REPRODUÇÃO

COMO DESCOBRIR O SEXO DOS COELHOS


Para saber o sexo dos coelhos tem que pegar o bichinho no colo de barriga para cima, apertar de leve o lugar do xixi, e se sair um canudinho é o pintinho, então é macho, se não sair nada é fêmea.

Todos tem 2 bolinhas que podem confundir-se com testículos, mas são 2 glândulas que tanto o macho como a fêmea tem.
ACASALAMENTO

A maturidade sexual dos coelhos é normalmente 3 meses para as fêmeas e 4 meses para os machos, mas pode variar um pouco.

O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e pouco depois cai de lado dando um gritinho, ela já está prenha. Se não tiver o gritinho, não completou a fecundação.

Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho, ele insistindo será atacado e pode ter briga. As vezes é necessário separar o macho.

O ideal é levar o macho para a fêmea e não o contrário, senão ela vai se distrair estranhando o local e não vai permitir o macho de se acercar.

GESTAÇÃO E PARTO
A gestação das coelhas é de 28 a 30 dias, podendo se estender até 32 dias. Se ela não parir ao 33º dia, leve-a ao veterinário para induzir o parto. Gestação prolongada faz os filhotes crescerem muito dificultando o parto, eles podem nascer mortos e ainda põe em risco a vida da mãe.


O calor é um fator que impede a coelha de entrar em trabalho de parto por falta de contrações. O parto fica demorado e sofrido, pode levar o dia todo. Garanta uma temperatura ambiente até os 28ºC para gestantes, cuide de que o local seja fresco e bem ventilado, use telhas de barro, sombra de árvores, etc.

As altas temperaturas provocam também a diminuição da produção de espermatozoides dos machos, assim, a fêmea fecundada gera só 2 ou 3 fetos que, por serem poucos ficam com tamanho maior dificultando a saída na hora do parto. Por isso também é importante que o macho esteja num lugar fresco.

Na hora do parto não pode faltar água, senão a coelha no medo de ficar sem leite para amamentar pode matar a cria.
A primeira cria pode ser menor: 1, 2, 3 filhotes, a partir da segunda cria vem a quantidade normal: 7,8,9...

Não é raro que algum filhote morra logo depois do parto, principalmente quando é a primeira gestação.

CANIBALISMO
1- pode ser no parto por dificuldade ou por mau jeito da mãe
2- mães no primeiro parto e depois não se repete
3- stress, calor, falta de água no parto, barulho e outros motivos que possam ter assustado a mãe, ninho inadequado
Se o canibalismo se repetir nos próximos partos vai ter que deixar de acasalar.



AMAMENTAÇÃO
Alguns leitores têm escrito desesperados dizendo:
- minha coelha não amamenta os filhotes
- minha coelha abandonou o ninho
- minha coelha rejeita os filhotes


Geralmente é falta de conhecimento dos hábitos naturais dos coelhos.


1-     A coelha NÃO fica no ninho, é só para a cria, ela entra só para amamentar.


2-     Algumas coelhas ficam o tempo todo junto do ninho, mas outras se afastam e ficam mais longe.


3-     A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum.


4-     A amamentação dura alguns minutos apenas.


5-     A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.


6-     A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. NUNCA ESQUECER QUE ANIMAIS NÃO TEM NOSSO RACIOCÍNIO, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote por ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.



COMO A COELHA ATUA QUANDO VIVE SOLTA NA NATUREZA


Quando a coelha vive solta na natureza ou dentro de um quintal de chão, ela cava o ninho ao ficar prenha e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, coloca palha e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais palha, arranca os pelos do peito que nesse dia já ficam meios "frouxos" digamos assim, e completa a preparação do ninho. Pare os filhotes dentro do ninho e o fecha de novo, a natureza previu isso para evitar predadores. Ela não vai ficar no ninho depois do parto, vai ficar zanzando ou dormindo por ai perto ou junto da entrada. Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo.

Aos 10 dias os filhotes abrem os olhos e ai tal vez possam ser vistos sair na hora da mãe abrir a toca para entrar os alimentar, mas normalmente a coelha amamenta de noite quando está todo calmo e  não dá para ver nada.


MODELOS DE NINHO
Os ninhos das minhas coelhas foram todos feitos em casa utilizando caixotes de madeira, este é da Princesa  e seus filhotes




Quando várias coelhas tiveram cria quase ao mesmo tempo, improvisamos alguns ninhos, umas tábuas formando um quadrado foi o suficiente.





