REPRODUÇÃO

COMO DESCOBRIR O SEXO DOS COELHOS

Para saber o sexo dos coelhos tem que pegar o bichinho no colo de barriga para cima, apertar de leve o lugar do xixi, e se sair um canudinho é o pintinho, então é macho, se não sair nada é fêmea.
Todos tem 2 bolinhas que podem confundir-se com testículos, mas são 2 glândulas que tanto o macho como a fêmea tem.
ACASALAMENTO
A maturidade sexual dos coelhos é normalmente 3 meses para as fêmeas e 4 meses para os machos, mas pode variar um pouco.
O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e pouco depois cai de lado dando um gritinho, ela já está prenha. Se não tiver o gritinho, não completou a fecundação.
Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho, ele insistindo será atacado e pode ter briga. As vezes é necessário separar o macho.
O ideal é levar o macho para a fêmea e não o contrário, senão ela vai se distrair estranhando o local e não vai permitir o macho de se acercar.

GESTAÇÃO E PARTO
A gestação das coelhas é de 28 a 30 dias, podendo se estender até 32 dias. Se ela não parir ao 33º dia, leve-a ao veterinário para induzir o parto. Gestação prolongada faz os filhotes crescerem muito dificultando o parto, eles podem nascer mortos e ainda põe em risco a vida da mãe.
O calor é um fator que impede a coelha de entrar em trabalho de parto por falta de contrações. O parto fica demorado e sofrido, pode levar o dia todo. Garanta uma temperatura ambiente até os 28ºC para gestantes, cuide de que o local seja fresco e bem ventilado, use telhas de barro, sombra de árvores, etc.
As altas temperaturas provocam também a diminuição da produção de espermatozoides dos machos, assim, a fêmea fecundada gera só 2 ou 3 fetos que, por serem poucos ficam com tamanho maior dificultando a saída na hora do parto. Por isso também é importante que o macho esteja num lugar fresco.
Na hora do parto não pode faltar água, senão a coelha no medo de ficar sem leite para amamentar pode matar a cria.
A primeira cria pode ser menor: 1, 2, 3 filhotes, a partir da segunda cria vem a quantidade normal: 7,8,9...
Não é raro que algum filhote morra logo depois do parto, principalmente quando é a primeira gestação.

AMAMENTAÇÃO
Alguns leitores têm escrito desesperados dizendo:
- minha coelha não amamenta os filhotes
- minha coelha abandonou o ninho
- minha coelha rejeita os filhotes
Geralmente é falta de conhecimento dos hábitos naturais dos coelhos.
1- A coelha NÃO fica no ninho, é só para a cria, ela entra só para amamentar.
2- Algumas coelhas ficam o tempo todo junto do ninho, mas outras se afastam e ficam mais longe.
3- A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum.
4- A amamentação dura alguns minutos apenas.
5- A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.
6- A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. NUNCA ESQUECER QUE ANIMAIS NÃO TEM NOSSO RACIOCÍNIO, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote por ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.
7- A amamentação dura 35 dias. Não separe os filhotes da mãe antes do tempo a não ser que tenha um novo parto aos 30 dias ou que esteja machucando os filhotes.
8- Caso a mãe morra antes de completar 30 dias, pode alimentar os filhotes com o leite para gatinhos que se compra em Pet Shops e dar com seringa específica para dar remédio em bichos de estimação. 
CANIBALISMO
Sabe acontecer da mãe comer ou morder os filhotes e tem várias causas:
1- durante o parto por dificuldade ou mal jeito da mãe
2- pode se dar com mães no primeiro parto e não se repetir mais
3- pode ocorrer por stress (muitos partos um atrás do outro), barulhos e outros motivos que assustem a mãe, calor excessivo
4- falta de água para produzir o leite leva a mãe a matar as crias, por isso é importante manter sempre um caneco de água limpa e fresca junto da mãe
5- ninho inadequado 
Se o canibalismo se repetir nos partos seguintes não deve se deixar acasalar mais.

COMO A COELHA ATUA QUANDO VIVE SOLTA NA NATUREZA
Quando a coelha vive solta na natureza ou dentro de um quintal de chão, ela cava o ninho ao ficar prenha e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, coloca palha e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais palha, arranca os pelos do peito que nesse dia já ficam meios "frouxos" digamos assim, e completa a preparação do ninho. Pare os filhotes dentro do ninho e o fecha de novo, a natureza previu isso para evitar predadores. Ela não vai ficar no ninho depois do parto, vai ficar zanzando ou dormindo por ai perto ou junto da entrada. Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo.
Aos 10 dias os filhotes abrem os olhos e ai tal vez possam ser vistos sair na hora da mãe abrir a toca para entrar os alimentar, mas normalmente a coelha amamenta de noite quando está todo calmo e  não dá para ver nada.

MODELOS DE NINHO
Os ninhos das minhas coelhas foram todos feitos em casa utilizando caixotes de madeira, este é da Princesa  e seus filhotes

Quando várias coelhas tiveram cria quase ao mesmo tempo, improvisamos alguns ninhos, umas tábuas formando um quadrado foi o suficiente.



Veja o projeto de coelheiras para acomodar seus fofinhos com medidas e fotos dos detalhes em: https://arquitetando-a-arquitetura.blogspot.com/

165 comentários:

  1. Boa noite minha filhote é mini lop está com 30dias hoje pela manhã quando acordei percebi que ela está com o pescoço torto pro lado..parece torcicolo,ela está comendo ainda mama toma água faz tudo normal mas com a cabeça torta o que pode ser Que aconteceu com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É uma doença comum em coelhos. Se na tua cidade tem veterinário especializado em animais silvestres leve a ele. Não tem remédio caseiro. Vou tentar achar o que tenho sobre o tema mas só veterinário vai poder resolver. O que pode ajudar é dar para ele brócolis, pode ser as folhas que a gente não usa na comida e geralmente vão para o lixo. São bons para os coelhos e contém cálcio. Mas veja que não é tratamento nem resolve a doença. Abraços.

      Excluir
    2. Tenho dois coelhos um macho e uma fêmea o macho começou correr atrás da fêmea e ela corre dele oque está acontecendo

      Excluir
    3. Olá. Se a fêmea não deixa o macho se acercar é que ela já está prenhe e não aceita mais o macho se acercar. Separe até o desmame das crias. Abraços

      Excluir
  2. Oie meu nome é Nathalia e tenho um coelho que esta muito estressado e fica mordendo, alguem sabe o motivo? Queria saber se alguem teria coelha pra ele acasalar e ver se fica mais calmo. Ou me dêem uma luz porque ele ta me preocupando e nao quero que ele fique mal.
    Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia. Os motivos para um bichinho de estimação morder podem ser vários, pode ser temperamento, chamar a atenção, etc. Tive uma coelha mordedora desde que chegou, ficou doce depois da primeira ninhada. Aqui consegui na veterinária um floral que fez efeito no meu gato mordão, serve para qualquer animal, pode tentar. Para conseguir uma namorada para teu fofinho precisa dizer em que país, cidade e bairro você mora pois os leitores são de todo Brasil até de Portugal. Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta irei tentar o floral rs
      E eu moro na vila formosa zona leste de sao paulo, caso alguem tenha alguma mini coelha e queira deixa la dar cria estarei a disposiçao. E muito obrigado novamente 😍

      Excluir
  3. oi, tenho um casal, macho é mini e femea rex. lá pelo dia 14 de maio notei ela irritadiça e confirmei c criador q irmãs dela estavam no cio. como os meus viviam juntos não sei se tá e o tempo...fiz o ninho com farelo de madeira, mas ela não entrou.há uma semana notei ela super agitada, correndo do coelho e dando gritinhos. Desde então estão separados...o pelo dela caí durante o carinho, durante apalpação no ventre percebo algo e nada...já refiz o ninho, coloquei feno tb, mas ela fica pouco lá. Esta super agoniada na gaiola, fica cavando no papelão e rasgando ele. Que agonia. Tem algo que possa fazer para ajudar, induzir o parto. Outra coisa, ela está comendo muuuuuito. A ração que deixava a noite para os dois e sobrava, agora ela come sozinha, mais capim elefante, alface, maçã...o q der ela come

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe um período de cio nos coelhos, eles estão SEMPRE no cio, "só pensam nisso". Farelo de madeira não é bom para o ninho, melhor só feno, ou algodão desfiado. Se está rasgando o papel vai usar para o ninho. Se ela passou dos 32 dias de gestação tem que induzir o parto, leve ao veterinário mas conte com que logo que for medicada vai parir em 20 minutos. Abraços

      Excluir
    2. Oi! Minha coelha mini loop pariu 2 filhotes. O primeiro sobreviveu dois dias, já o segundo morreu no parto, e a mãe sofreu ao parir esse, acho que pq era muito grande. Ela não tinha feito ninho até 1 dia depois do primeiro nascer. Antes de nascer eu coloquei uma caixa e feno dentro da gaiola, mas ela gastou tudo e comeu todo o feno, então não coloquei mais, mas acho q deveria ter colocado o filhote dentro da caixa, pq ele saiu do feno que ela ajeitou e entrou na casa dela que não tinha nem pelo nem feno. Ela não arrancou o próprio pelo. No dia seguinte o segundo morreu e eu fiquei com peso na consciência pq podeira ter salvado o bebezinho, ou já que a não tirou pelo ela não estava cuidando?
      Estou pensando em cruzar ela com o meu machinho dnv, mas estou com medo dela não sobreviver, pq ela tem tamanho pequeno, mas tem 8 meses de idade. Será que eu cruzo eles dnv, ou ela pode morrer? Se cruzar, eu coloco uma caixa de madeira pra ser mais difícil dela destruir e se o filhote escapar eu tenho que ficar colocando ele de volta com uma luva?

