A TOCA DO COELHO


Qual a melhor maneira de criar um coelho de estimação? Solto? Em gaiola? Em cercado? Em coelheiras?


Nada mais lindo do que um coelho solto no meio do jardim pulando, comendo e cavando suas próprias tocas, mas, o que é bom para o animal solto na natureza não sempre é bom para nossa mascote dentro dos limites da nossa casa.

No seu habitat natural o coelho tem espaço quase ilimitado e tudo o que precisa para crescer e se reproduzir, e também os predadores naturais para o controle da superpopulação.

Mas dentro dos limites da nossa residência a situação não é a mesma. Temos um tamanho limitado de jardim onde mesmo que cultivar-mos capim para eles comerem, pode não ser suficiente já que eles depredam muito as plantas.


E tem o fato do coelho ser um animalzinho muito destrutivo, um verdadeiro predador. Em países que importaram o bichinho como a Austrália, onde não tinha seus predadores naturais, os coelhos se transformaram numa verdadeira praga destruindo as plantações e hortas.

Dentro das cidades o coelho tem também seus predadores: os gatos ou cachorros da vizinhança, principalmente os gatunos que sorrateiramente durante a noite entram nos jardins e pegam os coelhos. Mas, alguém gostaria de ver os filhotinhos da sua mascote devorados pelo gato do vizinho? Claro que não. Então o controle da reprodução e a distribuição do alimento têm que ser controlada pelo dono.

Vamos a analisar todas as possibilidades.

COELHO SOLTO NO JARDIM OU PÁTIO

Para quem tem apenas um coelho, e faz questão de ter o fofinho solto no jardim ou pátio, tem que ter em conta o seguinte:

1 – todas as árvores deverão ter uma proteção no tronco até a altura máxima que alcança o coelho em pé nas suas patas traseiras, senão ele vai comer a casca da árvore e ela vai secar
 2 – não pode haver nenhuma das plantas desaconselháveis para a alimentação (ver a página de alimentação)
3 – têm que ter lugares sombreados e frescos, o coelho não suporta altas temperaturas
4 – se tiver partes com terra, ele vai cavar tocas, curtas, compridas, uma ou várias. Se caminhar sobre os túneis o teto pode desabar com o peso da pessoa e matar o coelho se estiver dentro
 5 – deverá ter de qualquer maneira uma casinha onde ele se abrigar, um lugar onde a chuva não entre para colocar o caneco com a ração
6 – o terreno todo plantado não é garantia de alimentação, eles depredam de tal forma que em pouco tempo o terreno fica em terra nu e é preciso trazer verde de fora
7 - o pátio deve ser murado e com proteção para impedir a entrada de gatos vizinhos, não esquecer que gatos sobem pelos muros, grades e telas de arame.

Se tiver um casal fica impraticável, pois em alguns meses após chegarem à idade de reprodução, o simpático casal pode ter se transformado em uma superfamília de quase 100 animaizinhos.

E tem que se ter em conta que os coelhos assim que atingem os 3 meses para a fêmea e os 4 meses para os machos, já são adultos e vão brigar entre eles pelo domínio do território, pela comida, e pela posse da fêmea (no caso de machos), e briga de coelho é feia!! É pelo voando por todo canto e animais feridos a dentadas.

O coelho só é manso para com os de outra espécie, submisso às pessoas, e medroso ante os predadores e animais maiores, mas entre iguais seguem o instinto de todos os animais silvestres. Quanto menor seja o espaço que tem que dividir, maiores são as possibilidades de brigas.



COELHO EM CERCADOS

Com cercados a situação fica mais controlada. Pode se ter um ou vários setores cercados para acomodar os coelhos, e outro plantado para alimentação onde os coelhos não tenham acesso, e que sirva para o fornecimento do verde.


Assim, podem-se ter um jardim, uma horta, árvores, etc. longe dos dentinhos dos coelhos.

Não esquecer que gatos sobem pelos muros, grades e telas de arame, então o pátio deve ser murado e com proteção para impedir a entrada de gatos vizinhos.

Os cercados têm que ser separados por sexo, e de preferência não contíguos, mesmo sendo 2 cercados do mesmo sexo.



No cercado deverá ter uma casinha onde a chuva não entre, com tamanho suficiente para se abrigarem todos e para colocar os canecos com a ração e a água.


Assim que os láparos sejam desmamados, devem ser colocados já separados por sexo nos cercados. Se tiver 2 ou 3 fêmeas ao mesmo tempo com ninhadas quase da mesma idade, podem se juntar os filhotes, mas ao mesmo tempo. Exemplo: uma coelha com láparos com 30 dias, outra com filhotes de 28 dias e outra já com os láparos com 35 dias prontos para o desmame e se tem 2 cercados: um para machos e outro para fêmeas. Tem que esperar os menores atingirem os 35 dias, e ai num dia só colocar todos os filhotes nos cercados. Se colocar uma turma antes da outra, quando chegar a nova turma pode ser atacada pela que já está no local que considera o espaço como seu território.

Até atingirem a idade de reprodução dificilmente haverá qualquer briga entre os coelhos, mas assim que ficarem adultos eles vão brigar pela posse do território. Porém, cada caso é um caso.

Cada coelho tem seu próprio temperamento, não é bichinho de pelúcia saído da linha de produção de uma indústria. Têm alguns com espírito de liderança, têm outros mais submissos, tem alguns agressivos, tem outros mansos, por isso a convivência de mais de um coelho por cercado pode variar muito.

Pode ter casos de um grupo de vários coelhos coexistirem num mesmo cercado sem brigas, onde um é o líder do grupo e os outros são submissos e todos se dando bem, comendo e dormindo juntos sem atritos, ou com algumas correrias para demonstrar quem manda, mas sem consequencias nem feridas.

Pode ter uma turma com mais de um coelho de temperamento forte querendo ser o líder, e vão brigar pela posse do território.

Pode ter um coelho dentro da turma que seja agressivo, brigue para ser o líder e, além disso, não deixe os outros coelhos comer ou beber. Já tive um caso assim, 6 coelhos num cercado. Todo dia era briga e não conseguia identificar o mais agressivo mesmo ficando muito tempo na beira do cercado assistindo as correrias com atenção. Numa hora era dois a brigar com o terceiro, e logo após o par mudava, e no final chegava a conclusão de que era todos contra todos, e para piorar a situação eram todos brancos idênticos.

Quando ficaram 3 ficou mais fácil de ver, ficou o mais agressivo e 2 mais mansos. Foi 1 contra 2. Assim que colocava a comida o líder comia, quando se fartava e se afastava chegavam os outros ao caneco, mas mal começavam a comer o líder os corria da comida. Num caso assim, só coelheiras individuais.

Detalhe importante: como os coelhos são de hábitos noturnos, dificilmente as brigas se dão de dia, normalmente são durante a noite quando estão mais ativos. O que se nota é pelo por todo canto de manhã, e os animais feridos.



COELHEIRAS INDIVIDUAIS



É, a meu ver, a melhor maneira de criar os coelhos de estimação. Um local cercado com tudo o que o coelho precisa e da sua exclusiva propriedade. É assim que tenho os meus coelhos.





As coelheiras podem ser contíguas com separação de gradeado o tela para que os animais tenham a sensação de estarem acompanhados, mas NUNCA um macho ao lado de uma fêmea, eles estariam o tempo todo tentando se acasalar e roeriam a tela de arame e assim se ferindo. Além do mais essa situação os deixaria estressados e a fêmea, mesmo não acasalando pode apresentar sintomas de prenhez psicológica.