124 comentários:

  1. Oi minha coelha está com o pescoço torto, acho que meu pai pegou ela pelas orelhas, tem alguma coisa que eu possa fazer para que volte a ficar normal o pescoço dela?? Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o torticolo em coelhos é bastante comum mesmo não tendo aparecido nos meus coelhos, e não tem nada a ver com pegar pelas orelhas, se bem que NUNCA SE DEVE PEGAR OS COELHOS PELAS ORELHAS.

      O torticolo em coelhos é um problema genético, leve a um veterinário especialista em animais silvestres para medicar, mas é difícil de curar.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  2. Olá tudo bem ?
    Tenho uma dúvida meio grande! Minha coelha está com umas casquinhas no ouvido e to com medo de ser sarna oq eu posso fazer ? Ela perece estar sentindo dor pois a raça dela tem as duas orelhas em pé e com essas casquinhas uma das orelhas dela não está nem levantando mais ! Oq posso fazer ? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulianna

      É sarna auricular, com certeza. Leve ao veterinário que vai receitar o remédio adequado.

      Tem 2 possibilidades: um líquido (em vidro para passar com cotonete ou spray) e mais simples e menos estressante uma injeção subcutânea que repete aos 15 dias. Já usei o líquido mas agora só uso a injeção.

      Limpe bem a gaiola e os locais onde a coelha anda, a sarna se espalha pelo ar e é altamente contagiosa. Lave bem as mãos depois de tocar na coelha para não pegar em você.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  3. Eu gostaria de saber, com quantos messes o coelho já pode se alimentar?
    Pois minha coelha teve dois filhotes, e morreu um com 4 dias de vida, pois ele não mamava direito, e outro já mamava bem. Hoje ele ta completando 1mes e meio, e eu gostaria de saber se ele já pode se alimenta e o que ele pode comer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina

      O filhote já deveria estar comendo junto com a mãe. Aos 20 dias já pode retirar o ninho, o filhote aprende o que deve comer ou não imitando a mãe, no início eles esperam a mãe começar a comer para comer do mesmo lugar, aos poucos eles aprendem e vão sozinhos à comida.

      O mesmo acontece com o local para fazer xixi.

      Abraços

      Excluir
    2. Gente alguém sabe se coelho tem que tomar vacina? O meu coelho tem 5,6 meses e ele não tomeu

      Excluir
    3. Olá. Eu comprei 3 coelhos e deles nasceram 100 orelhudinhos em casa. Nenhum deles tomou vacina e os que morreram foi de eimeira que não tem vacina.
      Abraços

      Excluir
  4. Boa tarde por favor me ajude... minha coelha deu cria dia 01/09 foram nove filhotes ... separei ela do macho no outro dia após a cria ... agora os filhotes já estão se alimentando sozinho e não Param mais ... acontece que hj ela começou a preparar o ninho como se fosse dar criar novamente está muito estressada e está jogando os ue filhotes pra cima. ... é possível que ela vá dar cria novamente ... posso por os filhotes junto com macho pois eles sempre que escapam vão lá com o pai o que fazer por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciudo

      Pode ser que tenha ficado prenha antes mesmo de parir, é raro mas acontece, aconteceu com minha Branquinha.

      O ideal é que os filhotes fiquem 35 dias mamando, mas se correm o risco de ser machucados pela mãe é melhor separar e colocar com o pai, mas atenção às idades!! aos 3 meses o pai pode começar a prenhara as filhas, então esteja atento para separar antes dos 3 meses todas as meninas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  5. Olá Lília ..tenho 3 fêmeas de mini coelho ,comprei um macho q está com 5 meses , ele cruzou com 2 fêmeas e nenhuma pegou cria..será q ele é novo ou estéril ... Obs.Elas já criaram com outro macho. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia

      O macho pode ter coberto as fêmeas mas não completado a cruza. Quando completa é quando no final cai de lado dando um gritinho.