      Excluir
    3. Olá. Se era o primeiro parto da tua coelha pode ser que não tirou os pelos por falta de experiência. Muitas coelhas se atrapalham com a primeira ninhada mas fazem tudo direitinho a partir da segunda cria. Eu não sou veterinária nem zootecnista, o que sei sobre coelhos é da minha experiência com os coelhos que tive e conversas com o grupo de cunicultura. Meus coelhos eram comuns, os minis já são mais delicados. Também não conheço as raças de minis então não poderia te dizer se pode ou não cruzar tua mini loop com o macho dnv. Estou querendo fazer uma postagem sobre minis mas estou sem tempo para estudar direito o assunto. É importante cuidar a temperatura, leia acima os problemas em climas quentes. Abraços

      Excluir
    4. Minha coelha cruzou já faz mais de 30 dias, a barriga até chegou a crescer, mas até agora não nasceu os filhotes.
      Ela já teve duas crias uma com 8 e outro com 10 e foi tudo bem,nenhum problema nelas.

      Excluir
    5. Olá Jenifer. Leve logo ao veterinário para induzir o parto, se passar de 32 dias de gestação os filhotes podem nascer mortos e periga a vida da mãe. Abrazos.

      Excluir
  4. Boa tarde, tenho em casa um cadal, a coelha deu cria ( 9 filhotes) quarta feira, e hoje quando fui olhar tinha 6 mortos e alguns estavam enterrados de baixo do pó de Serra que colocamos pra ela, e os 3 civis estavam em baixo da caixa que deixamos como ninho, gostaria de saber se isso pode ser canibalismo, porém os coelhinhos nao tem nenhum sinal de mordida nem nada, só estavam enterrados e acho que morreram por nao conseguir respirar. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIRE LOGO TODO O PÓ DE SERRAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não pode colocar nada com pó, entope as vias respiratórias dos coelhos, eles podem ter se asfixiado no pó de serra. Para o ninho só pode usar feno o algodão. Tal vez os que estavam embaixo da caixa a mãe tinha tirado para salvar-los do pó de serra. Nem coelhos adultos podem estar no pó de serra. Até a comida deles quando fica o pó tem que tirar. Abraços.

      Excluir
  5. Olá, boa noite!
    Tenho duas coelhas, hoje amanheci com o quarto delas cheio pedaços de pelo no chão. Quando percebi, as duas estavam tentando cruzar, porem elas se mordem muito e vi nos seus comentários que elas nunca saem do cio. As duas sempre se deram bem, são irmãs e vieram pra casa bebezinhas.
    A solução é realmente separa-las se eu não colocar para cruzar? Pq não sei o que fazer com os filhotes depois.
    O maior problema é elas se machucaram porque eu fico preocupada em ver uma arrancar o pelo da outra pq elas são MT amigas. Ou arrancar os pelos é "normal"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laís. Desculpa a demora mas não abri o computador nos últimos dias. Arrancar pelos não é normal, é briga. A única solução que vejo para tuas coelhas é castrar visto que as brigas pelo que você diz são pelo acasalamento e antes não brigavam. Consulte um veterinário. Abraços.

      Excluir
  6. Minha coelha tem partes sem pelo provavelmente é alergia o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O mais provável é que seja sarna, leve ao veterinário que dá o remédio certo para passar. Abraços

      Excluir
  7. Oi , vi em seus comentários que não se deve usa po de Serra , vou colocar raspas de pode Serra q comprei no per stop é Serra mais não é em pó, posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Serragem tipo raspas pode sim, só o pó que não pode porque entra pelas narinas e entope os pulmões. Abraços

      Excluir
  8. Coelhos vivem em casais ?
    Tenho um macho e duas coelhas, preciso de mais um macho ,ela sempre foge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda. Um macho dá conta de muitas coelhas, a convivência vai depender do temperamento. A tua fêmea que sempre foge tem que saber por que. Pode ser que a outra tenha temperamento forte e como os coelhos, como todos os animais são territoriais, ela quer o território e o macho só para si. Veja com qual das duas ele se dá melhor e mantenha junto até a coelha ficar prenha, depois disso ela vai rejeita-o, aí você o coloca com a outra fêmea até ficar prenha também. Bom será você ter 3 coelheiras. Abraços

      Excluir
  9. Olá, fiz oq me recomendou coloquei o macho junto com a fêmea, que estava acasalando na outra fêmea, coloquei o macho com só mente ela por três dias junto do coelho na gaiola. já faz 17 dias desde o primeiro acasalamento Como posso saber se ela está grávida ela está comendo mais do que o costume e parou de tentar acasalar na outra coelha mas depois que eu tirei o macho minhas duas coelhas fêmeas Começaram a brigar, separei as duas e depois fui acostumando elas novamente e estão bem juntas Será que a minha coelha ficou grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se parou de querer acasalar é bem provável que esteja prenha, separe, deixe ela sozinha. Se manter junto com a outra fêmea vão brigar de novo.
      Abraços

      Excluir
  10. Olá, faz menos de um mês que achamos um coelho em nosso sítio, pegamos para cuidar pois ele foi claramente abandonado. Porém agora vem a questão: até então a gente não sabia se era fêmea ou macho, suspeitei ser fêmea pois ela tem uma papada muito grande kkk e li algumas informações sobre isso. Porém hoje essa danada endoidou, começou a puxar minha blusa, os lençóis das camas, qualquer pano que ela encontrasse na frente dela, além de que ela fez as necessidades dela pela sala( o que desde que chegou aqui nunca aconteceu) e também, algo curioso, é que ela levou um dos panos que pegou para atrás da porta de um dos quartos, não sei exatamente o que pode ser, talvez gravidez ou algum problema, não sei. E ela também está com a respiração diferente, mais acelerada. O que vc acha que pode ser?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Parabéns, você vai se avó!!! Se não for hoje, daqui a uma semana tem coelhinho nascendo. Normalmente elas preparam o ninho uma semana antes do parto e no dia completam colocando os pelos arrancados do peito que ficam frouxos com essa finalidade. Como você disse que está muito afoita, tal vez já esteja na hora, senão daqui uns dias. Abraços

      Excluir
  11. Boa tarde eu tenho um casal de coelhos com aproximadamente 6meses de vida, há 4dias atrás ... meu esposo separou eles e ela cavou um buraco na toca dela, juntamos eles novamente e ela está muito agressiva e rosnando pra ele , não deixa a gente pegar nela, será q ela está prenha ou está no cio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Com certeza está prenha e cavando a toca para ninho dos filhotes. Ela vai rejeitar o macho e é melhor deixar separados até o fim do desmame que são 35 dias após o parto. Coelhos não tem cio estão sempre disponível, a fêmea produz os óvulos após a fertilização no número exato dos espermatozoides que recebe.

      Excluir
  12. Oi minha coelha na primeira cria deu 6 filhotes mas descobri quando eles já estavam grandinhos mas eles não resistiram será que quando ela tentou desmamar eles morreram de fome ? Estavam o macho e a fêmea juntos, ou ela que rejeitou os filhotes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu nunca vi coelha "desmamar" o filhote, nós é colocamos uma data mínima para separar os filhotes da mãe, tive coelhas que ao serem colocadas no mesmo cercado que filhos delas já adultos, estes iam mamar da mãe quando ela se colocava em posição de dar de mamar. Os filhotes podem ter morrido por outros motivos, predadores que entraram no ninho de noite ou até o macho pode ter matado para poder acasalar de novo com a fêmea. Abraços

      Excluir
  13. Olá boa noite minha coelha deu cria apenas de.fes bebezinhos dois ela deixou juntos e um ela separou pq será que ela fez isso ,e a primeira cria dela ela é da raça gigante de Flandres ,estou preocupada pq ela iosolou um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se ela separou pode ser que tenha nascido morto. Pode ser também que ela não separou, as vezes quando dá de mamar algum fica preso nas mamas (não quer soltar) e quando a fêmea sai do ninho com ele pendendo pode cair fora do ninho. Faça o seguinte: coloque luvas descartáveis, passe as mãos sem cheiro na fêmea, pegue o filhote, passe na mãe (para ele ficar de novo com o cheiro dele) e coloque de novo no ninho. Abraços