100 comentários:

  1. Boa tarde! Ganhei um coelho de 30 dias macho (Auguri) e resgatei uma femea de 6 meses (Shalú). Ambos estão se dando muito bem. Estou tentando fazê-los usar o banheirinho de gato com forraçao de pedacinhos de Madeira pois quero deixa-los durante a noite dentro de casa mas minha preocupação é durante o dia. Tenho uma horta toda cercada, sendo que os canteiros são mais altos (altura de 3 blocos de cimento) e entre eles tem partes com terra e partes com grama sintética. No primeiro dia que os coloquei, ja conseguiram saltar para dentro da horta e fizeram um estrago. Estou agora colocando cerca de mais ou menos 30cm em torno dos blocos também e entre um canteiro e outro colocarei 2 casinhas para toca e uma para abrigar a comida. Pensei em fazer de Madeira uma toquinha pra eles, com apenas um buraquinho para entrar. Vc teria algum modelo ideal?? Também estou tendo dúvidas quanto a deixar os animais soltos devido às tempéries. Ouvi dizer que mirrem facil de pegam friagem ou gripe. Como posso fazer para evitar correntes de ar frio? E no inverno? Aqui chega a 10 graus no inverno. O que é melhor para forreção da toca? Feno? Serragem? Posso espirrar óleo de citronela para evitar pernilongos e outros bichos na toquinha? O que fazer para evitar insetos dentro da toca? Tenho medo de entrar alguma aranha. E para formigas na comida?? O que fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris

      A temperatura ideal para os coelhos é de 18ºC a 22ºC, fora disso tem que proteger do frio e do calor.

      O maior perigo é a umidade, se ficam úmidos pegam micose, gripe, etc.

      Outro perigo de estarem soltos no quintal são os gatos ou ratos que possam entrar.

      Formigas tem que combater nos formigueiros, não pode botar veneno onde eles pisam, pernilongos não se preocupe, não conseguem passar pelos pelos, eles nem sentem.

      Melhor fazer uma coelheira grande com telhado, onde você possa protege-los. Aqui tem uns modelos, e daqui uns dias quando ficar pronta minha nova coelheira vou colocar também.

      Abraços

      Excluir
  2. ola tudo bem bom ganhei uma coelha femea hoje e ela parece um pouco triste pode me ajudar a deixar ela feliz animada? tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly

      Por que você acha que ela está triste?

      Se é porque não está correndo o tempo todo, veja que os coelhos correm para escapar dos predadores, caso contrário apenas andam.
      Se é porque está quieta, dorminhoca e quase sem comer, veja que coelhos tem hábitos noturnos, de dia, principalmente quando faz calor, podem dormir quase o dia todo, no entardecer é que ficam acessos, e de noite é quando mais comem, brincam, etc igual que gato.

      Os coelhos são quietinhos, mesmo quando são vários juntos. Correrias só quando brigam ou se assustam por algum ruido forte ou desconhecido. De filhotes ainda se mexem mais, brincam, mas devagar.

      Observe sua coelha, faça carinho nela e ela vai ser bem feliz com você.

      Não quer mandar fotos da sua fofinha para nossa galeria de fotos? pode mandar junto um comentário sobre ela para lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br

      abraços

      Excluir
  3. Ola,tenho varios coelhos separadamente,hj larguei todos juntos em um cercado,entre eles uma coelha da raca gigante ja com uns 2 anos e um coelho com 8 ou 10 meses.
    Ao recolher eles percebi que a coelha tinha algumas secrecoes e sangue por toda ela,e o macho secrecoes e sangue no seu pinto.A coelha pode ter pego cria???Como faco pra saber ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O problema pode ser bem maior do que uma simples prenhez. Que idade tinham ou outros coelhos que soltou? qual o sexo?

      Muito coelho adulto dentro de um cercado pode dar um sério problema de briga por território e principalmente pela posse da(s) fêmea(s). O sangue que viu pode ser resultado de briga entre machos pelo acasalamento dessa fêmea.

      Os "doces" coelhinhos são meigos com a gente, mas entre eles vale a lei da vida silvestre. Pela posse do território ou das fêmeas eles brigam e o macho mais forte pode chegar a "castrar" o opoente. Veja no coelho machucado se ele tem outras feridas, e trate, desinfeste bem, senão ele pode chegar a morrer de infecção.

      Principalmente: NÃO JUNTE MACHOS ADULTOS NEM FÊMEAS ADULTAS!!!!!!

      abraços

      Excluir
    2. Alem da fêmea de 2 anos,o macho de 8 ou 10 meses,estavam juntos um macho e uma fêmea de 6 a 8 meses.
      Realmente,os dois machos estavam com sangue e secreções.
      Mas a coelha pode estar prenha ????Como faço para saber ???

      Desde jah, fico muito grato pelas dicas. att Guilherme Dall Bello

      Excluir
    3. Olá Guilherme

      Vai saber se está prenhe uma semana antes do parto pois vai preparara o ninho com o que tiver ao alcance, inclusive o capim que você coloque para comer.
      Aconselho a isolar a fêmea num cercadinho ou quartinho que tiver disponível, e vá preparando o ninho de madeira como no modelo da página de reprodução. Quando começar a coelha começar a preparar o ninho no chão, pega o ninho de madeira e coloca no mesmo lugar que ela escolheu colocando dentro as palhas que ela ajuntou. Depois deixa com ela que vai se virar bem.
      Qual a temperatura ambiente onde está a coelha? se assegure que não passe dos 26º C para não ter problemas no parto.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi, queria saber se tem algum problema o coelhinho ser criado no chão de cimento? Se isso irrita o nariz dele, e se ele fica muito preso na gaiola não faz mal ? E quanto ao colo é perigoso muito tempo no colo de pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires

      Qual é a idade do coelho?

      Piso de cimento áspero e a grade da gaiola podem dar problema nas patas, pois gastam os pelos e ficam com a pele ardida. Ai tem que passar iodo para não inflamar. O certo é colocar uma tábua de madeira pelo menos em uma parte da gaiola para que as patinhas descansem dos arames.

      Colo não irrita as patinhas, não tem poeira, não faz mal, e eles ficam muito dengosos e dóceis pois se acostumam a serem tocados e receber carinho. Mas cuidado! só pegar em filhotes depois de 15 dias de nascidos e se a mãe não se incomodar em que pegue na cria.

      Abraços

      Excluir
  5. Ola,tenho três coelhos dois macho e uma suposta fêmea um dos machinhos esta com 4 meses ele esta fazendo xixi pela casa e quintal todo, ele esta marcando território? Assim que a fêmea chego ele foi pra cima dela so que ela tem 1 mes e meio nao a perigo de deixar eles juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o macho de 4 meses já chegou a idade de reprodução e sim está marcando território. Se é tão zeloso na guarda do território, quando o outro macho chegue nessa idade pode dar briga muito feia. Melhor separar os machos de preferência em cercados não um ao lado do outro, para não se verem.

      Pode deixar o macho e a fêmea juntos, mas observe. Se o macho incomoda muito a fêmea tentando acasalar e não deixa comer direito ou dá briga, vai ter que separar.

      Abraços

      Excluir
  6. ola lilia,
    estou com uma preocupação, minha coelha deixou sangue na parte de baixo da sua gaiola, estou com medo, gostaria de saber se coelho tem menstruação para ficar menos preocupado, ou se isso é um sinal ruim e devo leva-la a um veterinario, fora isso eu cuido bem dela, mas isso é a primeira vez que acontece, e tambem queria saber se ela ter a urina amarronzada é normal, ou a clara com uma textura grossa é normal, pq ela estava com a urina amarronzada ja faz umas duas semanas, e desde que ganhei ela a urina é clara, e agora voltou a cor de sempre,
    gostaria de saber se isso esta certo
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Socorro, a cor da urina dos coelhos muda de cor de acordo com o que comem e as vezes dá susto na gente. Se estiver quase preta é que tem sangue e tem que levar ao veterinário.

