então n sei se isso estressa os dois) mas acho que ele é macho, pq ele já tentou acasalar com essa minha gata. Uns dias atrás ele cavou um buraco e depois de dias ele tampou, isso é um sinal bom ou ruim? É fêmea ou é macho?(só consegui achar sobre fêmeas tampando o buraco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória. Acho também que é fêmea, mas vai na página de REPRODUÇÃO, numa aba no topo, e veja como reconhecer se é macho ou fêmea. O fato de ter montado no tua gata não quer dizer nada, as fêmeas quando ficam muito tempo sem acasalar tem essa atitude. Abraços

      Excluir
  77. Colocar grama sintética no cercadinho faz mal para o coelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Acredito que não deva colocar. Os coelhos roem tudo e o plástico pode terminar no estômago dos bichinhos. Abraços

      Excluir
  78. Olá, tenho 4 coelhas e a mais velha que deve ter 3 meses passou a carregar grama e folhas e levar para um canto com caixas e outras tralhas. o que é esse comportamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!!! vai ter coelhinhos!! Leia na outra página de REPRODUÇÃO o comportamento da fêmea prestes a parir. Abraços

      Excluir
  79. Olá, gostaria de saber que produto posso usar para higienizar o ambiente dos coelhos- tenho 4 fêmeas e elas ficam em um cômodo (usado como abrigo e para comida e água) o resto do tempo elas ficam no quintal. Limpo diariamente as fezes mas o cheiro é muito forte. Passo pano com vinagre diluído. Existe algum produto próprio para isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio Cesar. Dentro do cômodo lave bem com água e sabão esfregando o chão, passe água sanitária. Tem desinfetantes vendidos nos pet shop que podem também tirar o cheiro. Tome cuidado de controlar se não dá alergia. Na parte externa eles devem fazer suas necessidades só num lugar que também fica fedido. Se for de terra aí pode colocar um pouco de cal sobre as fezes e urina e em seguida levantar tudo com a pá cuidando de não deixar rastros do cal. Se não resolver escreva de novo. Abraços

      Excluir
  80. Oi, tenho 3 coelhos Resolvi fazer um viveiro pra eles no sitio, perto de São João del rey. Fiz telado com telhado em uma parte apenas daquelas telhas de plastico. O espaço total e de 24m2 . O piso está na terra ainda mas tenho medo de cavarem ..entao iria cimentar quase tudo ... so deixando uma.pequena area verde com tela de pinteiro no piso e grama .mas agora q vi sua indicação estou na duvida se devo cimentar o piso ou não .
    Outra duvida é que aqui faz muito calor e muito frio ... calor passa de 25 graus e o frio menos de 10 as vezes. Coloquei sombrite no teto onde não tem telhado ... e estou com muito medo de deixalos lá pelas correntes de vento mesmo tendo toquinhas pra entrar ... pensei em fazer túneis de pvc cobertos por grama pra ajudar no calor...mas no frio não sei como fazer... queria muito que eles ficassem.em um ambiente mais natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Aqui teve um cercado com mais de 10 coelhos e a grama sobreviveu, grama mesmo tipo esmeralda. Achei ótima a ideia dos túneis de pvc com grama, mas veja que sejam de diâmetro grande senão não vão entrar ou podem ficar presos, acredito que também sirvam para o frio mas na hora de comer e fazer as necessidades tem que sair. Uma opção viável é colocar "cortinas" de plástico transparente nas laterais que protegem do frio e do vento, eles são sensíveis aos ventos. Quando o tempo fica bom, levanta o plástico e quando faz frio ou chove abaixa. Presta atenção ao comportamento: 3 coelhos podem se dar muito bem ou não, eles são territoriais e quando cheguem a adultos podem brigar pelo território ou pela fêmea ou macho. Quando tiver tudo prontinho com os túneis, querendo mande fotos, sua ideia pode ajudar outros amantes de coelhos. lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br . Abraços

      Excluir
  81. Olá, qual seria o motivo de o xixi do coelhinho ficar branco e se isso significa que ele está com algum problema de saúde? Fico no aguardo de sua resposta.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpa a demora, mas tive problemas e não abri o computador nestes últimos dias. O xixi dos coelhos muda de cor de acordo com o que comem, se bebem muita ou pouca água, etc. Pode ficar branco, laranja, amarelo. Porém se ficar PRETO, atenção!! pode ter sangue na urina e tem que levar ao veterinário. Abraços

      Excluir
  82. Olá. Crio meus coelhos no quintal de casa. Minha coelha ficou prenha, pariu, o filhote cresceu, e eu fui ver ele hoje depois de grandinho. Mas vi apenas um (estava de noite). Será que eu posso mexer lá na toca que ela fez, para saber se tem mais filhotes? Eu tenho que pôr o filhote em uma gaiola? Eu não sei quantos dias ele tem de vida, mas deve ter uns 20 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna. Com 20 dias os filhotes já saem da toca a não ser que a coelha seja uma "super mãe" que dá de mamar a toda hora (já tive uma assim), e os filhotes de barriga cheia não saem da toca. De qualquer maneira não é bom ficar mexendo na toca. O filhote tem que ficar junto da mãe até os 35 dias que completa o período da amamentação. Abraços