      Outra possibilidade é o calor intenso que diminui a produção de espermatozoides do macho podendo até deixar estéril. Veja se os seus bichinhos estão em locais frescos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  6. Obrigada querida por mim responder ,tenho mais uma pergunta e normal ela fugi deles eles tentai mama e ela foge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana, aqui sempre foi assim. Salvo uma coelha que dava de mamar de hora em hora, as outras só davam de mamar de noite, uma vez ao dia e o resto do tempo fugiam quando as crias tentavam mamar. No entanto todos os filhotes se criaram bem. Coloca na gaiola ou cercado um caneco pequeno com ração para os filhotes poderem comer e um caneco também pequeno com água para eles. Todo dia ao anoitecer coloca as folhas verdes em quantidade para mãe e filhotes comerem, eles já estão com 20 dias e o desmame é aos 35 dias, então eles já tem que comer junto com a mãe. Toma cuidado de lavar bem as folhas e se possível deixar um tempo em água com vinagre como fazemos com os legumes que consumimos. Evite folhas claras, só dê folhas escuras e não dê frutas que podem dar cólicas nos filhotes. O ideal é folhas de couve ou brócolis.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  7. A minha coelha faz uns sete dias que ela cavou o buraco é tá tampado eu pensei que ela tivesse parindo mais só que já faz sete dias e não vejo nada eu abrir p buraco mais não vir nada nenhum filhote o que pode ser ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy

      Sim é possível, ela cava o ninho ao ficar prenha e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, coloca palha e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais palha, arranca os pelos do peito que nesse dia já ficam meios "frouxos" digamos assim, e completa a preparação do ninho. Pare os filhotes dentro do ninho e o fecha de novo, a natureza previu isso para evitar predadores. Ela não vai ficar no ninho depois do parto, vai ficar zanzando ou dormindo por ai perto ou junto da entrada. Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo.

      Esta explicação está acima na página. Leia atentamente para se informar mais sobre sua fofucha.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  8. Tenho muitos animais de estimação, patos, gansos,perus, galinhas de varias espécies, coelhos e pombos.
    No caso de coelhos tenho 2 casais. Quando os adquiri, mandei fazer uma gaiola de madeira prensada. Os coelhos ficavam todo tempo trancados nas gaiolas. Quando começaram a parir, todos os coelhos morriam porque as mães os abandonavam e tive percas cerca de 10 vezes. Procurei por veterinários e outras pessoas que criavam para me fornecerem dicas para evitar mais perdas. Sem sucesso, abri as gaiolas e libertei os coelhos no quintal. A minha surpresa, no dia em que entrei na capoeira de patos a noite, vejo cerca de 6 coelhinhos a correr atrás de uma fêmea. surpreendido fiquei a reparar, de repente correram e entram num buraco e a mãe saiu do local. Mas porque já eram grandinhos, no dia seguinte tratei de tira-los para a gaiola, onde dou alimentação de folhas de alface e couve, farelo e vitaminas. Agora, fico sem saber o o faço: tiro todos os coelhinhos da gaiola para o quintal para brincarem com os já grandinhos, ou ainda deixo os na gaiola. Em todas as noites pego na mãe e tranco onde estão os coelhinhos, e o resto ficam no quintal e quando faz mau tempo, correm para a gaiola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, você já tem uma experiência de os coelhos se darem melhor soltos que presos. Acho que se continuar deixando eles se virarem e deixar as gaiolas abertas para eles entrarem quando quiserem, pode ser uma boa solução.

      De qualquer maneira não posso dizer que seja a solução ideal pois tem misturado os coelhos com as aves, mas parece que é o que dá certo.

      Terá que ter muito controle com as doenças, os coelhos e as aves compartilham algumas doenças, então esteja sempre atento.

      Lembro da minha avó criar coelhos no galinheiro sem problemas...

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  9. Olá , aprendi muito lendo!! Tenho 1 casal de coelhos , a fêmea não estava querendo mais o macho ,eu achei que ela estava Penha ,então então separei do macho ,depois de algumas semanas ela começou a soltar o lã para fazer o ninho , depois de 1 dia eu vi que ela não soltou mais lã então eu tirei da casinha dela para limpar e depois De limpo coloquei dnv.. Ela não está mais soltando a lã ,foi Poorq eu peguei no ninho ? É a primeira cria dela , o q devo fazer na hora do parto ? Quando ela cria depois de quantos dias eu posso pegar os filhotes ?
    Obrigado pela atenção '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Normalmente a fêmea só solta os pelos do peito para forrar o ninho NA HORA DO PARTO. Ela devia ter parido nessa hora, mas como é mãe de primeira viagem pode ser que como as coelhas fazem a primeira preparação uma semana antes do parto, ela tenha se arrancado os pelos para arrumar direitinho o ninho que você JOGOU FORA! e agora uma semana após ela prepare de novo na hora do parto.