      Excluir
  14. Olá, temos três coelhas e um macho. Todas tiveram filhotes e todos morreram. Já é a quarta vez que isso acontece e não sei o que está ocorrendo. Deixo o macho separado. Cada um tem suas gaiolas separadas. Comida e água limpa. Os ninhos parecem adequados. Teriam alguma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O macho separado mas, longe das fêmeas para elas não sentirem o cheiro dele? De qualquer maneira é raro porque são 3 coelhas e os filhotes de todas morreram. Veja se não entra rato de noite, embrulhe as gaiolas com tela de galinheiro para evitar ataques desses predadores e outros pequenos que possam entrar na gaiola. Ratos são uns dos maiores predadores dos filhotes. Veja também em: Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC) - http://acbc.org.br/site/ - abraços

      Excluir
  15. Acordei com barulhos altos e qdo cheguei a fêmea estava na toca e estranhei pois não veio me receber como de costume... e logo começaram os barulhos novamente, aí percebi que o macho estava querendo cobri-la mas ela foge e bate muito forte com patas traseiras... ela não bate nele, só foge e bate as patas. Estão quase acordando a casa toda.
    Desde que percebi que começaram as investidas entre eles venho observando p ver se encontro algo na barriguinha dela qdo passo a mão. Parece que tá te normal... não me parece que está prenha. Pq será então que ela está tendo essa atitude com o macho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nina's. Pela atitude da garota, ela está prenha sim. Separe logo o macho para outra gaiola ou cercado de preferência longe dela. Não vai sentir os fetos na barriga passando a mão, eu não sentia nem quase na hora do parto e NÃO APERTE para sentir que pode matar a cria dentro da barriga, só quem tem experiência na criação ou veterinário sabe apalpar sem riscos. Abraços.

      Excluir
  16. Boa tarde,

    Minha coelha é da raça mini lop e o macho da raça fuzzy lop, hoje ela teve a primeira cria dela com nove filhotinhos. Ela retirou todo pelo do corpo para aquecer os filhotes, meu pai orientou a separar o macho para ele não comer ou cruzar novamente. Sinto que ela está triste devido a falta do seu companheiro, isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Seu pai está certo. Também pode ser que ela sinta a falta dele, tem leitores que relatam casos da coelha fugir para ficar com o macho. Tente colocar o macho perto da fêmea mas sem que possa interferir com os filhotes nem acasalar; por exemplo dentro de uma gaiola no cercado dela. Não sei como você os tem acomodados, use a imaginação. Abraços

      Excluir
  17. Olá, tive um coelhinho que interagia muito com todos da familia, de vez em quando ficava isolado, não comia, mas eu administrava de acordo com a orientação do veterinário ,soro e as vezes aspirina e ele sempre voltava a ficar bonzinho pra alegria de todos . Desta última vez ela foi preparar o ninho, ficou muito agitada, rasgando papelotes e jornais, quando terminou se ausentou escondendo, acha que se oferecesse os mesmos cuidados, ela ficaria novamente boazinha, mas isto não aconteceu. Ela ficou fraca, respiração lenta errou os dentinhos, não quis mais comer nem beber a água e para desespero foi final de semana quando não consegui um veterinário. Fiz tudo que pude mas não adiantou. Hoje só saudades e muita falta dela. Quero que me digam o que pode ter acontecido, porque penso em criar um outro novamente. Sou de Araxá MG, agradeço desde já pela atenção que me for dada.obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Em primeiro lugar, o veterinário é especialista em animais silvestres? estou achando muito estranho as "aspirinas", sempre tenho contato com inúmeros criadores e nunca ouvi falar nisso. O maior perigo para os coelhos é contrair coccidiose provocada por um protozoário chamado Eimeria. A doença ataca também aves, gado, gatos e cachorros, porém é inofensiva para os humanos. Tem que estar atenta sempre às fezes, os bichos não falam, e coelhos em especial só parecem doentes quando estão muito mal. As fezes tem que ser sempre redondas de mais o menos 1cm de diâmetro, secas e levemente esverdeadas. Quando ficam pretas é sinal de coccidiose e tem que dar o antibiótico certo. A medida que a doença avança as fezes vão ficando mais pequenas, mais pretas e mais molhadas. Quando estiver impregnadas de uma "baba", já não salva mais o coelho. A contaminação é pelos vegetais contaminados, tem que lavar e desinfestar deixando um pouco de molho em água com gotas de vinagre ou cloro como faz para alimentação da gente. Abraços

      Excluir
  18. Lilia, bom dia!!
    Eu tenho uma coelha, mistura de mini lyon e mini netherland.
    Ela ja tem quase 3 anos... acabei de descobrir o seu blog....
    Sempre tive curiosidade sobre o comportamento dela. Em alguns momentos, ela tenta acasalar com meus pés, ou meu braço... tudo bem, eu entendo os hormonios... mas
    1- se o cio é induzido quando o macho monta, por que ela fica no cio, se nao tenho macho?
    2- durante esse cio, ela não fica agressiva, so da umas mordiscadas para segurar quando tenta acasalar. Mas acho q ela fica chateada por nao conseguir nada e começa a dar patadas no chão com a para trazeira. Também faze isso quando paro de fazer carinho... é para chamar minha atençao ou ela esta brava e quer que eu saia de perto? Isso é normal?
    3- quanto tempo esse cio "nao induzido" dura normalmente? Porque li na internet que dura entre 2 a 3 dias... mas ela fica assim vaaarios dias. Existe uma maneira de acalmar esse cio sem a castraçao?
    4- Ela faz uns barulhinhos tipo um zumbidinho de abelha curto... o que significa?
    5- se eu faço carinho nas costas dela, ela se joga de lado com os olhos fechados. É muito fofo, mas eu fico me perguntando se isso não é justamente o que está estimulando o cio nela. Devo parar?
    6- por ultimo, na verdade, eu tenho duvidas até hoje se ela é femea, como o veterinario disse... porque os comportamentos sao muito confusos pra mim... as vezes me pergunto se nao é macho ja que fica "cortejando", saltando sobre meus pés, e tentando montar.... o que você acha?

    Desculpa essa serie de perguntas, espero que voce consiga me ajudar com alguma delas.

    Agradeço

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana. As coelhas não tem um "período de cio" porque não tem ciclos como os outros mamíferos, não menstruam, os óvulos são gerados após o acasalamento e no número certo dos espermatozoides que recebeu. Sendo assim elas estão "sempre" no cio, porém assim que ficam prenhas passam a rejeitar o macho até uma semana após o parto em geral. Tem exceções, já tive uma coelha que ficou prenha um dia antes do parto. Para parar de querer acasalar só castrando. Bater com as patas traseiras é dizer: "aqui eu mando", "este é meu território", e eu acredito (minha opinião pessoal) que quando bate as patas ao você deixar de dar carinho é que diz: "por que parou? eu não autorizei! continua que quem manda aqui sou eu". Para ter certeza se é fêmea veja encima na página como verificar. Se ficar com mais dúvidas pode escrever de novo. Abraços

      Excluir
  19. Maravilhoso suas orientações!
    Sou marinheira de primeira viagem ganhei de presente um casal são irmãos muitas dúvidas mas tirei muitas lendo todas as perguntas e respostas.
    Mas uma ainda ficou pode acasalar sendo irmãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nenhum criador ou veterinário recomenda o acasalamento entre irmãos por problemas de consanguinidade, porém em casa quando a criação saiu do controle porque eu era também mãe de primeira viagem, teve pai prenhando filha, irmão prenhando mãe e irmãs, etc. e só tive um caso de mal formação. Você decide, mas o melhor seria mesmo que não fossem da mesma família. Abraços.

      Excluir
  20. Olá deram me uma coelha adulta ha coisa de um mes e meio, ela era de uma senhora que tinha filhos a coelha nunca saia da gaiola, só comia um tipo de ração, no fundo era negligenciada, entao a senhora optou por da-la,supostamente ela tem 1 ano de idade, apos me informar comecei a soltar a coelha de forma a ela andar pois a gaiola é um pouco pequena para ela, a gaiola tem uma toca mas ela ja nao cabe lá dentro e por muito que a troque por outra ela nao gosta e roi a gaiola até voltar a por a antiga de volta, já come uma ração mais variada, fruta e vegetais. No entanto nao me deixa tocar muito menos pegar ao colo. Como li que os coelhos são ativos á noite deixo a gaiola aberta até tarde mas assim que escurece o dia ela vai para a gaiola sozinha comer e acaba por ir dormir e nao sai mais de la ate ao dia seguinte. é normal? Embora a senhora me garantisse que era uma coelha, eu não consigo pegar de forma a confirmar e hoje ela montou as minhas pantufas, existe mais alguma forma de saber o sexo?
    Obrigada pela atenção e parabens pelo blogue é muito informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pipa. Com coelhos tem que ter muita paciência. Já deve ter lido aqui nas páginas que os coelhos são ariscos para se proteger, mas são muito carinhosos e adoram ser paparicados, mas devemos ir devagar ganhando sua confiança. Cada animal é diferente, alguns se acostumam rápido, outros precisam de mais tempo. Tive uma coelha que nasceu aqui em casa, acostumada a mim desde o ninho, mas até conseguir dar um carinho sem ela fugir me levou um ano. Já outros, desde pequenos consegui segurar no colo. Eles não reconhecem as pessoas visualmente, como todos os animais se guiam pelo cheiro e pela voz. Toda vez que se acerque a ela vai falando mansinho, mesmo que seja: aeiou, o que diga não tem importância pois não vai entender, é para ela se acostumar com sua voz e te reconhecer e identificar. Quando ouvir tua voz vai saber que é você e não outro humano. Assim vai começar a criar um vínculo de confiança, ela vai associar tua voz à comida, pois é você quem dá. Passe um tempo perto dela falando mesmo que ao mesmo tempo esteja fazendo outra coisa, quando limpe a gaiola fique falando, assim aos poucos vai criar um vínculo de confiança e vai deixar ser acariciada. Não tenha presa em saber o sexo, assim que sejam amigas e possa pegar nela você descobre. Os animais de hábitos noturnos quando criados dentro de casa ou apartamento, podem se acostumar aos horários dos donos e virar a ser diurnos. O instinto sexual é forte nos coelhos, pode acontecer de fêmeas "montar" em pantuflas, amofadas, braço, pernas, etc. Tendo mais dúvidas pode escrever. Abraços