      Excluir
  83. Oiii, tenho uma coelhinha a menos de dois meses, deixei ela na gaiola pouco tempo depois que veio aqui pra casa, depois comecei a deixar solta no quarto, porem ela não tem limite do que pode roer, coloquei na gaiola novamente mas ela parece estressada por estar acostumada ficar solta... tem como acostumar ela presa novamente? Isso pode fazer mal a ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thane, não tem como fazer um cercado para ela se movimentar além da gaiola? Pode ser que esteja roendo por estar prenha e quer preparar o ninho. Tente o seguinte: coloque um ninho dentro da gaiola, veja no petshop se tem, e de lado de fora coloque pedaços de algodão, e feno em quantidade, abra a porta da gaiola e veja se ela pega para fazer o ninho. Se for esse o caso, assim que o ninho estiver pronto ela não vai roer mais nada. Aqui só tive o caso da Branquinha que acabou com a lona da camionete para preparar o ninho, depois ficou sossegada. Abraços

      Excluir
  84. Olá eu tenho uma coelhinha que ela deu cria teve 3 filhotinhos eles saiam do buraco só que não saem mais e essa mesma coelhinha deu cria novamente seus filhotinhos saiam e agora faz uma semana que não saem mais . Oq pode ter acontecido ? Os filhotes estão vivos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais. Se a coelha deu cria "novamente" os filhotes já deveriam estar com uns 30 dias, então não é falta de amamentação. Causas possíveis: o macho se fica junto pode matar a cria para cruzar novamente, ou, mais provável é que sejam predadores noturnos: ratos, saruês, gatos, corujas e outros inimigos dos coelhos, os filhotes por serem pequenos são pressas fáceis. Deve ter lido aqui que os coelhos são de hábitos noturnos, saem para comer ao cair da tarde, aí também seus predadores andam a procura de comida. Abraços

      Excluir
  85. Oie... Tenho uma chácara, e comprei 2 coelhos machos (mas achei que era um casal), na outra semana ganhei mais um casal, ficaram 3 machos e 1 fêmea, ganhei mais uma 1 fêmea, resumindo tenho 4 fêmeas e 5 machos, queria montar um espaço bem legal pra eles, como é chácara, tem o perigo dos cachorros e os coelhos sempre dão um jeito de sair... pensei em fazer um cercado com tijolos, mas não tenho ideia de como fazer a divisão deles, se deixo todos junto ou todos separados ou separo por sexo ou deixo em casais? Se puder conversar mais sobre... estou sempre lendo as duplicações, mas ainda não vi nem um modelo de cercado pra tantos coelhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maryangela, sim temos que conversar, mas neste momento estou ocupada, enquanto isso vai lendo tudo o que tem no blog, inclusive as primeiras postagens além das páginas. Vou preparar um texto bom para você, mas me diga se quer fazer uma "criação comercial" ou "viver rodeada de milhares de orelhudinhos fofinhos", são duas maneiras bem diferentes de encarar o problema e as soluções são bem diferentes também. Abraços

      Excluir
  86. Olá, este blog continua ativo? Você tem Instagram ou outra rede social pra te seguir e ter um contato mais próximo? Resgatei um orelhudinho e tenho lido tudo que posso a respeito, adorei seu site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula. Continuo ativa, apesar que tem dias que não entro. O melhor meio de se comunicar sobre coelhos é aqui pelo blog já que todos os comentários entram no meu e-mail.

      Excluir
  87. Olá de novo, vi a foto deste coelho aqui no seu blog https://2.bp.blogspot.com/-tWbyzW63mqQ/TkCEH93kx8I/AAAAAAAAAZU/HQiD01CJaOM/s1600/hortalizas_brocolis.jpg e ele é idêntico ao que eu resgatei. É um coelho mesmo ou uma lebre? Ou aquele coelho gigante? O meu ainda é pequenininho creio ser um filhote. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto que você viu é da Princesa, tem uma outra foto dela já adulta na lateral. Não é lebre nem coelho gigante, ela foi uma coelha grandinha porque comprei na Escola Agrotécnica da minha região e lá tinha coelhos bons, de raça. Abraços

      Excluir
  88. Olá!!! Adorei esse espaço e o cuidado que você tem com ele!!!