      Coelhas não menstruam pois só geram os óvulos depois da fecundação.

      Abraços

      Excluir
    2. "Coelhas não menstruam pois só geram os óvulos depois da fecundação"
      Essa frase ficou errada, alguém poderia me explicar esse evento misterioso? Pq a fecundação acontece quando o espermatozóide une seu núcleo com o óvulo (aprendi isso em embriologia).

      Excluir
    3. Pois é Keila, é isso mesmo: coelhas não menstruam, geram o número de óvulos de acordo com o número de espermatozoides que foram depositados pelo macho.
      Pensa em 3 etapas:
      1 - o macho deposita os espermatozoides na fêmea
      2 - a fêmea produz os óvulos
      3 - os óvulos se unem aos espermatozoides e se produz a fecundação
      Assim, não tem conflito com sua aula de embriologia. Pode pesquisar mais na internet sobre fecundação de coelhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  7. Ola,

    Tenho 2 coelhas q ficam soltas na area de serviço do meu apartamento, mas mesmo limpando sempre, o xixi corroi o piso. Há algum tipo de material q posso passar no piso pra proteger o piso e nao manchar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula

      O xixi é bem ácido, principalmente de animais como coelhos, hamsters, etc.

      Você poderia tentar passar uma resina acrílica, mas não posso te dar certeza que não vai levantar e descascar. Eu acho que o mais acertado e colocar um "piso" por cima da cerâmica.

      Tuas coelhas devem fazer o xixi num só lugar, calculo que ensujam no máximo 1m2. Então veja se compra 1m de um laminado plástico tipo Decorflex, linolium ou similar que consegue nas lojas especializadas em plásticos e material de capotaria. Se não conseguir, pode comprar o plástico para toldo (peça assim) que é bem grosso. Corte ao meio para que dê 2 revestimentos (para quando um se acabar usar o outro) e forre o piso. Se conseguir a fita dupla face da 3M (ou similar) para prender tapete no chão, segure esse forro com as fitas no local onde fazem xixi, assim só se estraga o revestimento.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  8. Comprei um mini coelho Holandês , moro em apartamento e ela fica em gaiola mais solto constantemente, mas ela esta comendo todas as minhas coisas , fios , sapatos , portas e esta me deixando louca , fora que faz o maior barulho na gaiola a noite toda e nao me deixa durmi ... Por favor me ajuda , eu nao sei mais o que fazer

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! bem vinda ao mundo dos coelhos!!

      Já leu todas as páginas do blog? Comece pelas 2 primeiras: COELHO DE ESTIMAÇÃO e CARATERÍSTICAS para ir entendendo seu coelhinho e poder lidar com ele.

      Tente o seguinte:

      1- compre um quilo de cenouras e vá dando de uma de cada vez, se ela tem algo gostoso para roer não vai procurar tuas coisas.

      2- vá na serraria e consiga um pedaço de tábua de madeira branca de mais o menos 20cm x 30cm (NÃO SERVE COMPENSADO NEM MDF, SÓ MADEIRA MACIÇA) coloque dentro da gaiola junto do comedouro para ela se apoiar para comer e de passo pode roer, alguns coelhos precisam de roer mais que outros, depende da velocidade que crescem os dentes.

      3- qual a idade? será que não comprou já prenha? pode estar fazendo o ninho por isso pega o que possa virar colchão para os filhotes, a minha branquinha estragou o plástico de cobrir a camionete quando estava prenha.

      3- não esqueça que coelhos tem hábitos noturnos, de dia dormem mais e de noite é que se alimentam e brincam.

      4- se o barulho de noite é de gaiola batendo, ela pode estar querendo sair, será que você deixa ração, água e folhas verdes suficientes para ela comer a noite toda? senão ela está querendo sair em busca de comida.

      Mande notícias.

      Abraços

      Excluir
  9. Olá Lilian minha coelha criou e eu gostaria de saber quantos dia demora para sai da toca??

    ResponderExcluir
  10. ola tenho um coelho filhote q sumiu, sera q ele subiu numa meia parede ou o gato vizinho q pegou?

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian!
    Ganhamos dois coelhinhos mas estou em dúvida quanto aos cuidados de saúde. Eles precisam de alguma vacina? Tb tenho uma cadela...será que ela pode transmitir algo para os coelhinhos e vice versa?
    Teu site é oq está me ajudando com os novos moradores! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, desculpa o atraso.

      Nunca dei vacina nos meus, só as vezes quando vão ao veterinário por algum motivo, ele dá um vermifugo.

      Tem doenças que são comuns aos coelhos, aves, gado,cães e gatos como a eimeira. Mas se você mantém tudo sempre limpo é difícil de pegar. Fique sempre atenta aos sinais como cocô mole, falta de apetite, não esqueça que coelho não fala para dizer: dói!!

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  12. Ola, compramos uma coelha pra minha filha, mas acho que ela não está feliz. Moramos em um apartamento e deixamos a coelha com a varanda 100% pra ela. Soltamos ela algumas vezes por dia. A coelha é extremamente "prendada", brinca de bola, faz xixi somente na bandeja de serragem. Porém ela está se tornando um pouco agressiva, quase nunca aceita carinho. Sou adepto a teoria de coelhos soltos, porém a agressividade dela tem me assustado um pouco. Já chegou a arranhar minha filha de 4 anos próximo ao olho e não posso aceitar isso. Até pensei em doa-la para alguém que tenha um espaço maior. Gostaria que me ajudassem a entender melhor como resolver esse problema e/ou achar alguém em BH que adote e cuide muito bem da nossa querida Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderley

      Desculpa a demora mas estou viajando e numa máquina sem teclado de portugués. Acho que o problema nao é a falta de espaco e sim a exclusividade do espaco. Os animais sao territoriais (inclusive nós que trancamos nossas casas e deixamos entrar só quem queremos), e os animais silvestres mais ainda. O fato de deixar a varanda só para ela pode ser que ela a considere o seu território onde ninguém entra. Um sinal que pode te indicar que é isso mesmo é ver se ela bate a pata traseira quando voces tentam entar na varanda.
      Em geral os coelhos nao aceitam carinho até se acostumarem pois sao muito medrosos, leia as páginas acima sobre as caraterísticas dos coelhos. Nao todos os coelhos tem o mesmo temperamento, nao sao produto de linha de montagem, tem os mais tímidos, os mais geniosos, etc. Em geral eles nao atacam a quem lhes da comida, mas tenha em conta que eles nao reconhecem as pessoas pela imagem, e sim pela voz.

      Fale com ela enquanto está lhe oferecendo comida, e faca que sua filha fale também enquanto lhe esté dando uma cenoura por exemplo, para ela associar todos os membros da família a comida.

      Tenha paciencia, comece por voce, faca que ela tenha confianca em voce, ao inicio vai se esquivar ao tentar toca-la (leia mais nas páginas), mas aos poucos ela vai confiar em quem lhe suministra o alimento e vai aceitar o carinho. Quando esteja confiante com voce aos poucos faca ela confiar em sua filha, sempre falando para que reconheca o "vulto" que tem na sua frente.

      Alguns coelhos conseguem tomar confianca enseguida, outros demoram alguns meses, e outros mais, minha Bolota de Neve que nasceu em casa levou um ano para deixar-se acariciar.

      A Pimpona era dócil e acariciava ela sempre mas nao me deixava retirar o mato velho para colocar o novo. Para cada coelho temos que saber lidar de forma diferente, nao esqueca que "os inteligentes" somos nós e nao eles.