      Excluir
  21. Olá, boa noite. A minha coelha já fez 32 dias que foi ao coelho. Ele fez o grunhido e caiu para o lado mais que uma vez, por isso acho que ela está grávida. Já é a terceira vez que ela engravida. Mas desta vez está a demorar muito para ter os coelhinhos. O que faço. Estou com medo que ela morra com os filhotes dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tem que induzir o parto. Leve ao veterinário para ele dar a medicação de induzir o parto e tenha em conta que leva 20 minutos entre receber a medicação e parir. Abraços

      Excluir
    2. Olá. A minha coelha pariu hoje, apenas um coelho. Será que ele sobrevive? Sem irmãos e irmãs? Ela fez o ninho muito bem feito e pelou-se. Acha que ele sobrevive? Ela já o pariu à 2 h e 10 minutos e ainda está vivo. Será que sobrevive. Estou com medo que ele morra.

      Excluir
    3. Calma mãe de primeira viagem!! ele sobrevive sim!! e muito bem! com todo o leite da mãe para ele sozinho!! é normal a primeira cria ser assim, 1, 2, ou 3. LEIA ATENTAMENTE toda a matéria aqui no blog para não ficar em desespero cada vez que tua coelha tenha uma atitude que você não acha legal. Abraços.

      Excluir
  22. Olá. Quanto tempo após o nascimento as crias já sabem sair e entrar no ninho por elas mesmas? Obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Aos 15 dias começam a abrir os olhos e saem do ninho. No caso de crias com muitos filhotes, como a mãe normalmente só dá de mamar uma vez ao dia, sempre fica algum com fome e sai mesmo de olho fechado procurando a mãe e se guiando acho pelo calor do corpo ou pelo cheiro. Nesse caso a mãe pode se recusar a dar de mamar fora de hora (ela não é inteligente para perceber que tem menos mamas que filhotes), mas não se preocupe, no final todos sobrevivem e ficam bonitos. Já tive coelhas com 11 filhotes e todos cresceram saudáveis. Abraços

      Excluir
  23. Olá. Tenho uma coelhinha há três meses e agora, há três dias, ganhei outra. Mas a minha primeira esta mordendo o dorso e fazendo monta na que chegou por último. Terei que separá-las, ou é questão de tempo para uma se adaptar à outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O que precisa é arranjar um macho para a velha deixar de montar na mais nova. Pode ser emprestado, vem para acasalar e depois vai embora. Agora se não quiser ter crias, só castrando. Abraços.

      Excluir
  24. Boa noite tudo bem?
    Tenho um casal de coelho, faz menos de 2 meses que a fêmea teve a primeira cria, nasceram 3, acredito que a 15 dias ela criou novamente (dessa vez foram 8) tenho chácara eles ficam no quintal, então ela cava o buraco fecha e tals... hoje reparei que ela está mto mole e tremendo mto, ela não eh agressiva mas não costuma deixar passar a mao e pegar no colo, só fica sempre perto (por viver solta em espaço grande) hje ela parecia não ter forças pra andar, dei repolho, alface, ração, como o casal vive junto e solto, ela engravidou logo em seguida do primeiro parto, quanto tempo eh bom esperar entre uma cria e outra ? Isso que ela está tendo essa tremedeira e molejo no corpo, pode ser por estar amamentando e ter tido duas cria mto perto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, eu não abro o computador no final de semana por isso teu comentário só aparece hoje, acho que vou ter que ligar para não acontecer casos como o teu. Tua coelha está é DOENTE, tem que levar ao veterinário urgente. É bom espaçar as crias, teus coelhos são de estimação então é bom dar descanso à mãe, mas não é por isso que ficam doentes, os criadores comerciais colocam as fêmeas para acasalar mais o menos aos 15 dias após o parto. É bom separar a fêmea do macho após ter certeza de que ficou prenha (ela passa a rejeitar o macho) até pelo menos 35 dias após o parto quando já pode desmamar as crias e elas já ficam independentes. Abraços

      Excluir
  25. Minha coelha pariu 14 filhotes, será que vinga todos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nunca tive cria de 14 filhotes o máximo que minhas coelhas tiveram foi 11 e apesar das coelhas ter apenas 8 mamas todos vingaram com saúde. Pode ser que perca algum. Aguarde e deixe a natureza atuar. Se for uma mãe normal vai dar de mamar só de noite uma vez e o resto do dia vai ser correr da cria faminta, mas mesmo assim eles se criam bem. Já se for uma super-mãe como eu já tive de dar de mamar de hora em hora, todos vão se criar bem fortes. Abraços.

      Excluir
  26. Ola minha coelha deu cria a 1 bebezinho so que no caso ja dura 2 dias o trabalho de parto hj eu levei ela em um lugar mais fresquinho e ela conseguiu parir
    So que os outros filhotes nao saiu ja tem 9 hrs desde que ela pariu o filhote
    Sera que e normal ouvi dizer que as femas tem 2 bolsas pode pegar 2 cria de uma vez
    Essa e a segunda cria dela
    Na minha cidade nao tem veterianario expexializado em coelhos cidade pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei como teu comentário só entrou hoje na minha caixa de e-mail. O calor faz com que o parto se atrase fazendo com que as crias cresçam muito e dificultem o trabalho de parto. Quando passar dos 32 dias de gestação tem que levar ao veterinário para induzir o parto. O calor faz também com que o macho produza menos espermatozoides então geram menos quantidade de filhotes o que faz eles crescerem mais e dificultar o parto. A temperatura ambiente tem que ser de no máximo 28ºC, coloque as coelheiras embaixo de árvores ou outro tipo de sombra. Na falta de veterinário especializado, o comum costuma atender também coelhos. Abraços

      Excluir
  27. Olá, tenho uma coelha e hoje ela agarrou meu braço tentando cruzar, agora fiquei na dúvida se realmente é fêmea... Ou isso é comum em fêmeas TB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim é comum em fêmeas que não tem macho para cruzar. Abraços

      Excluir
  28. Olá. Minha coelha já cruzou 2 vezes cm um mesmo macho. Agora, trouxe outro pra q eles cruzem mas ela está superagressiva com ele. isso é tem a ver com monogamia animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei de monogamia em coelhos, eles cruzam com todos. Se ela está agressiva, não será que está prenhe? Ficou agressiva desde o primeiro momento que viu o novo coelho? Ficou vendo os dois o tempo todo desde que se encontraram? ele pode ter prenhado ela assim que ficou com ela, são rápidos. Abraços

      Excluir
  29. Olá! Minha coelha fica solta pelo sítio com o macho (há 3 meses já, que eu saiba, nunca teve filhotes, mas pode ter tido na terra, neh? E não terem vingado). Há uns 4, 5 dias, coloquei ela na gaiola, porque tem chovido muito e achei ela meio abatida de ficar no solo tão úmido. Hoje, quando fui colocá-la num cercado com “seu esposo”, ela soltou altos grunhidos...parecia apavorada. Ele não tentou montá-la, mas só dele chegar perto, ela gritou tanto, que a recolhi correndo. Será que está prenha? Ela naquelas gaiolas padrão consegue ter filhote ou devo arranjar um local maior? Como saber quando é hora de por um ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Julia. Acho também que ela está prenha por isso está grunhindo para o macho. As gaiolas acho muito pequenas, se puder fazer um cercado para ela com um local coberto seria melhor. Clika no topo da página na aba que diz: A TOCA DO COELHO, e veja os modelos de coelheiras que eu fiz para minhas fofuras. Pelo sim ou pelo não, coloque a caixa para o ninho desde já, você não sabe desde quando ela está prenha. Modelos de caixa você já viu aqui nesta página. Abraços.