      Se não parir aos 30 dias ou teve prenhez psicológica ou está com problemas e deverá levar ao veterinário para induzir o parto.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  10. Olá Lilia estou com uma dúvida tenho 3 coelha femia e 1 macho
    Sendo que duas chegaram agora comprei a pouco tempo mas quando elas chegaram o macho não cobriu elas isso já tem uma semana e elas ainda não pegaram cria porque ele nem chega perto das duas fêmeas que chegaram agora para elas pegarem cria eu vou ter que prender ele separado? observação; elas ficam todas juntas em um cercado os 4 São todos adultos já tiveram cria e tenho certeza que tem macho no meio porque já tiveram cria agora não sei o que faço para ele enprenhar as coelhas eu vou ter que prender ele separado?
    Me ajuda
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, 3 fêmeas e um macho todo junto?? pode dar briga...

      Veja que tal vez o macho não se acerca às novas coelhas porque a velha coelha com ciúmes não deixa, não aceita compartilhar o "seu" coelho. Você pode não ver as brigas porque os coelhos são animais de hábitos noturnos e de dia ficam mais dormindo e descansando, as brigas se dão mais de noite. Reparou se de manhã tem pelos de coelho voando pelo local?

      Tal vez a solução para prenhar as coelhas seja ter coelheiras individuais para cada fêmea.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  11. Oi Lília,
    Tenho uma coelha linda, peluda, chamada Penelope. Crio ela solta no jardim. Mas ela, apesar de dócil, tem mania de mordiscar as pernas das pessoas quando estão distraídas. Isso é normal ou é braveza?
    Tenho um primo que tem um macho, estou pensando em colocá-la para cruzar. O que vc acha? Ela fica mais ou menos dócil depois que cruza? Obrigada. Vou lhe mandar uma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra

      Não acho que seja braveja senão ela morderia atacando quando se acercassem. Acredito que seja para chamar a atenção como fazia um gato meu. De qualquer maneira tente tirar esse hábito dela porque é ruim.

      Cruzar é uma das atividades mais comuns dos coelhos, então normalmente não dá diferença nenhuma no comportamento deles, mas pode ser que ela se sinta mais paparicada e esqueça um pouco suas perninhas.

      Mande a foto sim, mês que vem vou me tomar uma semana só para publicar todas as fotos que me mandaram.

      Abraços

      Excluir
  12. ola, uma das minhas coelhas esta com um dos olhos lacrimejando e com cascas entre as unhas em todas as patas, apliquei terramicina la sub cutanea, fiz o correto? e o q seria isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Olhos lacrimejando pode ser conjuntivite eu tratei com água boricada igual que conjuntivite de gente, mas sei que tem um artigo específico, vou tentar achar e colocar aqui no blog.

      Cascas nas patas pode ser sarna e tem que ser tratada com remédio para sarna.

      Abraços

      Excluir
  13. Oi, tudo bem Lília.Tenho um casal mais ainda tenho duvida se são um casal mesmo. Mais percebi q a suposta fêmea tá cavando um buraco no viveiro so queria confirmar se é a fêmea mesmo q cava o buraco? E saber se ela faz isso pq já estar prenha? Percebi q o suposto macho fica cheirando o rabinho dela q nao aceita muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio

      Tanto os machos como as fêmeas cavam buracos, para se abrigar e para reproduzir. As tocas que são cavadas pela fêmea quando ela fica prenha são só para ninho, veja acima como ela faz.

      As fêmeas geralmente só aceitam o macho quando não estão prenhas, mas não é regra, algumas ficam prenhas novamente antes do parto.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  14. Boa noite, comprei um coelhinho do vizinho com 18 dias apenas, pq a mãe não estava mais amamentando eles, mas como é meu vizinho estou fazendo o seguinte: Pego a mãe dele e a seguro enquanto o coelhinho mama ( é meio forçado rs). Gostaria de saber se pode fazer isso e se tem problema a coelha amamentar estando grávida? (ela já está grávida de novo rs) Ah, tentei dar ração para ele mas ele não come, o que faço? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álex

      Tem certeza que a mãe não o alimenta? Leu acima como é a amamentação?

      Pegar a coelha para forçar a amamentação já foi relatado por outros leitores e parece que deu certo.
      Não tem problema da coelha amamentar estando grávida, isso é o mais comum nos coelhos.

      O filhote vai demorar a comer ração ou folhas estando longe da mãe, no início eles imitam e comem só o que a mãe come, mas aos 25 dias tem que estar começando a comer ração e folhas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  15. Tenho uma coelha... ela teve nenê ontem.. E o ninho dela e improvisado em um Barrio com lençóis.. será q e adequado? E ela n entrou no ninho nenhuma vez durante o dia... só vai la da uma olhadinha e sai. E normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não entendi como é o ninho, dá para tirar uma foto e mandar no e-mail lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br ?