      De noticias

      Abracos

      Excluir
  13. Olá. Tenho duas lebres, elas se separaram e agora, ambas estão aparentemente tristes. Elas podem se adaptar? Corre risco de vida? O que faço?! Me ajude! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho experiência com lebres. Aqui meus coelhos se criaram em coelheiras separadas sem problemas. Quando dava, colocava 2 coelheiras juntas separadas por uma tela para se fazerem companhia sem se atracarem.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  14. Olá, minha teve um coelho solto no quintal, grande com bastante grama e capim, tinha seu telhado com ração e água, moita de capim, para se esconder, mas de 1 dia para outro apareceu morto, comia de tudo o que tinha no quintal era só dele, tinha 1 ano e 9 meses + -, já era adulto, de vez em quando um gato passava pelo muro, pelo tamanho do coelho, tem possibilidade do gato ter matado o coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio

      O mais possível é mesmo o gato ter matado o coelho, tem que cercar o terreno com pelo menos 4 linhas de arame farpado separados no máximo 10cm para gato nenhum passar.

      Sinto muito pelo seu coelhinho.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  15. Oi bom dia minha esposa tem uma coelha, e ela está fazendo sua toca já vai fazer uma semana, quanto tempo ela ainda vai ficar cavando?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm.... depende do capricho da mocinha...

      Coelhos fazem tocas para dois fins: moradia e ninho. Em geral os machos cavam para se protegerem do calor túneis intermináveis. Fêmeas podem fazer também para ficar, mas em geral elas visam mais o ninho. Se ela estiver prenha, só vai pensar no ninho, assim que ficar do jeitinho que ela gosta, vai parar de cavar, colocar mato para preparar a chegada dos filhotes e fechar a entrada até o dia do parto. Daí em diante leia a página de REPRODUÇÃO.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  16. Olá, boa noite. Tenho um mini coelho lion head de 1 ano e 5 meses e ele não está comendo como tanta frequência, praticamente todo a ração está ficando na vasilha. Gostaria de saber se isso é normal ou o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza teu coelhinho está doente, leve logo ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  17. Olá! Ganhei um coelho, e ele passou 4 dias em um lugar, por enquanto e hoje o mudei pra outro para a gaiola, meio q ele está revoltado, toda vez q abro sua gaiola ele quer sair e fica mordendo os ferros. Quase me mordeu. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Pense bem, você gostaria de morar numa gaiola? Não, né? Os coelhos menos ainda, mas eles se acostumam a ficar em lugares relativamente pequenos quando tem tudo o que necessitam a sua supervivência aí. Digamos que reduzem seu território ao espaço onde conseguem comida, água e lugar de descansar, mas uma gaiola é reduzido demais! É por isso que eu falo que deve dar-se ao coelho certo espaço mesmo que não seja um quintal inteiro.

      Alguns animais se acostumam a viver em cativeiro, assim se criam galinhas, porcos, coelhos, etc em gaiolas mínimas, mas até os criadores estão já conversando sobre "conforto" para os animais de criação comercial, tanto mais temos que dar esse conforto aos nossos mascotes.

      Se acostumar a uma gaiola depende de cada bichinho, já tive uma coelha que se adaptou quando tive que separar-la porque teve cria, mas o Pelusita só podia deixa-lo algumas horas enquanto limpava o seu lugar porque dentro da gaiola não comia.

      Morder os ferros é uma tentativa do coelhinho de abrir uma saída para se libertar da prisão. Veja se pode separar para ele um cercado maior onde ele possa se movimentar, escolher um lugar para dormir e fazer de banheiro.

      Já leu todas as páginas do blog? vai clicando nas abas acima onde tem muita coisa sobre coelhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  18. Olá! Ganhei uma coelhinha recentemente. Ela fica solta durante o dia no quintal e a noite prendo no box do banheiro que não utilizamos para poder soltar os cachorros. Estou na dúvida se compro uma gaiola ou faço um cercado no quintal, mas estou com medo dela ou dos cachorros cavarem. Me ajude a decidir a melhor opção? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle

      Você está cometendo o mesmo erro meu no início: soltar de dia e prender de noite. Acontece que os coelhos são animais de hábitos noturnos, eles dormem ou ficam descansando quase o dia todo, e assim que o sol abaixa ficam ativos. É de noite que eles comem mais.

      Faça no quintal umas coelheiras como as que estão aqui na postagem com laterais altas para que os cachorros não pulem dentro, e com piso de tijolos para que os orelhudinhos não cavem. Tem que ter uma parte telhada para se abrigarem da chuva e do sol.

      Se você mora numa região quente, coloque uma árvore ou outra planta para dar sombra, os coelhos sofrem muito com o calor.

      Leia todas as páginas do blog para aprender a conhecer sua mascota.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  19. possuo 3 coelhas, a mãe e duas filhas, recentemente trouxe um macho para reproduzir, uma das filhas ficou prenha e perto de parir, uns 3 dias antes eu separei ela e coloquei dentro de casa, pois no quintal os filhotes estavam morrendo, então nasceram 6 filhotes, deixo a mamãe presa junto com os filhotes, resolvi solta-la no quintal um pouquinho, de repente pego as coelhas brigando, a coelha irmã atacou a coelha que acabou de parir, porque isto aconteceu? elas nunca brigaram e sempre viveram junto desde nascida. OBS: antes da briga o macho estava correndo atras da coelha que acabou de parir. sera que foi ciumes? mas elas nunca brigaram pelos machos. todas as 3 coelhas são muito doceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias

      Primeiro, as coelhas(os) são dóceis com as pessoas mas como todos os animais silvestres são territoriais e brigam entre eles também pelo macho (ou fêmea).

      A coelha nova mãe não brigava com a irmã... mas agora tem uma prole, e qualquer que se aproximar ou ela achar que pode atacar a cria é inimigo.

      O fato do macho estar atrás dela também pode ter gerado ciúmes.

      Conselhos:
      1- separe a mãe com seus filhotes até o desmame pelo menos num cercado só deles.
      2- separa a mãe e filha restante pois vão brigar pelo macho
      3- se os filhotes morriam de lado de fora da casa pode ser ataque de ratos ou gatos, inimigos mortais dos coelhinhos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  20. Olá, me chamo Gustavo Henrique, moro em SC Joinville, estou pensando em ter esses dois coelhos aqui em meu jardim. Li alguns comentários seus e de outros criadores , porém fiquei preocupado com a questão dos ratos e gatos. Tenho minha casa detetizada porém não tenho como evitar ratos de vez em quando aparecem , e ae? A risco de eu deixar os coelhos soltos dormindo nas casinhas ,na rua? Sobre os gatos, os coelhos só correm risco quando pequenos? Na fase adulta é tranquilo? Outra situação, tenho um pinscher será que vão se dar ou terei que separar o jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guto

      É difícil de responder, assim como as pessoas não são todas iguais que nem produto industrializado, os animais também não. O que fazemos é seguir uma linha de acordo com o comportamento mais comum.

      Então vamos por partes.

      1- CASA DEDETIZADA: quando se tem bichos de estimação em casa, seja gatos, cachorros, coelhos, ou qualquer outro temos que ter muito cuidado com a dedetização. Os venenos usados tem em geral efeito residual, ou seja mesmo secando o líquido, o efeito continua um tempo matando baratas e outros insetos. Os nossos mascotes pisando onde foi colocado o veneno e depois se lambendo engolem o veneno. Só coloque veneno FORA do alcance dos bichos. O mesmo serve para veneno de ratos, longe de onde os nossos queridos podem alcançar com o focinho.