    Tenho um mini coelho netherland macho de aproximadamente 6/7 meses (estou com ele desde o término do desmame) e como é minha primeira viagem com esse tipo de animal cada dia é um dia de novos aprendizados, sei que é um animal sensível e por isso sempre fico observando ele, recentemente reparei que quando solto de sua casinha (no mínimo 2 vezes ao dia, manhã e noite) começou a puxar todos os tecidos que encontra de forma agitada (ele nunca fez isso dessa forma) sai de um tecido como uma cortina e vai para outro que ele encontrar, o que me preocupa é que ele precisou ficar alguns dias no meu quarto pois foi o único lugar na casa que ele pode ficar enquanto conserto o espaço dele (recentemente houve roubo de animais na minha rua e tenho medo de levarem meu amiguinho pois inclusive levaram um pássaro meu). Enquanto não reorganizo o espaço dele na minha casa infelizmente mesmo compreendendo não ser ideal, divido meu espaço com ele pois a casinha dele é um pouco grande para ser realocada em outro local da casa, no início foi tranquilo mas desde a noite passada observei que ele tem comido e feito xixi bem menos que o normal e além de ficar puxando de forma bem agitada os tecidos. Normalmente é bem agitado a noite mas com esse novo comportamento acaba ficando muito tempo deitado como se descansando depois de puxar os tecidos e depois começa tudo de novo.
    Me preocupo com a pouca alimentação/xixi dele e o que possa significar esse novo comportamento, se teve relação com a mudança de espaço ou se preciso levar ele a algum veterinário.
    Você já teve algum caso parecido?
    Ah, e outro detalhe: reparei que ele também não parece querer sair muito do quarto.
    Grata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Em primeiro lugar os coelhos são animais de hábitos noturnos, então o normal é que estejam mais agitados e comam mais de noite. Também é certo que as vezes animais que convivem muito com os donos terminam adotando o horário dos seus protetores. Agora me diga: tem certeza que é macho? Ficar puxando tecido é comportamento de fêmea prenha preparando o ninho, seja prenhez real ou psicológica. Veja na página REPRODUÇÃO como ver o sexo dos coelhos e dê uma conferida. Ele só puxa ou morde também? Tenta morder outras coisas? Outra possibilidade é que estranhe o local novo e tente sair para voltar ao seu canto, os coelhos, como todo animal silvestre, são muito territoriais. Tente dar mais da comida que ele goste mais para ver se come mais e não deixe faltar água limpa o dia todo. Mande notícias. Abraços

      Excluir
  89. Tenho um jardim grande e cercado
    ao qual deixei 3 coelhos
    Em uma área do terreno deixei uma casinha de cão ao lado de um deck que não chove
    Água e ração
    E sempre deixo cenouras e maçã pelo terreno

    Eles ficaram bem assim ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os 3 coelhos são todos machos? todos fêmeas? misturado? qual a idade? Tudo vai depender. Animais silvestres são muito territoriais, pode dar briga pelo território, pela posse do macho (ou fêmea) ou pode dar "paz e amor". Cada animal tem seu temperamento, e dependendo da combinação desses temperamentos vai ser a convivência. Mas fique atento que assim que ficarem adultos pode dar brigas e aí vai ter que separar. Leia a página de alimentação, coelhos precisam de verde e o jardim pode não ser suficiente. Não coloque muita fruta, pode dar cólicas, cenouras, folhas verdes como couve, brócolis são boas. Abraços

      Excluir
  90. Prezado Sergio Matsuoka, agradeço seu comentário sobre sua coelha que estava com a barriga inchada por vermes, mas vai ter que entender que não posso publicar seu comentário porque tem indicação de medicamentos que só veterinários podem indicar, e eu não sou veterinária. Agradeço sua compreensão. Lilia

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde a minha coelha pariu 5 coelhos numa maternidade correu bem, mas agora ela quanta palha lhe deito quanta mete no ninho, está tão cheia de palha que eu não sei como ela faz para os alimentar, tenho medo que não o estejas a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Coelho não é como gato ou cachorro, expliquei nas outras páginas. A coelha não fica no ninho deitada o dia todo com os filhotes grudados nela. Coelhas amamentam só uma vez ao dia (salvo raras excepções) e de preferência a noite então é muito difícil que a veja amamentando os filhotes. Colocar palha no ninho pode significar 2 coisas: instinto ou nova prenhez. Não especificou quanto tempo faz que teve a cria mas se vai para mais de 20 dias ela pode ter pego uma nova cria antes de parir, já aconteceu aqui em casa, mas é raro. O mais provável é que seja mesmo o instinto, para isso tem que entender como elas atuam na natureza. Elas tapam a entrada para esconder a cria dos predadores, ficam fora da toca o dia todo, voltam para amamentar e abrem a toca e depois fecham de novo. Dê uma lida na página de reprodução. Tem um vídeo no You Tube mostrando uma coelha silvestre solta na natureza com a cria. Se achar vou colocar o link aqui, é bem ilustrativo. Abraços.

      Excluir

Os comentários não são publicados automaticamente, passam primeiro pelo meu e-mail para autorizar por isso podem demorar um pouco para serem publicados.
A quantidade de comentários é limitada, então para entrarem novos tenho que ir deletando os mais antigos ou repetidos.

Obrigada pela visita.