      As coelhas não ficam dentro do ninho, só entram a noite para dar de mamar e mesmo assim é super rápido, em 5 minutos já estão fora de novo.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  16. lilia minha coelha esta com 33 dias hj de prenha e nem sinal de parir nem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver certeza de estar com 33 dias leve ao veterinário para induzir o parto. Preste atenção ao tempo, depois de receber a injeção de indução ao parto são 20 minutos para ela parir.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  17. Estou muito triste tenho 4 coelhos
    2 seu aquela doença que cai às orelhas os olhos fica arremalado e vai enchando até morrer e assim com 3 dias os dois morreu e não pude fazer nada
    Hj percebi q os outros dois esta começando com os mesmo sintomas oque faço pra eles não morrer 😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, leve urgente ao veterinário, só ele pode identificar a doença e dar a medicação certa.

      Também faça uma limpeza no local onde estão os coelhos para evitar contágio e reinfecção. Tire os coelhos, limpe bem o local com água sanitária ou um desinfestante especial comprado no pet shop, e se puder depois ainda esterilize com fogo. Se tiver maçarico em casa, dê uma passada por todo o local onde ficam os coelhos e espere esfriar bem antes de recolocar os bichinhos. Se não tiver, improvise fazendo uma tocha de papel grosso molhado em álcool, cuidado de não se queimar.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  18. oi faz hoje 1 mes que a minha coelha teve 3 filhotes ela lhes deu de mamar direitinho no entanto hoje ela teve uma ninhada de 4 filhotes a primeira ninhada vai morrer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não fique preocupada, com 30 dias já pode separar a primeira ninhada e deixar a mãe só com a segunda ninhada. Separe o macho também senão daqui a 30 dias tem outra ninhada, e partos muito seguidos vão deixar tua coelha estressada.

      Pode colocar o macho com os filhotes mas cuidado! antes de se cumprirem os 3 meses de nascidos separe os filhotes do pai senão ele vai prenhar as filhas fêmeas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  19. Lília boa noite!
    Tenho uma coelha e ela começou a fazer um enorme buraco no quintal de casa e é somente ela.
    O meu tio me emprestou o coelho dele e eu trouxe pra cá pra casa e assim que ele olhou ela, ele cruzou logo com ela aí ele caiu de lado e ele fez uma zuadinha.sera que minha coelha pegou barriga? Ela não deixa mas nem o coelho chegar perto dela e ela ataca ele sempre. Eu já posso devolver ele? E deixar ela sozinha?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anthonio

      Normalmente quando a coelha fica prenha não aceita mais o macho e pode mesmo atacar ele se tentar acasalar de novo.

      Acho melhor devolver o coelho do teu tio e esperar 30 dias para ver se dá cria.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  20. Olá tenho um casal de mini coelho Lion no primeiro dia que ela chegou coloquei ela com ele e aí os dois já acasalaram e então depois vi que ela não queria mais namorar com ele então meu sogro disse que estava prenha mais só descobrimos quando ela já estava quase dando cria então fomos atrás de outro viveiro para tirar o macho dela só que ela acabou criando antes que a gente tinha pensado ela deu cria dia 02/05 deu cria a 4 filhotes mais um acabou morrendo mais eu não tive como tirar o macho porque não tinha arrumado o viveiro mais ele nesses dias nem chegou perto dos coelhos e ela é ele ficam juntos grudados o dia td e hj que consegui o viveiro mais é um viveiro diferente outro viveiro fui separar eles e quando separei a hora que fui ver ela estava jogando os filhotes para fora aí não sei se foi por causa da troca do viveiro ou porque tirei k macho mais ao coloquei o macho junto de novo e ela ficou quieta e deixou só filhotes quietos tbm alguém poderia me dizer se está isso é amor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais você está com um problema. Acho que ela fica sentindo falta do macho e não vai aceitar ficar sem ele. O macho já provou que não incomoda os filhotes, o problema é que uma semana após o parto os danadinhos podem acasalar de novo e 30 dias depois você tem uma nova ninhada em casa. Vai fazendo as contas...