      2- GATOS e CACHORROS: em geral os animais da casa não são perigo para os outros mascotes, se acostumam, não sei se porque a gente dá carinho em todos e o cheiro de um passa para outro além de todos eles ficarem com um pouco do nosso cheiro. Meu gato adorava entrar nos cercados dos coelhos ao anoitecer e ficar de vigia olhando os orelhudinhos andar de um lado para outro. Mas alguns cães atacam os coelhos se tiverem instinto de caçador. Já teve uma leitora comentando que seu cachorro matou a cria toda da coelha. Vai ter que experimentar para ver.
      Gatos de FORA, sim são um perigo a qualquer hora e tempo. Um criador me comentou que ele não sabia como suas coelhas desapareciam de noite até que um dia pegou um gato pulando o muro com uma coelha adulta grande na boca. Me disse: "se não tivesse visto não teria acreditado". Por isso aqui tenho 4 fiadas de arame farpado com espaçamento menos de 10cm para impedir a entrada de gatos indesejados. O gato da família serve também como defensa, eles são territoriais e não aceitam outro gato no seu domínio, o meu já botou para correr gatos invasores, e também eles fazem um miado bem estranho quando tem inimigo perto e dá para a gente sair e correr o intruso. gato também serve para eliminar os ratos.

      3- Você pergunta se pode deixar os coelhos soltos "na rua", como assim? sua casa não é murada?

      Ficando com mais dúvidas é só escrever.

      Abraços

      Excluir
  21. oi queria saber se pode deixar uma coelha adulta solta com uma mais noca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliete

      Até a mais nova ter 3 meses vai correr tudo bem, depois fica atenta, se não brigarem podem continuar juntas, mas se começarem a se atacar vai ter que separar.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  22. quando nascerem os filhotes tem que separar o macho por que se nao ele os mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor

      Eu não sei se o macho mata os filhotes, mas sempre é bom separar o macho antes do parto e deixar em outro canto até o desmame, também para evitar que volte a prenhar a fêmea logo.

      Depois do desmame veja quando vai querer uma nova cria e aí sim junte de novo. Se não controlar as cruzas vai ter uma coelhada e tanto!!

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  23. Queria saber se coelhas netherland menstruam ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alicia e Mayara

      O aparelho reprodutor das coelhas é diferente do de outros mamíferos. A coelha só ovula com a presença de espermatozoides no corpo. Ou seja, o macho copula e logo após ela ovula e é fertilizada. Assim, coelhas não menstruam. Se aparecer manchada de sangue leve ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  24. Olá Lilia, primeiramente queria te parabenizar pelas belíssimas resposta, e pela preocupação com todos nós leitores.

    Bom, tenho 2 duvidas

    Eu tenho um coelho macho com aproximadamente 11 meses, ele é meio estressado, ai pensei q fosse por q não tivesse nenhuma companhia desde q tinha 1 mês (q foi quando eu comprei ele) ai resolvi comprar uma fêmea com mais ou menos a mesma idade, faz umas 3 semanas e assim q coloquei eles juntos o Tunico foi logo pra cima dela. Ai separei, pq ele não dava paz pra ela, sempre em cima dela e ele as vezes cava ela, ai machuca, solta um bocado de pelos. No ato da compra falei pro vendedor, q isso poderia acontecer (ele machucar ela) e perguntei se poderia devolve-la ele disse q td bem, mas com uns 3 dias descobri q ela estava gravida, e com uma semana teve seus filhotes dentro de um Cercadinho improvisado q fiz pra ela ao lado do dele, assim q os (2) filhotes desmamarem gostaria de pôr-los juntos, mas sempre q solto eles juntos ele volta a montar e cavar ela, não sei oq faço pois queria um outro coelhinho(a) pra ficar junto dele no Cercadinho, pois ele já ficou MT tempo sozinho e é estressado ate CMG as vezes, queria saber se eu posso ficar com um filhote e DPS q ele crescer um pouco colocar junto dele, assim ele ia crescer junto de Tunico e o mesmo ia se acostumar com o filhote e não iria machuca-lo assim como faz com a mãe. Ai eu iria doa-la pro meu vizinho q quer uma coelha pra fazer companhia a dele.

    Queria MT q me respondesse .. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Em primeiro lugar obrigada pelo incentivo, eu gosto muito dos meus leitores e seus lindos coelhinhos.

      Pediria a você e a todos os que leiam o blog para tomar cuidado ao escrever, não atropelar colocando abreviações que não todo mundo entende (o que é CMG, DPS, etc?) passar pelo corretor ortográfico, reler para ver se ficou claro, etc.

      Vamos ao teu caso: pelo que entendi tua coelha teve os filhotes uma semana após a compra, o que significa que já vinha prenha pois o período de gestação é normalmente de 28 a 30 dias. Foi por esse motivo que ela não deixou o macho acasalar o que fez que o Tunico ficasse mais "estressado". As fêmeas assim que ficam prenhas costumam não só não aceitar mais o macho como as vezes partem para cima dele é dá briga. Todo depende do temperamento de cada animal.

      Sempre que os juntar ele vai tentar acasalar (coelho só pensa nisso...!!) Se já os juntou depois do parto, sabe se ele chegou a completar o acasalamento? porque se fez ela pode não deixar mais ele se acercar.

      Coelho muito ativo pode precisar de muitas fêmeas, mas cada menina tem que ter seu canto senão podem brigar pelo território e pelo macho.

      Colocar outro macho junto do Tunico não soluciona o problema, vai agravar pois se já ele não consegue se satisfazer com a fêmea, quando tiver um "concorrente" ao lado pode machucar-lo muito.

      Você tem várias opções mas acho que a melhor pode ser castrar o Tunico. Você não quer se desprender dele e não é o caso de abrir uma criação com várias fêmeas só para ele ficar satisfeito.

      Consulta com o veterinário a respeito.

      Se quiser continuar tendo filhotinhos, fica também com a fêmea e um dos filhos dela que seja macho para ter crias de tanto e tanto, mas vai ter que controlar para não procriarem direto senão vai ficar uma coelhada e tanto.

      Pode também castrar o casal e ai devem poder conviver bem, mas nada é garantido, coelho é um ser vivo, não um liquidificador com manual de instruções.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder Lilia.. CMG significa comigo e DPS significa depois, desculpe as abreviações é o costume. Bom, no momento não posso castralos por falta de dinheiro mesmo, ja me informei sobre a castraçao e pro macho custa 250 e a femea 500 aqui na minha cidade e tem somente uma veterinaria que faz isso.. Eu tava querendo ficar com apenas 2 coelhos, tunico e algum outro pois o espaço não é muito grande. Eu nai sei ao certo se completou o acasalamento mas quando ele chega perto dela, ela foge e faz uns barulhos bem auto quando vê que é ele.. Eu li que quando ela faz isso é porque está gravida e ao meu ver parece esta mesmo, pois a barruguinha dela ta durinha novamente e bem grande(apesar dela comer muiiito msm), antes dela ter os filhotes ela fugia dele tbm mas não fazia esse barulho, ai depois de 2 dias que ela teve os filhotes coloquei eles juntos novamente e ela começou com isso,quase todos os dias eu colocava eles juntos um pouquinho pra ver se ela parava mais, mas parece que agora ela foge mais ainda dele. Parece que os dois filhotes também são fêmea kkkk li muito como ver o sexo e realmente parecem femeas. Não sei o que faço pois queria muito uma compania pra viver dentro do cercadinho de tunico. Bom, o vendedor que me vendeu a coelha disse que compraria os filhotes, então não vou ter problema de ter muitos coelhinhos, vc acha que com 2 femeas amenizaria o aperreio de tunico ?? Kkkkk .. Eu poderia aumentar o cercado dele um pouco pra viverem bem os 3. Obrigada!!!!