      Excluir
  30. Olá, eu de novo aqui! Kkkk primeiro, não sabia se minha coelha realmente estava grávida. Agora, não sei se ela teve. Ela cavou no chão, apesar do ninho que eu tinha feito. Cavou debaixo de um móvel. Não consigo ver nada. Os ninhos costumam ser profundos assim, que nós não consigamos ver (ao menos botando a lanterna embaixo do móvel)? Depois, ela fugiu do coelhario. Mas, volta e meia, volta pra debaixo do móvel. Ela é bem arisca. Só consegui pega-la uma vez. Não vi seio inchado nem nada. Eu veria? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Julia. Acho que ela já pariu na toca que ela fez. Não adianta tentar ver algo dentro do ninho, não vai conseguir mesmo. Deixe ela com liberdade para ir e vir cuidar da cria, tente proteger o local onde está a toca para não aparecer rato ou gato tentando matar a cria. Tal vez seja bom deixar a comida e a água perto desse móvel. Eu nunca percebi assim a simples vista os peitos inchados, elas sempre parecem normais como se não tivessem nada. Abraços

      Excluir
  31. Bom dia! A minha coelha tem crias com 23 dias e ontem eu não fechei bem a parte do macho e quando eu fui vê-los eles estavam a acasalar novamente. E agora o que faço? Ela vai regeitar as crias ou ainda vai continuando a amamenta-Las? Se regeitar como faço para lhes dar leitinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe! ela vai continuar amamentando os filhotes como se nada tivesse acontecido, mas mantenha LONGE o macho, senão ele pode matar as crias numa tentativa de acasalar de novo. Abraços

      Excluir
    2. OK. Muito obrigada assim fico mais Descansada. e quando ela agora tiver bebés outra vez posso deixar as duas ninhadas juntas que ela amamenta todos ou tenho que separá-los? Esta ninhada que ela tem agora só são 2 bebés. Bjo

      Excluir
    3. Olá. Se ela tiver só 2 ou 3 pode deixar todos juntos, mas se tiver uma ninhada numerosa vai ter que tirar os maiores para dar lugar aos menores. Também depende do tipo de mãe que ela seja, se for normal vai dar de mamar uma vez ao dia e vale o que escrevi encima, mas se for aquela super mãe que já tive uma vez que dava de mamar de hora em hora, pode deixar tudo junto que quando um se sacie dá lugar ao outro. Não esqueça de deixar sempre água limpa o tempo todo, sem água ela não pode produzir o leite. Abraços

      Excluir
    4. Muito obrigado por tudo assim já sei o que fazer quando ela tiver filhotes novamente. Eu penso que ela seja uma mãe normal da de mamar uma vez ao dia. Sim a água tenho sempre limpinha mudo 2 vezes ao dia. Obrigado por tudo. Beijo

      Excluir
  32. Minha coelha dei cria hoje mas morreu tudo, gostava de ter uns coelhos pequenos, será que posso voltar a meter o coelho? Ou tenho que espera? Quanto tempo tenho que esperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Espere uns 15 dias após o parto para levar o macho de volta para acasalar. Abraços

      Excluir
  33. Ai meu Deus, tomara que voces respondam e me ajudem. Uma coelha pariu no meu quintal, fez o buraco e pariu 3 filhotes e cobriu com pelos. Coloquei uma camera noturna longe do ninho e vi que ela veio durante a noite, umas 6 vezes, ela parava em cima do ninho e rapidinho sia, não sei se nessa velocidade ela amamentou os bichinhos. Ontem coloquei a camera de novo, mas ela não veio, estou com medo dela ter abandonado os filhotes, cheguei perto e vi que eles estão vivos, mas não mexi neles. Será que ela vai voltar? Me orientem o que devo fazer, por favor! Muito obrigada! É coelho selvagm, vivem pelo nosso condominio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora mas não sempre abro o computador nos finais de semana. Não há nada que você possa fazer, apenas fique longe do ninho e deixe a natureza tomar conta. Se você ficar andando junto da toca ou tocar nela ou nos filhotes, a mãe pode até matar as crias pois não é SEU coelho, ou seja ela não está acostumada com seu cheiro nem tem confiança em você. Quando elas dão de mamar é mesmo rapidinho. Deixe para ela um pouco afastado do ninho uma pote com água fresca. Abraços

      Excluir
  34. Por favor alguem me ajuda eu to desisperada minha coelha n quer da de mamar a seus filhotes ela tevi 5 mais 2 ja morreram e eu n sei oq fazer mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Um leitor com o mesmo problema escreveu dizendo que todo dia pegava a mãe, colocava no colo de barriga para cima e colocava os filhotes encima da barriga da coelha para mamarem. Bom, caso queira você mesmo alimentar as crias compre o "leite para gatinhos" no pet shop e dê para as crias com seringa uma ou duas vezes ao dia. Para saber se os filhotes estão com fome tem que reparar se ficam se mexendo muito, caso estejam dormindo não estão com fome, evite acorda-los para mamar. Abraços

      Excluir
  35. Olá! Tenho dois coelhos machos, um com aproximadamente 1 ano e outro com pouco mais de 3 meses, a mais ou menos 1 mês o mais velho começou a montar no outro para tentar cruzar, sempre que víamos tentávamos tirar, mas ele ficava muito agressivo e nos machucava. A frequência disso foi diminuindo e nós deixamos de se preocupar, então, há uma semana, mais ou menos, vi que o menor começou com isso também e assim os dois ficam numa disputa, rodando um atrás do outro pra ver quem vai fazer em quem, fazem muito barulho a noite.
    Não tenho como separa-los agora e nem uma fêmea para ver se o mais velho se aquieta. O que posso fazer?
    É normal o mais novo fazer isso, acho ele muito novinho pra isso, ou ele só está repetindo o que viu o outro fazer?
    Me ajuda, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os coelhos são altamente reprodutivos (só pensam nisso) o que faz ter uma tremenda necessidade de acasalar. O menor passando aos 4 meses de idade já é adulto, mas não é totalmente estrito, passou os 3 meses e já pode estar preparado para a reprodução. Não acho bom esse relacionamento entre eles, pode degenerar em brigas muito feias de até um castrar o outro. Tem várias soluções: 1- castrar os dois, 2- colocar em gaiolas ou coelheiras separadas longe um do outro e arranjar uma fêmea para cada um pelo menos. 3- trocar um dos machos por 2 fêmeas. Acho que a castração é o mais fácil. Abraços

      Excluir
  36. Oi..que bom um site que explica sobre coelhos porque não se acha nada sobre o assunto na internet...parabéns...preciso de ajuda minha coelha Deus A luz a dois filhotes e parou ..está em um canto quieta e sangrou um pouco...quanto tempo devo esperar pra ela parir o restante dos filhotes..Ela já pariu varias vezes nas nunca desse jeito..como posso ajudar ela a parir tem algum remédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana. Se tua coelha pariu outras vezes sem problemas e agora está diferente seria melhor levar ao veterinário que pode dizer ao certo qual é o problema. Uma coelha que pare só um ou dois filhotes sem ser o primeiro parto pode ser por altas temperaturas. Os machos produzem menos espermatozoides em climas muito quentes e as fêmeas atrasam o parto e tem dificuldade para parir. Tem que garantir que a temperatura onde ficam os coelhos esteja no máximo entre 28º e 30º estourando. Abraços

      Excluir
  37. Oii, preciso de ajuda. Meu coelho vai fazer 6meses,e semana passada ele acasalou pela primeira vez... Mas antes dele acasalar,ele estáva com as bolinhas inchadas,e logo após o acasalamento,ele continuo com elas inchadas. Estou muito preocupada,e os veterinários da minha cidade,não atendem coelhos. É algo grave?
    Ps:esse é o meu primeiro coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não entendi direito. Você quis dizer que estava com os testículos cheios de depois da cruza continuaram cheios? ou "inchadas" no sentido de inflamadas? No acasalamento ele concluiu dando o gritinho e caindo de lado? Abraços

      Excluir
    2. Sim,ele deu o gritinho e caiu pro lado. Eu não sei o que são,mas parece inchados,e depois que ele acasalou deu uma diminuída no inchaço,mas agora voltou...

      Excluir
    3. Infelizmente eu não sei, não sou nem veterinária nem zootecnista, mas vou tentar averiguar. Abraços

      Excluir
    4. Qual é a cidade em que você mora?

      Excluir
    5. Eu moro em passo de torres - sc

      Excluir
    6. Olá. Recebi um comentário do grupo de cunicultura em que estou inscrita:
      Boa tarde Lilia,
      Será que a tutora não está simplesmente vendo os testículos do coelho? Pq os machos muitas vezes podem andar com eles recolhidos e por isso ela pode nunca ter reparado. Como ele teve contato com um coelha para cobertura, a excitação faz com que os testículos fiquem bem expostos antes e após a monta. Acredito que seja isso, por ela afirmar que é seu primeiro coelho.
      Att,
      Kassy

      Excluir
  38. Olá, tenho um casal de coelhos. Não sei a idade deles, pois eles já chegaram grandes. Hoje, a fêmea deu 3 filhotes, é a primeira cria. Separei ela do macho, mas já li uma vez que se eles ficarem muito tempo separados um do outro, podem brigar quando recomeçarem a conviver. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pela minha experiência não acontece briga por separação prolongada. O que deve acontecer é que juntando novamente o macho à fêmea, o primeiro que ele vai fazer é acasalar e ela deixar (os 2 estiveram de "jejum" muito tempo) e assim que a fêmea ficar prenha não vai querer mais saber do menino e ele ainda vai estar com vontade, então pode ter briga, ou não, dependendo do temperamento dos coelhos. Não é conveniente deixar o macho junto com a mãe e a cria, pois ele pode matar os filhotes para acasalar de novo. Abraços.