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  21. Ola comprei uma coelha e me disseram qe ela tinha 1 mes ela super boazinha nao morde nao se bate aceita carinhos mais percebi que esta faltando pelos perto da perna e com machucados o que sera qye esta acontecendo estou deseperada pois ACHO Q É FEMEA kkk me ajude pvf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaina

      Onde fica a coelhinha? numa gaiola? Veja se não está se machucando em alguma saliencia, ou tentando fugir.

      São machucados ou tem cascas brancas? procura na internet fotos de "sarna" e veja se se parece com os machucados da tua coelha.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  22. oi,eu crio coelhos soltos no patio e minha coelha ficou prenha;mas ela não fechou o ninho e ou outros coelhos entra na toca(ela,o macho,e os filhotes da outra gestação)gostaria de saber se isso é normal ou eles invadiram o ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus

      Tua coelha está com quantos dias de gestação? Ela vai fazer a primeira arrumação do ninho uma semana antes do parto. Pode ser que quando chegar a última semana ela cave uma nova toca só para o ninho e que esta que você vê seja a toca da moradia. No ninho nem a mãe costuma ficar, só os filhotes. Os coelhos tanto machos como fêmeas gostam de dormir nas suas tocas que é mais fresquinho principalmente em dias quentes.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  23. Oi Lilia,
    pode haver casos de pulga em coelhos? Ou isso não é possível?

    Obrigada,
    Sandra Rosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra

      Coelho em geral não tem pulga, mas se você tem ele junto de gatos e cachorros com pulgas, inevitavelmente alguma vai pular para seu coelho.

      Mantenha seus gatos e cachorros livres de pulgas e principalmente lave os tapetes, panos e piso onde esses bichinhos andam periodicamente principalmente quando eles tomam banho para não se ré-infestarem. Desinfeste com água sanitária.

      Abraços

      Lilia

      Excluir

  24. Olá, Lilia!
    Tenho uma coelha de 6 meses, e ela está com gravidez psicológica! A coitadinha criou um ninho, arrancou os próprios pelos para aconchegá-lo, mas ela nem se quer esteve com outro coelho. Eu não queria castra-lá, não agora pelo menos. Estou querendo colocá-la para cruzar e assim ter os filhotinhos que ela quer. Mas será que nesse período de "gravidez psicológica" eu posso colocar ela pra cruzar? Meu primo tem um coelho de raça maior a minha é Lion head tem algum problema um acasalamento assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Nas minhas coelhas a gravidez psicológica era breve, se resumia a uns pelos voando.

      Acredito que não tenha problema colocar junto do macho. Enquanto ao tamanho não sei mas creio que não tem problema, os láparos são bem pequeninos, cuide da temperatura!! veja acima na página.
      Abraços

      Lilia

      Excluir
  25. boa tarde socorrooo alguem pd me ajudar? minha coelha esta d cria e ja se faz 35 dias hj e ate agra nada dela criar estou preucupada oq devo fazer?? tenhu ctz q ela pego cria pois engordo bastante e as mama dela esta grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara
      Aos 32 dias poderia induzir o parto com medicação, mas já aos 35 dias acho que só cesárea vai salvar tua coelha.
      Leva a um veterinário.
      Veja acima as condições de temperatura para evitar gestações demoradas.
      Abraços

      Lilia

      Excluir
  26. Oi,coelhos parem junto com a ninhada anterior ? Ou seja os filhotes da ninhada anterior no mesmo ninho que a ninhada atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Vitor.

      Eu costumo tirar a primeira ninhada quando a mãe pare a segunda mesmo que não tenha completado os 35 dias do desmame. Se deixar, a primeira ninhada também vai querer mamar mesmo que sejam grandes e não vão dar chance aos pequenos de se alimentar. Já vi coelhas que tinham parido que ao serem colocadas com suas mães iam mamar, acredita?

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  27. Bom dia!
    Por favor alguém pode me ajudar?
    Minha coelha deu cria numa caixa de madeira que eu coloquei no viveiro onde ela fica, mas não soltou pêlos para aquece los os filhotes, é normal? Ela ainda irá soltar os pêlos? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se não soltou pelos no dia do parto não solta mais. Acontece com mães de primeira cria que ainda são novas, normalmente já na segunda cria elas fazem tudo direitinho.
      Para aquecer os filhotes coloque um pouco de algodão meio desfiado. Use luvas para não deixar seu cheiro.
      Abraços

      Lilia

      Excluir
  28. Lilia
    queria saber se um macho pode cruzar com duas fêmeas de uma só vez...
    tipo ele fica alternando de uma a outra roda hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Coelhos "só pensam nisso". Se ele ter só essas 2 fêmeas vai querer se divertir com elas o tempo todo. Vai depender das fêmeas aceita-lo ou rejeita-lo.