      Excluir
    3. Mais uma coisa, tava olhando os 2 filhotes agora e vi que um ta com umas coisinhas brancas pelo corpo, parece caspa, tem alguma coisa que eu posso fazer pra ele melhorar ? Tem como você me ajudar ? Nao sei como ele pegou isso porque aqui é tudo limpinho, acho que da mãe não foi porque assim que ela chegou dei um banho, pois estava muito suja e fedendo muito.. Obrigada..

      Excluir
    4. Olá Tathyana

      Se o Tunico só se acalma acasalando, e as fêmeas só o aceitam quando não estão prenhas... teria que ter 30 fêmeas para ele acasalar uma por dia e ficar calmo...

      Duas fêmeas e um macho tudo junto tem grandes probabilidades de dar a guerra das coelhas, vão brigar pelo macho.

      Tal vez se ficar com um filhote fêmea e o Tunico dê certo porque a menina vai se acostumar com ele desde pequena, é o que acontecia aqui com a Princesa e o Pelusita, juntos desde pequeninos mesmo prenha ela não o rejeitava, ficavam juntinhos.

      A "caspa" pode ser uma micose que se instala quando o coelho fica úmido. Aqui tratei com polvilho Granado (esse de colocar nos pés) e deu certo mas era em coelhas adultas, já no filhote não aconselho porque o pó pode ser inalado por ele e o outro além de que a mãe os lambe para lavar e engoliria o pó.
      Veja se o ninho é ventilado e fresco, se for quente coloca uma cobertura ou improvisa com ramos de palmeira para ficar fresco assim não suam.

      Espera que os filhotes estejam com uns 30 ou 35 dias e que já possa pegar sem problema e faça uma escovação com uma escova de pelo macio e veja se melhora. Essa micose costuma fazer que os pelos se soltem. Já grandinhos vai poder levar ao veterinário.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    5. Sera que o outro também vai pegar essa micose ? Porque eles só dormem juntinhos.

      Excluir
  25. Tudo bem Lilia, vou tentar o que você disse.. Ficar com túnico e uma filhotinha. Meus coelhos ficam aqui no meu quarto,meu quarto não é pequeno e eu tenho gatos ai tenho medo de machucarem eles e aqui no quarto é bastante ventilado mesmo quando faz calor continua ventando pois moro em um primeiro andar.. Assim que eles tiverem maiorzinhos eu os limpo, apesar de ser só 1 que está com essa "caspa" Muito obrigada novamente VC me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  26. Lilia novamente estou aqui pra pedir sua ajuda.. Desculpe!

    A mamãe dos 2 filhotinhos, ta espirrando desde que peguei ela, no começo pensei que fosse porque lá onde ela morava não tinha os devidos cuidados e ela não comia o que um coelho deveria comer, mas depois que peguei ela, tem se alimentado adequadamente, com folhas, verduras, ração, frutas de vez em quando e bastante agua, mas ainda continua espirrando, não muito mas espirra, e aqui onde ela ta, não tem nada umido, ate o xixi dela escorre do banheirinho que fiz pra ela.. E outra coisa também, desde que peguei ela, de vez em quando ela fica com as fezes bem moles (parece diarreia mas não é tao acuoso)as vezes nem formato de bolinha tem.. Li que pode ser por que ela come muita ração, eu deixo ração o dia todo pra ela, porque ela come bastante.. Será que é por causa disso ? Ou é outra coisa.. Será que é contagioso ? Se é, tunico não tem nada.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Tose pode ser resfriado ou alergia. Dê folhas de laranjeira para ver se melhora e tome cuidado com as poeiras que podem estar causando alergia. Compre uma peneirinha de plástico e coe a ração para que fique no caneco dela só o grosso e nada de poeira. Se não melhorar leve ao veterinário.

      Fezes moles é da comida. Nada de folhas claras como alface, dê só escuras como couve, folhas do couve-flor, brócolis, folhas de maracujá, folhas do pé de feijão, etc. Tire as frutas, o meu Pelusita ficou com uma diarreia danada por causa de casca de banana. Deixa a ração o dia todo e dê as folhas ao entardecer, coelhos são de hábitos noturnos e é de noite que eles comem mais. As verduras se compradas ou apanhadas na feira tem que lavar e deixar uns 10 minutos na água com vinagre como com as verduras que a gente come.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Obrigada Lilia, eu nunca dei alface a ela, somente chicória, acelga, pepino, pimentão e de fruta só melão uma vez, se eu não achar a folha de laranjeira tem outra coisa que posso dar ? Porque aqui na minha cidade vai ser difícil de encontrar, mas vou procurar assim mesmo.. Ela já veio espirrando de lá de onde ela vivia, quando ela veio pra cá deu uma melhorada o nariz dela ate parou de escorrer..

      Excluir
    3. Tathyana, tenta cortar o pimentão e o pepino, deixa só folhas. Que árvores tem na tua casa ou perto?

      Em que cidade você mora?

      Lilia

      Excluir
  27. Eu moro na cidade de Cabedelo/Paraíba, aqui perto de casa não tem muitas arvores, só mangueiras e coqueiros, fora isso só arvores que não dão frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathyana

      Paraíba é quente, cuide dos coelhos ficarem em lugares frescos.

      Na região deve ter uma árvore chamada de andú ou guandú, os coelhos adoram as folhas, nunca dê os frutos, só as folhas.

      Pegue um vaso e plante uns feijões, quando crescerem vai ter folhas para os coelhos, o mesmo, só as folhas.

      Tem uns matos silvestres bons para os coelhos e que vai achar por lá, veja aqui no blog na parte de alimentação. Tinha uma apresentação de slides com as fotos mas troquei, vou colocar as fotos na página de alimentação. E não esqueça das cenouras, eles adoram.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Dei uma olha na pagina de alimentação, e parece que a guandu tem aqui atrás da minha casa, se for, quanto eu posso dar para eles ? Obrigada.

      Excluir
    3. Dá quantas folhas eles comerem. Coloca ao entardecer, se à manhã seguinte sobrou é que colocou demais. Vá vendo quanto eles comem de verde por noite.

      Excluir
  28. Sim sim eu dou cenouras a eles, mas no máximo 2 vezes por semana por conta do açúcar. Eu consegui quem arrumasse as folhas de laranjeira pra mim, ai vou dar a coelha, e ela esta prenha mesmo, senti os filhotes mecherem kkk, vou procurar saber dessa arvore que você falou, vou plantar os feijões tambem (se meus gatos deixarem). Eu moro no litoral, ai é bem ventilado por conta do mar, eles não passam calor, mas quando ta muito calor eu deixo o ventilador ligado para eles no fraquinho para não ficarem resfriados, eles adoram!! Vou dar uma olhada na pagina de alimentação outra vez, já li todo o seu blog e adorei, mais uma vez muito obrigada por ter me ajudado.. Um abraço Lilia !!

    ResponderExcluir
  29. Ola novamente Lilia..

    Eu tirei o pepino e o pimentão como VC disse, só estou dando chicória, couve e agrião , mas ela ainda ta com diarreia, não é toda hora que ela fica, mas de vez em quando.. Tem algo que eu possa dar pra ela ? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  30. Por favor Lilia me ajude, ela ta com uma diarreia braba, ta ate tristinha, o que eu faço ???? Sera que foi a mistura das folhas, chicória, agrião e couve de uma só vez ? Porque antes eu nunca havia dado tudo junto, só uma folha por dia, tem algum remédio ou outra coisa que eu possa dar, sem prejudicar ela e seus bebes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tathiana a diarréia pode ser bacteriana não apenas pelas folhas que deu, leve ao veterinário, mas de princípio tire a folhagem e dê só a ração até o veterinário dizer o que fazer.

      Melhoras para tua fofa.