      Excluir
  39. Boa tarde. Tenho uma ninhada com 4 dias. O que eu pensava serem 2 machos eram um casal. Como não tinha nada preparado a coelha fez ninho mas o pelo está muito espalhado. Nunca vi os coelhinhos, só sei que nasceram porque vejo o pelo a mexer, nem sei quantos são. Como estão completamente tapados tenho receio que a mãe não os esteja a amamentar corretamente. Também preciso de limpar a coelheira mas tenho receio de lá mexer. A comida e a água estão à entrada . O que me aconselha pf. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não abri o computador no final de semana por isso só agora respondo. Não se preocupe, deixe eles quietos, tem mesmo que ficar agasalhados embaixo dos pelos. Não mexa no ninho nem para limpar. Não sei como é sua coelheira, mas não se acerque ao ninho. Separe o macho para não matar as crias. Qualquer coisa pode escrever de novo. Abraços

      Excluir
  40. Boa tarde. Tenho uma dúvida, e se a coelha se enxertar com 2 meses? Tenho uma coelha pequena, notei que ela está com a barriga muito gordinha, e ela teve acesso a casa do coelho macho. Devo me preocupar? Qual a chance dela morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho muito difícil ter ficado prenha com 2 meses, como está em face de crescimento ela deve estar simplesmente engordando. Nas minhas coelhas nunca notei elas de barriga mais "gordinha" quando estavam prenhas. Se a barriga continuar engordando leve ao veterinário que pode ser doença. Abraços.

      Excluir
  41. Tenho duas coelhas preciso separalas quando parir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho conveniente sim separara-las quando uma delas parir. Abraços

      Excluir
  42. Ola, tenho uma coelha de 2 anos, que é fêmea (sim, eu verifiquei outra vez) e que nunca teve contato com outro de sua espécie. Hoje eu adotei mais uma de 3 meses, a mais velha tenta subir em cima dela para procriar mas ambas são fêmeas, além de q meses atrás a mais velha arrancou os próprios pelos tentando fzr um ninho sem nunca tee acasalado e nunca ter parido. Alguma explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia. Sim, tem explicação para tudo. Os animais (por muito que seus donos queiram acreditar) não são "inteligentes", então o comportamento é regido pelo instinto, o de reprodução é um dos mais fortes. Quando não tem um parceiro(a) tentam com outro do mesmo sexo e até com as pernas das pessoas ou almofadas, etc. Muitos donos de cachorros passam vergonha quando seus pets em cio se esfregam nas pernas das visitas. Com os coelhos mesma coisa, vão montar uma em cima da outra. Se não levar a brigas, não se preocupe, se começam a brigar vai ter que castrar ambas. A maior preparou ninho porque estava com gravidez psicológica, com certeza depois de uns dias tudo voltou ao normal, certo? Abraços

      Excluir
  43. Boa noite. Os meus coelhinhos já têm 5 semanas e estão muito bem. A sua ajuda foi preciosa, obrigada. Disseram-me que posso dar-lhe alface e espinafres, é verdade? Eu tenho medo que provoque problemas intestinais. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima. Pode dar folhas de preferência escuras como espinafre, couve e as folhas do brócolis que eles adoram. Preste atenção ao lavado das folhas, lave e deixe de molho uma meia hora em água com vinagre para desinfestar. Abraços.

      Excluir
  44. Olá, tenho um coelho mini lop, e queremos arranjar uma coelha fêmea. Gostaria de saber se coelhos da mesma ninhada podem ter filhotes juntos(tipo, coelhos "irmãos" podem acasalar e ter filhotes saudáveis?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca é aconselhável a cruza entre irmãos, ou pais e filhos. Se arranjar uma irmã para teu macho pode ser que tenha ou não problemas. Veja bem, aqui tive pai prenhando filha, irmão prenhando irmã e prima e só tive um problema de dentes, mas o casal original era o macho de uma cidade e a fêmea de outra, sem relação um com outro. Se arranja uma irmã para teu coelho e resulta que ambos são filhos de pais irmãos também a possibilidade de mal formações aumenta. Se são de ninhadas diferentes mas dos mesmos pais vale do mesmo jeito. Abraços

      Excluir
  45. O que devo fazer encontrei 3 coelhos na rua e peguei eles até aparecer o dono anunciei no face e nada Então eles estão aqui tem 2 meses. Por inexperiência ontem um deles dei cria. E ela rejeitou os filhotes comendo as patas de dois deles. Então tirei de perto e estou cuidando dando leite em seringa e coloquei garrafas pets com água quente e bolsa térmica pra aquecer eles. Não sei se eles vão vingar. O que posso fazer nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O leite adequado para dar para eles é o de gatinhos comprado no petshop. Continue mantendo os filhotes aquecidos, como cama use algodão desfiado tanto embaixo como encima, pode cobrir sem medo. Embaixo do algodão, sobre a base o piso coloque várias folhas de papel absorvente. Os filhotes mamam então fazem xixi, quando estão com as mães elas lambem os filhotes para limpar e secar, no seu caso vai depender do papel absorvente que quando ver que está úmido tem que trocar. Sorte como "mamãe coelha". Abraços

      Excluir
  46. Olá, boa tarde,bom,minha coelha já teve engravidou várias vezes e, na última gravidez dela que foi recente, ela ficou estranha, não está querendo comer mais e nem beber água, estou tendo que dar na seringa por conta disso, minha mãe está suspeitando que talvez seja por ciúmes pois uma das filhas dela que já está um pouco grandinha é fêmea e o "marido" passa muito tempo perto da filha do que com ela, mas eu não sei se é isso ou outra coisa. Estou preocupada pois no momento não estou com condições para levar ela ao veterinário. Você pode me dizer o que pode ser?Estou muito preocupada de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Desculpa a demora mas não sei por que este comentário ficou sem responder. O mais provável é que seja doença mesmo. Se as fezes não estão normais ou a urina for preta não tem jeito, só veterinário para diagnosticar e medicar. Abraços

      Excluir
  47. Oi eu tenho uma coelha. Criada no quintal ela já está com 28 dias de gestação mais já abriu um buraco no quintal e fechou. Será que ela já teve os filhotes estou preucupada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É assim mesmo, prepara a toca e fecha. Abre só quando vai parir e fecha de novo para evitar que predadores matem a cria. E até que os filhotes tenham condições de sair ela vai abrir, dar de mamar e fechar de novo. Você tal vez nem veja, a amamentação é geralmente de noite e leva poucos minutos. Tem exceções, mas em geral é assim mesmo. Se o macho estiver com ela SEPARE ATÉ O DESMAME, 35 dias após o parto. Abraços

      Excluir
  48. Olá, sou novo com coelhos, meu casal acasalou só que não percebi o momento do acasalamento e notamos que a barriguinha dela estava mais cheia, eles são criados em quintal, duas semanas depois que notamos, hoje na data de 14/12 ela pariu somente 1 filhote, quase do tamanho de um dedo, é normal? Ela ter só um? Enquanto ela pariu não estávamos em casa, então o macho acabou ficando no mesmo lugar que ela no momento, ela não tirou os pelos ou muito menos fez ninho, mas quando ela aparentou estar agressiva dias depois notamos a barriga, queria saber se é normal ela ter 1 somente, minha coelha não é tão grande, o macho sim, maior que ela um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim é normal a primeira cria seu um ou dois, e também pode morrer algum no parto. Também é comum a fêmea não preparar o ninho o faze-lo mal, após o segundo parto já costumam fazer tudo direitinho. Separe o macho que pode matar as crias para acasalar de novo (eles só pensam nisso!). As crias são pequenas nascem sem pelos e de olhos fechados. Coloque algodão embaixo e encima do filhote mas cuidado!!!! coloque luvas e antes de tocar na cria passe a mão enluvada pela mãe para a luva ficar com o cheiro dela. Deixe mãe e filhote sozinhos e só vigie, ela só deve dar de mamar de noite e pouco tempo. Leia a matéria acima para mais detalhes. Abraços

      Excluir
  49. Olá, minha coelho netherland dwarf tem 4 meses, vi q atingem a maturidade sexual com 5 meses, já tenho um macho adulto. Li a respeito da reprodução e vi que é mais recomendável esperar até os 7 meses pra futura mamãe ter mais experiência para sua primeira cria, devo aguardar os 7 meses, ou já posso deixar cruzar com 4 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline. Eu não tive minis em casa, só coelhos comuns, de qualquer maneira esperar um pouco não faz mal nenhum. Inclusive você vai ter que regular as cruzas deles para não ter um parto cada 30 dias. Abraços