      Geralmente quando elas ficam prenhas passam a rejeitar o macho e até pode dar briga feia dependendo do temperamento dos animais.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  29. lilia boa noite. Tenho um casal de coelhos e na primeira cria a femea deu um filhote que nasceu muito fraco e não soltou pelos é normal na primeira cria. Queria saber quantos dias depois posso colocar o macho junto com a femea? Dede já agradeço a atenção



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior

      Se você for criador, pode dar um intervalo entre partos de 50 dias, então junta eles aos 20 dias após o parto.

      Se for de estimação dá um tempo maior, deixa a fêmea desmamar o filhote, dando toda a atenção a ele principalmente que nasceu fraquinho, e depois do desmame pense em nova cruza.

      Tenha em mente que cada cruza pode render até 10 filhotes, faça as contas de quantos orelhudos pode ter em curto prazo de tempo. Assim calcule cada quanto tempo vai juntar o casal.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  30. Boa tarde,tenho uma mini Lion que esta gravida não sei de quanto tempo,já fez o ninho com papel picado,capim,pedaços de pano ficou uma bagunça mas acho que é assim mesmo,já faz 2dias que ficou pronto e nada dela criar,separei o macho porque ela rosna para ele,tenho dúvidas de quando ela criar e se e durante o dia,obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neia

      Eu nunca tive minis, mas as coelhas normais aqui em casa preparavam o ninho em 2 etapas: uma semana antes deixavam o ninho pronto e 6, 7 ou 8 dias após completavam o ninho com mais capim e os pelos da barriga que fiam frouxos no dia do parto, e logo após pariam. A maioria dos partos é de noite. Precisam tranquilidade e um caneco bem cheio de água, se faltar água podem matar a cria pois não terão como produzir o leite.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  31. Gabriel Faquineli25 de julho de 2017 12:34

    Ola Lilia tudo bem?
    Eu tenho uma coelha que fica solta no quintal, e ela faz suas necessidades apenas dentro de uma caixa que coloco feno, de ontem pra hoje ela começou a recolher o feno e colocar em um lugar bem escodidinho, fazendo um ninho, como tenho ela a pouco tempo, tipo duas semanas, nao sei se ela esta prenha, mais esta fazendo o ninho, sera que esta prenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel

      Se ela tiver 3 meses ou mais de idade, tem 99% de chances de estar prenha. Deve parir no máximo até uma semana.

      Mas pode também ser uma prenhez psicológica se esteve perto de machos mas não em contato, só que normalmente nos pets shops tem os bichinhos todos juntos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Gabriel, cuide de ter um caneco de água sempre cheio e limpo é essencial para a amamentação, sem água na hora do parto a mãe não produz leite e pode até matar a cria.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  32. OLA, tenho um casal de coelhos e nos 3 primeiros partos, morreram todos os filhotes dias após o parto, eu tenho a impressão que ela não amamentava, decidi castrar o macho para evitar mais sofrimentos...mas ela já estava prenha novamente... e desta vez, separei ela do macho nas vesperas do parto e estou mantendo ela isolada com os filhotes... mas ele e ela insistem em fazer buracos nas divisórias e sentem muita falta um do outro... Eu acredito que desta vez os filhotes não morreram talvez por ela estar isolada com eles... Estão agora com 14 dias de vida... você acha que posso tirar as divisórias do viveiro e deixar o macho e ela juntos novamente ( com os filhotes) ou devo manter esse isolamento mais tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlene, eu sinto muito mas não tenho a menor ideia, não vou dar palpites que possam não dar certo. Quem poderia te dar melhores informações é um zootecnista.

      Tente entrar em contato com um através da ACBC (Associação dos Cunicultores do Brasil): faleconosco@acbc.org.br

      Tenha presente que ter um caneco de água sempre cheio e limpo é essencial para a amamentação, sem água a mãe não produz leite e pode até matar a cria.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  33. Oi antes de mais parabéns pelo seu blog muito iunformativo.
    Eu sempre tive oelhos em casa da minha avó, e queria perguntar-lhe uma coisa: Não sei se já ouviu falar, mas aconteceu uma vez os coelhos começarem a nascer com dentes de javali(estou a falar a sério), dentes esses que dificultam a eles proprios de se alimentarem, e a carne desses coelhos tornou-se impropria para comer, o que levou a isso acontecer? Eu acho que foi devido a sucessivos cruzamentos entre irmãos coelhos, ou seja, genético. Desde já obrigado e parabens.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia André

    Obrigada, e que bom que gostou do blog. Nunca ouvi falar em dentes de javali. Tem um distúrbio que sabe acometer aos coelhos de os dentes da frente crescerem em demasia o que impede o animal de se alimentar. Tem que colocar peças de madeira para eles roerem e gastarem os dentes, mas podem ser consumidos sem problemas. Eu tive um só caso.