      Lilia

      Excluir
    2. Tathiana me escreva ao mail do blog: lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br

      Excluir
  31. ola Lilia,queria te parabenizar pelo blog é muito bom e me ajudou bastante parabéns!!
    tenho uma duvida,minha coelha cruzou faz 31 dias já coloquei o ninho pra ela ela meio que cavou uma toca no meio do feno tem dois dias e esta agressiva não deixa nem eu encostar no ninho eu estou preocupado se pode ser gravidez psicológica pois a barriga dela não esta bem grande e não sei fazer apalpação...já criei alguns coelhos de raça comum e as femeas quando faziam o ninho davam a luz algumas horas depois e essa coelha que esta supostamente prenha e mini angorá não sei se tem alguma coisa a ver mas por favor me ajude.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Eu também só tenho lidado com coelhos comuns, mas não acredito que o tempo de gestação seja maior, se está realmente prenha e até amanhã não parir deverá levar ao veterinário para induzir o parto.
      Caso seja prenhez psicológica deve passar, acredito, não sou veterinária nem zootecnista, apenas é minha experiência.

      As minhas coelhas nunca embarrigaram muito, na realidade nem dava para perceber que estavam prenhas até que começavam a carregar o mato da comida para fazer o ninho. Não é bom ficar apalpando, a não ser que tenha experiência senão pode matar os fetos.

      Aqui as coelhas faziam o ninho 2 vezes: uma semana antes carregavam as folhagens da comida para dentro do ninho e o preparavam. Uma semana depois, no dia do parto, voltavam a carregar folhas, tiravam os pelos do peito e logo pariam. Só tive 3 fêmeas com partos longos e onde os filhotes morreram, fazia muito calor e estavam com poucos fetos que assim ficaram muito grandes e difícil de expelir. Por sorte não perdi as mães.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  32. ADOREI O ARTIGO
    TENHO UM ESPAÇO PARA CRIAR E TENHO DUAS DUVIDAS
    PRIMEIRA QUAL A MELHOR RAÇA PARA JARDIM
    E SE EU COLOCAR 4 COELHOS DO MESMO SEXO PARA NÃO REPRODUZIR QUAL SERIA O MELHOR SEXO E SERA QUE TERIA ALGUM IMPA QUITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gandi

      Sabe qual é a melhor raça de coelho para jardim? Qualquer! todos eles vão acabar com teu jardim, em poucos meses vai ter terra nua fácil de varrer com vassoura, e também muitos buracos de tocas.

      Coloque 2, 3, 4 ou mais coelhos do mesmo sexo (macho ou fêmea tanto faz) juntos no mesmo território e fique esperando pela guerra. Dependendo do temperamento dos animais pode se limitar a algumas correrias sem importância em que o elemento dominante afirma sua supremacia e os outros aceitam, até brigas com castração do(s) oponente(s), passando por todas a gamas de possibilidades.

      CONSELHO: separe cada animal no seu cercado, veja os modelos aqui no blog.

      Se não quiser ter reprodução, compre um casal e castre. Brigas entre casal são praticamente inexistentes ou mínimas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pensar em passar veneno perto da coelha!!!!

      O local preferido de moradia das baratas é no esgoto. Saem para comer a ração da tua coelha por isso as vê perto dela.

      A melhor solução para matar baratas é colocar o veneno dentro dos ralos e caixas de inspeção. Use K-OTHRINE diluído como manda a bula, coloque num envase de desodorante spray vazio ou algo parecido e borrife o interior dos ralos e caixas de esgoto que encontre pela casa. Pode também borrifar dentro da lata de lixo onde as baratas vão comer à noite.

      Assim que aparecem baratas mortas pelo piso levante e jogue no lixo.

      Mantenha a coelha longe dos locais onde vai colocar veneno.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Olá, desculpa sem querer deletei teu comentário: Olá,tenho um mini coelho da raça fuzzy lop e estou com problemas com baratas aqui em casa... gostaria de saber se posso passar veneno de barata próximo dele ou se pode fazer mal?

      Excluir
  34. Oi! eu tenho um coelho macho de dez meses que esta em uma idade terrível, super territorial... faz xixi e coco em tudo e só pensa em transar. Eu e meu namorado decidimos pegar mais uma coelhinha para fazer companhia para ele, e depois de pesquisar muito vimos que se pegássemos uma fêmea ia ser mais facil de ele acostumar com ela e não ia ter briga por territorio... deixamos os dois em gaiolas diferentes mas um do lado do outro e o macho ficava batendo as patas traseiras o tempo inteiro. depois de certo tempo decidimos soltar os dois para eles se conhecerem e o macho fica correndo atras dela para transar o tempo inteiro e eu morro de dó porque ela é super bebezinha, é super medrosa e só tem um mes... o que eu posso fazer alem de castrar ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Vamos por partes:

      1- coelho pensa em acasalar O TEMPO TODO. Já tive machos que não deixavam a fêmea nem comer. Alguns com uma companheira terminam se acostumando e tem uma vida "tranquila" a dois. Lembrar que tem que ter separações periódicas para não crias cada 30 dias.

      2- Se quiser coelhinhos vai ter que deixar acasalar pelo menos uma vez antes de castrar, mas tem que esperar até os 3 meses da fêmea.

      3- Se castrar ele deve parar de perseguir a menina, se decidir esperar os 3 meses separe bem longe um do outro.

      4- Se castrar o macho e deixar junto da fêmea pode ser que tenha que castrar a menina também para ela não ter prenhez psicológica ou stress tentando que o macho a acasale (ficam montando no macho).

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  35. Eu tenho um filhote de mais ou menos um mês, e não está defecando, a barriga está inchado e não sei o que fazer para ele começar a fazer suas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou averiguar se tem alguma solução caseira, mas o mais certo é levar ao veterinário.

      Sabendo de alguma coisa escrevo.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Olá.
      Uma criadora alertou para o fato de que o coelho deve beber água, e fora disso só com o veterinário que possa avaliar a causa e dar a medicação adequada.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  36. Boa noite tudo bem
    temos 3 coelhos aqui em casa 2 fêmeas 1 macho da raça Fuzzy lop a belinha teve sua 2 cria porém já fazem 18 dias e ainda não saiu nenhum coelho da toca e ela não fecha mais a toca só fica guardando a entrada rosna e quer morder e arranhar quando chegamos perto será que estão vivos.estou com medo que o Thor tenham matado a cria pois ele entra na toca também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Em geral quando os filhotes morrem a mãe se desentende do ninho e vai tocar sua vida, então acho (apenas uma opinião) que os filhotes estejam lá e ela protege.

      Sugiro que isole com cercado o local da toca deixando a mãe sozinha com água e comida a tomar conta do ninho.

      Os filhotes se estão mamando várias vezes por dia, raro em coelhos mas já tive uma mãe assim, não vão sair da toca porque estão de barriga cheia. Os filhotes da minha coelha "super mãe" já tinham mais de 20 dias e não saiam do ninho, como era uma caixa eu via eles o dia todo dormindo, a mãe amamentava de hora em hora. Com quase 30 dias decidi que era hora de parar com a mordomia e botei os filhotes do lado de fora e retirei a caixa, eles estavam lindos e gordinhos, quase o dobro de tamanho dos primos de mamada uma vez ao dia e que fazia dias que tinham saído da toca.