      Excluir
  50. Oii , minha coelha cruzou dia 1 desse mês, separei ela e macho, porém ontem fui limpar o espaço que eles ficam e acabei deixando o macho escapar, e eles cruzaram denovo o macho caiu ,aos a está prenha então porque aceitou o macho ? A barriga está bem durinha o peito inchado e o pelo saindo muito e ela está arisca. Porque será ela aceitou ele se está prenha de 20 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acontece, é raro mas acontece as vezes a fêmea aceitar o macho uns dias antes do parto. Você tem que ficar atenta pois daqui a 30 dias vai ter um segundo parto e os filhotes do primeiro vão estar com 20 dias mais o menos. Aí você vai ter que gerenciar a situação. Se no primeiro parto só teve um ou dois filhotes pode ser que possa deixar todos juntos, mas atenção a que os maiores não machuquem os menores. O ideal é perto do segundo parto fazer um ninho novo. Mas se precisar separar tal vez tenha que deixar a mãe um pouco com uns e um pouco com os outros pelo menos até que os primeiros tenham 30 dias e possam ser desmamados. Abraços

      Excluir
  51. Boa noite tenho um casal de coelhos e a fêmea hoje está agitada puxando o foro do sofá , eles ficam dentro de casa , ela tá puxando tdo qdo é pano para traz do sofá , o macho hoje já subiu nela várias vezes , ela fica correndo dele ..não sei oq fazer ..parece q ela.ta chorando ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Karol!! sua coelhinha vai ter filhotes!!! Ela está preparado o ninho, em até uma semana ela deve parir. Deixe no chão junto do sofá algodão meio desfiado para ela usar para fazer o ninho. SEPARE O MACHO IMEDIATAMENTE!!! Se ela não o aceitar ele pode machucar-la, se ela aceitar vai ter um segundo parto em até 30 dias do primeiro, logo depois de parir o macho pode matar as crias para acasalar de novo (eles só pensam nisso). Abraços

      Excluir
  52. Oi minha coelha deu cria, porém de madrugada vi que ela deixou um coelho em cada lugar do quintal, junto 6 coloquei em uma caixa parece que estão com fome o que faço? Ela não chega perto deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Será que foi a mãe mesmo que espalhou? É sempre a mãe que paga o pato, mas será que não tem possibilidade de algum predador entrar no quintal? gatos dos vizinhos, ratos, saruês... eles podem ter entrado na toca e pegado as crias e largado no caminho de fuga se foram seguidos ou assustados pela coelha ou outro animal ou luzes que se acenderam dentro de casa, etc. Quando pegou nos filhotes teve o cuidado de usar luvas para não deixar seu cheiro nas crias? As coelhas geralmente só amamentam a noite quando tudo está silencioso e tranquilo, e é por poucos minutos. Fora disso elas costumam ficar longe do ninho para não chamar a atenção dos predadores. Abraços

      Excluir
    2. Coloquei a em um cômodo da casa com os filhotes , os pelos estavam espalhados também , coloquei numa caixa e estão com ela , obrigado

      Excluir
  53. Oi a cria que falei agora estão dois com barriga bem grande e o resto com a barriga mucha , será fome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nas ninhadas sabe ter uns mais "espertinhos" que grudam logo na mama e não soltam, então mamam mais que os outros. Abraços

      Excluir
    2. E também que a coelha tem algumas mamas que dão mais leite que outras. Abraços

      Excluir
  54. Eu mim chamo João vithor eu queria saber se a coelha só amamenta seus filhotes quando pegar cria de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Vithor. A coelha, como todos os mamíferos, começa a produzir leite logo após o parto e vai durar enquanto os filhotes estejam amamentando pois o fato de eles mamarem estimula as glândulas da mama e assim continuam produzindo leite. Abraços

      Excluir
  55. Oi minha coelha morreu ontem a noite, não sei o motivo ainda, mas deixou 4 filhotes com 11 dias ,um morreu e um tá fraco demais , tentei dar o leite na seringa, na mamadeira para gatos e eles não mamam apenas algumas gotas , as barrigas estão muchas. Me ajuda por favor , se puder me chama no whats 11943111718

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Filhotes com 11 dias fracos e não querendo mamar devem ter pego a doença da mãe, já aconteceu comigo. Descobri que a mãe estava doente pouco antes do parto, salvei ela mas os filhotes foram morrendo começando pelos mais gordinhos que mamavam mais até o último. Pode tentar continuar amamentando com leite para gatinhos que vende no pet shop ou levar ao veterinário mas não se iluda muito. Abraços

      Excluir
  56. Tenho uma coelha de 2aninhos, e peguei uma femea de uns 5 meses. Não teve nenhuma briga, mas a maior fica montando na mais nova, a minha preocupação é dela esmagar e matar a pequena. Elas nao brigaram até agora, só que a maior é gordona e fica montando mesmo na menor, nao sei se tem perigo e o que eu devia fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não acredito que esmague porque a maior fica apoiada nas patas traseiras onde deposita seu peso, o que pode acontecer são feridas pois a de cima pode morder a de baixo no pescoço para mantê-la quieta. Verifique. O ideal seria castra-las. Abraços

      Excluir
  57. Olá, minha coelha pariu hoje. Pelo que vi são uns 4 coelhos. Ela já expulsou a placenta e normal ter um pouco de sangramento depois disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não saberia te dizer porque minhas coelhas pariram sem eu assistir e quando vi estava tudo normal, e nem uma gotinha de sangue nem nela nem no chão, tudo limpinho. Só um veterinário poderia te responder com certeza. Abraços.

      Excluir
  58. Oi tudo bem? Então eu gostaria de saber após quanto tempo depois do parto eu posso colocar a coelha com o coelho, que é o casal dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Veja, o mais acertado é juntar depois do desmame, 35 dias após o parto. Se juntar antes pode ser que o macho mate as crias para poder acasalar de novo, ou simplesmente acasalar e 28 ou 30 dias depois tenha uma nova ninhada. Abraços

      Excluir
  59. Olá meu nome é Rodrigo, eu tenho um coelho macho a alguns anos, eu gostaria q ele conhecesse uma fêmea para q eu ficasse com um dos filhotes q fosse da mesma linhagem, como eu posso fazer isso ? As lojas de pet fazem essas coisas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora mas o Google mandou teu comentário para a pasta de spam e só vi hoje. Não sei se os pet shop tem serviço de namoro pet,mas pode perguntar e também ver se deixam colocar recado para ver se acha namorada.

      Excluir
  60. Olá boa noite, tenho um coelho de 8 meses que está comigo a 2 meses. Andava sentindo ele muito quieto, ele é livre pela casa mas não estava saindo muito longe do cantinho dele para conhecer o resto da casa. Então compramos 2 irmãozinhos que tem quase 2 meses cada um, a princípio 2 fêmeas ( não deram certeza na pet). Apresentamos eles em um cómodo neutro os bebés dentro da gaiola e o anfitrião solto no quanto, foram muito cordeais se cheiraram lamberam, e parecem gostarem um do outro. Dia seguinte soltei os bebés pela casa e prendi o outro no local dele que de tudo fez para sair e conseguiu, foi logo atrás deles querendo cruzar (acredito que para mostrar que é ele quem manda aqui), mas em seguida separei pois os bebés já estavam assustados e fugindo. Minha pergunta é se posso tentar ir juntando eles ou devo esperar mais quanto tempo?? Agora tenho os bebés em uma gaiola junto no mesmo ambiente do outro que está sempre la cheira los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bem, se o velho não atacou os novos, só quis cruzar possivelmente os novos são 2 fêmeas ou seu coelho não vai brigar pelo território. Mas ter 2 fêmeas pode dar briga entre elas a partir dos 3 meses de idade por posse do macho ou marcação do território. Também pode ser que não briguem, vai depender do temperamento de cada uma, vai ter que monitorar o comportamento delas. O macho foi em cima das meninas para acasalar por instinto mesmo, não para mostrar que é que manda e vai continuar a fazê-lo. Assim que as fêmeas completem 3 meses vão permitir o acasalamento e aí você vai ter outro problema: muiiitooosss coelhinhos!!!!! veja minha experiência clicando na postagem "criação caseira de coelhos" (abaixo) e tem a postagem anterior também. De qualquer maneira assim que acasalarem é bom separar o macho até o desmame e separar as fêmeas uma semana antes do parto dando um cantinho para cada uma. Vai lendo tudo o que está no blog e se tiver mais dúvidas escreva de novo. Abraços

      Excluir
  61. Minha coelha pariu está madrugada, encontrei dois filhotes no corredor, juntei e pus em um ninho, ela está inchada e quente por baixo do pescoço até a piriquita. Isso é normal? Qnd o macho chegou perto dos filhotes eles ficaram fazendo uns gritinhos daí prendi o macho separado. Ele pode matar os filhotes ou ele só estava cuidando? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Geralmente não abro o computador no domingo. Primeiro, deixe o macho longe dos filhotes que pode matá-los para poder acasalar de novo com a fêmea. O mais importante: leve a mãe ao veterinário, não é normal ficar inchada nem quente. Se a mãe morrer pode tentar salvar os filhotes dando leite de gatinhos que compra no pet shop, eles mamam uma vez por dia quando estão com a mãe. Abraços

      Excluir
  62. Oi, eu tenho uma coelha de 3 meses desde o dia q eu peguei ela, ela nunca teve contato com macho e nem com nenhum outro coelho, ontem eu peguei mais uma coelha q tem 1mes porém minha coelha mais velha fica tentando cruzar com a outa ( observação antes de eu pegar ela foi verificado pra saber se era fêmea ou macho e era fêmea msm ) mas ela fica tentando cruzar com a outra fêmea, o q devo fazer? Isso é normal pelo fato dela nunca ter contato com nenhum macho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, é comum as fêmeas tentarem montar em outras quando não tem macho por perto, acho que é uma forma de dizerem que estão querendo acasalar pois assim que você coloca um macho junto, elas assumem sua posição para serem cobertas. O ideal seria castrar as duas, senão vai ser sempre uma perseguição da maior na menor, e quando esta atingir a maturidade sexual pode até dar brigas entre elas. Abraços.

      Excluir
  63. Ola, estou com uma duvida, tenho um casal de netherland, cruzaram e hoje 32 dias apos ela pariu, porem os dois ja nasceram mortos até tive que ajudar tirando eles, eram bem grandes, seria por conta do calor ? Posso tentar colocar eles pra cruzarem de novo? Apos quantos dias?

    ResponderExcluir
  64. Olá. 32 dias de gestação passou do normal que é de 28 a 30 dias e o calor sim pode ter feito prolongar o tempo de gestação, e os fetos cresceram muito, e na dificuldade do parto morreram antes de sair. Garanta uma temperatura ambiente máxima de 28°C para ambos, tanto da fêmea como do macho. Temperaturas altas também diminuem a produção de espermatozoides. Aguarde uns 10 dias para juntar de novo. Leia todas as páginas para estar mais informado sobre como cuidar de seus orelhudinhos fofos. Abraços

    ResponderExcluir
  65. Tenho um casal de netherland dwarf, a femea esta com quase 4 meses e o macho com 5 ,ja querem cruzar, posso deixa-los cruzar e ter filhote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Eles estão em condições de acasalar e reproduzir, vai depender de você querer ter muitos orelhudinhos fofos em torno de você.

      Excluir
  66. Boa tarde!!
    Temo um coelho em casa. Ele vive só. Porém esses dias adotamos uma cachorrinha… está uma agonia… o tempo todo o coelho fica em cima dela. Chega até a soltar um liquido branco. Estamos preocupados. O q devemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Teu coelhinho quer acasalar (eles só pensam isso!) e aproveitou o que apareceu. Não diz o ditado "quem não tem cão caça com gato"? Bom, é isso. Acredito que o líquido branco seja o sêmen. A solução é castrar o coelho.

      Excluir
  67. Olá, tenho um casal de coelhos e suspeito que a coelha esteja prenhe, antes ela deixava pegar na barriguinha dela, hoje não deixa nem chegar perto, e ficava lá no quintal brincando e comendo, essa semana ela só fica dentro de casa e embaixo da cama, não deixa mais o macho subir, ela fica cavando meu tapete de pelos que tenho no quarto e cortando qualquer pano, será que ela está prenhe e ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas. Tudo indica que ela está prenhe, sim. Tal vez numa semana esteja tendo coelhinhos. Deixe sempre um bom caneco de água fresca, não deixe faltar.!!

      Excluir
    2. Olá, ela só começou a “arrumar” o ninho dela hj!! Digo “arrumar” entre aspas pois ela BAGUNÇOU TODO O MEU QUARTO 😂😂😂, fiz um substrato de uns pedaço de papel higiênico, algodão e feno, fiz a caixa ninho para ela mas ela preferiu embaixo da minha escrivaninha, cortou minhas meias, e bagunçou todo o tapete puxando, mas ainda não pariu, será que está perto do parto?

      Excluir
    3. Olá, só vi agora! já pariu? se não fez deve acontecer a qualquer momento. É assim mesmo, elas escolhem o local do ninho, o jeito é a gente colocar a caixa ou caixote no local que elas escolheram. Pode não acreditar mas minha Branca de Neve resolveu arrumar o ninho ao lado da caixa que eu tinha deixado para ela. Eu pegava a palha que ela deixava no canto colocava dentro da caixa, ela tirava e colocava de novo no canto que tinha escolhido, no final eu peguei a caixa e coloquei no local onde ela estava preparando (movi 20cm de lugar) e pronto! arrumou o ninho dentro da caixa! Manda noticias!!

      Excluir
  68. Minha coelha na primeira cria deu 4 filhotes saudáveis,porém ela pariu novamente mais somente 2 filhotes e menores do que a cria anterior,isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coelhas geram os óvulos na quantidade exata de espermatozoides que o macho deposita. Agora assim sem nenhum outro dado é difícil avaliar.

      Excluir
  69. Olá, aqui costumavam fazer o ninho em 2 etapas, uma semana antes do parto preparavam o ninho e no dia do parto completavam com mais palha e tiravam os pelos do peito para forrar o ninho e aí pariam. Nunca vi sangramento mas as minhas não ficavam dentro de casa. Fique observando.

    ResponderExcluir
  70. Olá. Tenho um casal de mini coelhos e crio eles desde filhotes e nunca cruzaram, eles já tem 8 meses. São de pais diferentes. Posso separa-los e usá-los para reproduzir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Coelho que não cruza é bem estranho! Tem certeza que são casal mesmo? não são 2 fêmeas ou 2 machos? Se quiser pegar um para reproduzir com outro de outro dono, tudo bem, mas primeiro leia direitinho como distinguir macho de fêmea para ter certeza que a falta de acasalamento foi mesmo indiferença.

      Excluir
  71. Olá, tenho um casal estão com 4 meses vivem no quintal e de noite coloco dentro de casa. Ontem a coelha cavou uma toca no quintal e hoje ela tampou. Li várias coisas aqui, que provavelmente ela vai parir daqui 1 semana.. eu ia castrar o macho pois não queria que reproduzissem.. mas acho que agora já foi né? rs você aconselha a deixar ela seguir com a toca ou eu faço uma toca pra ela com caixote de madeira como você falou aqui no blog?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se fizer um caixote agora que ela já fez a toca pode ser que não aceite, mas por outro lado se deixar do lado de fora não vai poder entrar mais ela de noite e então vai ter que proteger a toca contra as intempéries e contra os predadores. Contra a intempérie porque a coelha não vai ficar dentro da toca, só vai entrar para amamentar, e dependendo do celo maternal pode ficar longe ou pode ficar deitada do lado de fora que nem minha Princesa se molhando na chuva. E contra os predadores: gatos, ratos etc que podem atacar e matar os filhotes. Acho que vale a pena tentar a caixa dentro de casa com algodão dentro e um pouco de feno junto com o algodão. Também vai ter que separar o macho até o desmame, melhor separar e castrar logo, depois do desmame castra a fêmea. Se entra eles de noite não esqueça de deixar muita comida, água e verde pois os coelhos são de hábitos noturnos e comem mais de noite que de dia. Abraços

      Excluir
    2. Olá. Atraso no parto, parto muito longos, filhotes que nascem mortos e que geralmente são grandes, pode ser por clima muito quente. Leia a parte de GESTAÇÃO E PARTO acima. Coelha na primeira cria pode ter poucos filhotes e pode não preparar o ninho. A partir da segunda cria já tem que poder fazer tudo direitinho. Veja também a amamentação, as coelhas só dão de mamar uma vez ao dia exceto casos raros de mães super protetoras. Se vai ter mais filhotes não tem como saber. Se na sua cidade tiver veterinário especializado em animais silvestres seria bom consultar. Abraços

      Excluir
  72. Olá tudo bem
    Eu tenho uma coelhinha holandesa anã gostaria de saber se por aq conseguiria uma parceira pra ela ter filhote e dividiria a cria
    Percebo q ela fica fazendo ninho pelos cantos da casa e gostaria de ter outro coelho sendo filho dela ela é marrom e linda meu wats 11 932288699

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção para donos de coelhos holandesa, nosso leitor está procurando parceiro para sua coelhinha.

      Excluir
  73. Oi tudo bem? Tenho uma coelha a 1 ano já. E a 1 mês resolvi ter outro coelho um macho. O macho tem 6 meses e começou a tentar pegar a fêmea. Porem els tbm está tentando pegar ele.nao estou entendendo isso . Olhei e vi que ela é fêmea. Estou sem entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Desculpa a demora em responder mas estava viajando. Não se preocupe. A fêmea ficou muito tempo sozinha sem acasalar e elas fazem isso mesmo, tentam montar no macho ou outra fêmea. Assim que acalmar o macho vai conseguir cobrir ela e possivelmente (quase seguro) em 28 ou 30 dias vai ter coelhinhos. Abraços.

      Excluir

Os comentários não são publicados automaticamente, passam primeiro pelo meu e-mail para autorizar por isso podem demorar um pouco para serem publicados.
A quantidade de comentários é limitada, então para entrarem novos tenho que ir deletando os mais antigos ou repetidos.

Obrigada pela visita.