      Como sua coelha guarda o ninho e não deixa entrar aconselho a não mexer, deixa a mãe tomar conta, só controla de longe: se tiver filhote morto dentro com certeza deve ter formiga entrando; veja se a mãe entra várias vezes para amamentar, e tenta ganhar a confiança dela aos pouquinhos para ver se vai permitindo você se acercar com uma lanterna para olhar dentro.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  37. Gostaria de saber como proteger as cascas das árvores para que coelhos não as destruam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo

      Faça um cercado de troncos ou ripas tipo as que tem as árvores da rua para não serem destruídas, com altura uns 20 a 30cm além da altura do coelho em pé nas patas traseiras. Pode também ser de tela de galinheiro, ou outra. Não use telas plásticas, os coelhos vão roe-las todinhas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  38. Boa tarde, estou com um problema, tenho vários coelhos, tenho uma coelha que entrou na toca e já não sai há dias, acho que possivelmente ela estava prenha e pariu lá dentro, mas estou preocupada, pq não há vejo a muitos dias, estou com medo dela ter morrido lá dentro, a toca é muito funda, será se é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem certeza que não sai? os coelhos são de hábitos noturnos, gostam ficar entocados no fresquinho durante o dia e ao anoitecer ou quando o sol começa a declinar saem para comer e brincar, acasalar e tudo mais.

      Se ela não sai nem de noite é mesmo para se preocupar. A coelha não fica dentro da toca com os filhotes, fica na porta do lado de fora de "tocaia" vigiando para os predadores não se acercarem na toca onde estão os filhotes.

      Tente olhar para dentro com uma lanterna.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  39. Oi! Eu tenho uma coelha de três meses, há um mês comigo. Fazem 15 dias trouxe uma coelha menor de uns 40 dias para casa. Já tentei apresentá-las diversas vezes, em ambiente neutro, até com baunilha. Mas o resultado é sempre o mesmo, em uns 5 minutos a menor se posiciona como submissa e a maior vaso direto lhe morder. Ambas tem cercado, ficam lado a lado, comem perto uma da outra. Maaaas eu adoraria poder soltar ambas juntas pela casa, alguma dica para ajudar a junta - las? Tem ideia de porque a maior tenta morder mesmo ambas sendo jovens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila
      Não tem jeito, vão brigar pelo território e a mais forte vai atacar a menor e pode dar feridas graves. Briga de coelho é feia apesar da doçura que aparentam.
      Vai ter que soltar uma de cada vez e cuidar que o cercado não estrague ou possam pular-lo.
      A briga pelo território é normal mesmo entre coelhos da mesma ninhada que se criaram juntos sem problemas, mas ao atingirem a maturidade sexual passam a brigar.
      Depende do caráter de cada animal. Pode ter alguns mais calmos que conseguem conviver sem brigas, apenas umas correrias sem consequências e outros que brigam para valer.
      Abraços
      Lilia

      Excluir
  40. Eu Posso fazer um buraco no chão pra meu coelho ou ele faz isso sozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor

      Os coelhos adoram cavar tocas e faz bem para eles. Quando ele quiser uma toca, ele vai cavar, não se preocupe.

      Abraços, Lilia

      Excluir
    2. Oi tenho coelhos soltos no jardim a mãe e cinco filhoes estão com 70 dias e separei os 3 machos e começaram a brigar de arrancar pelos,foi porque tirei a mãe e as irmãs?Vou ter que separar um por um ?As femeas também vão brigar se continuarem juntas?Pensei que poderiam viver em grupo no jardim,mas acho que vai ser impossível.A mãe fez um ninho ela pode ter emprenhado dos filhotes?Tem 70 dias eles,se puder esclarecer minhas dúvidas Agradeço

      Excluir
    3. Olá Neia
      A maturidade sexual dos machos em geral é 4 meses ou seja 120 dias, e normalmente é ai que começam as brigas, mas se já estão brigando entre eles é que são muito territoriais, vai ter que separar.
      As fêmeas vão ficar adultas com 3 meses em geral, ou seja 90 dias. Dar brigas ou não vai depender da índole de cada animal. As vezes só acontecem umas correrias onde a mais dominante se impõe, mas sem consequências (veja na postagem galeria de fotos os depoimentos de uma leitora que cria vários juntos), outras vezes dá briga.
      Não acredito que a mãe esteja novamente prenha dos filhos, mas será que não ficou prenha uns dias antes do parto? desde quando ela está separada do macho adulto?
      Abraços

      Excluir
  41. Lilia parabéns pelo blog . Me ajude o que faz o coelho espirrar qual o tretamento ? Me ajude pois onde moro não existe veterinário especializado .Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  42. Olá Noel
    Pode ser resfriado ou alergia a friagem ou umidade como uma coelha que já tive. A solução caseira é dar folhas de laranjeira. Veja se o local é úmido e tire de lá. Pode ser também poeira. A ração não pode ter poeira dos grãos esfarelados, coe a ração.

    ResponderExcluir
  43. Olá Lilia,
    minha coelha pariu, porém durante a amamentação ficou com mastite e por ter que trata-la com antibiótico os filhotes não podem mamar e ela nem deixa por causa da dor. Estou com nove filhotes de 17 dias de vida, estou dando Pet Milk, um leite para filhotes de cachorro e gato que me indicaram. O bom é que eles já estão beliscando feno.
    Tem alguma receita de leite ou esse Pet Milk vai ser suficiente? Quanto de leite tenho que dar? Quantas vezes no dia? Dar de noite é melhor ?
    Tenho que dar água? Alguma verdura?

    Preciso muito de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O Pet Milk é o indicado. É bom que já tem 17 dias e os olhos abertos. Deixe sempre um caneco de água e um canequinho pequeno com ração, aos poucos eles vão comendo. Além do feno pode dar umas folhas bem lavadas e deixadas de molho em água com vinagre ou gotas de cloro como faz com suas legumes. Dê soo folhas verde escuro: brócolis, couve, etc. Não dê frutas ainda que pode dar cólicas. Mantenha o Milk até o desmame que são 35 dias a não ser que a mãe sare e possa amamentar.
      As coelhas normalmente amamentam só uma vez ao dia e uns poucos minutos, mas você veja que se eles ficam inquietos tentando entrar embaixo da mãe é porque estão com fome, dê mais uma vez o milk.
      Mande notícias.
      Abraços

      Excluir
  44. Olá tudo bem?Comprei um coelho macho ele tem 3 meses,fiz um viveiro grande de dois andares pra ele e coloquei na minha varanda,o viveiro é fechado de madeira e tela mas aki tem muitos gatos na vizinhança,tô com medo de algum gato tentar pega lo de noite mesmo tendo tela de proteção no viveiro...Tenho duas shitzu em casa e elas adoram o coelho e vice versa,solto ele 30 minutos pela manhã e 30 minutos antes de eu me deitar pra eles brincarem juntos...Tô apaixonada kkkkkkk ele se chama Floquinho!

    ResponderExcluir
  45. Ola boa noite faco cricao de coelhos anoes e ate.agora sempre correu sempre bem
    No entanto o macho hoje magouu a coelha e ficou ferida nao tenho possibilidade de levar ao veterinario é muito caro
    Ela vai morrer?
    Que posso fazer obrigada aguardo a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana
      Não entendi exatamente o que significa "magoou" e que tipo de ferida. Machucados de dentadas, arranhões ou similares trata do mesmo jeito que na gente: limpa com água oxigenada e passa um antisséptico.
      Agora, feridas em partes sensíveis, glândulas, etc já é mais delicado, tem que ver com veterinário.
      Se a ferida infeccionar ou se ficar perdendo sangue pode morrer.
      Tem certeza que foi o macho que a feriu?
      Abraços

      Excluir

Bem vindo ao blog.

Todos os comentários são verificados antes de publicar por isso pode demorar até aparecer no blog.

Antes de fazer alguma pergunta, veja se o tema não foi já tratado nas páginas para evitar o acúmulo de comentários.

Faça parte da nossa galeria de fotos, envie uma ou mais fotos dos seus coelhos com um comentário para o e-mail: lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br
As fotos serão produzidas e publicadas junto com seu texto.

Obrigada pela visita.