    Não acredito que seja por múltiplas cruzas, pois já ouvi que os coelhos desenvolvem um sistema para se proteger de más formações, caso contrário na Ilha dos Coelhos (já ouviu falar?) todos teriam problemas. De qualquer maneira pode ser genético.

    Enviei seu comentário ao grupo de cunicultores de que participo e quando responderem vou colocar aqui.

    Abraços

    Lilia

    ResponderExcluir
  35. comprei um casal de coelhos , so que a femea ja veio prenha e eu nao sabia ... descobri que ela deu cria no dia que vi eles cruzando o macho ate desmaio e tals... quando eu descobri que ela tinha dado cria separei o macho mas acho que ela ta prenha novamente . hoje os filhotes completam 7 dias o que eu faço se ela tiver prenha novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não se preocupe. Ela vai alimentar direitinho estes filhotes. Fique atento ao novo parto, assim que ela parir separe imediatamete a primeira cria e não deixe o macho nem ficar por perto. Se colocar os filhotes da primeira cria junto com o macho tem que separar as meninas antes que completem 3 meses senão o macho vai prenhar-las.
      Abraços
      Lilia

      Excluir
  36. Olá, minha coelha cavou um buraco com mais de 2m de profundidade. Ha 10 dias quando fui vêla na parte da manhã, ela tinha arrancado os pelos do peito, ela esta comendo dobrado, eu acho que ela criou, mas nao consigo ver dentro do buraco. Eu separei ela do macho e estou dando mais comida, como eu sei que ela realmente criou? Como devo ajir? Quanto tempo demora pros bebes sairem do buraco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deve ter criado mesmo, vai ter que ter paciência para ver os filhotes. Os filhotes abrem os olhos aos 11 dias mais o menos, se tiverem fome vão sair atrás da mãe para mamar, se ela é das super-mães que alimenta a toda hora vai demorar um bocado para ver eles, mas fica de olho, se aos 25 dias não aparecerem, e a mãe emagrecer muito, vai ter que dar um jeito de colocar comida dentro da toca.
      Não deixe de colocar todo dia um bom caneco de água fresca.
      Abraços

      Excluir
  37. Oi tudo bem? Minha coelha teve filhotes e ontem e hj notei que tem xixi com sangue nos jornais. E por causa do parto ou tenho que levar ela no veterinário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol
      Acho melhor levar ao veterinário, normalmente não ficam vestígios do parto, e também você disse que está com xixi.
      Abraços

      Excluir
  38. Ola, a minha coelha esta pranha mas não sei de quantos dias, ela já cavou uma toca na terra e está com os mamilos maiores, mas como vai chover eu Fechei ela na gaiola e meti uma caixa para fazer outro ninho longe da chuva, será que fiz bem? Eu não tenho a certeza se ela já pariu no ninho na terra mas acho que não!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estive viajando por isso não respondi antes. Deveria ter verificado a toca antes de trancar ela, se tiver filhotes já morreram.
      Caso a chuva não ameace inundar a toca, é melhor colocar uma cobertura que pode ser improvisada com uma telha de amianto do que separar a coelha do ninho.
      Espero que tenha parido.
      Abraços

      Excluir
  39. Ola bom dia . Ganhei dois fuzy lupi não sei muito vem.como se escreve . Creio que eatao com 3 a 4 meses . Fui olhar e acho que sao um casal eu devo separalos eles por enguanto vivem bem.juntos, eu fui olhar pq notei a cinza que creio ser a femia meio gordinha talvez ela esteja prenha nao sei bem.
    Queria saber se ela estiver prenha se posso ou não deixalos juntos se o macho mata os filhotes ou nao se ela mata eles ou não. Eles não podem ficar juntos? Fico com dó de deixalos sozinhos eles pareem tão parceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tem essa de "matar os filhotes". O problema é que se deixar juntos, uma semana após o parto o macho pode voltar a prenhar a fêmea, e ai 30 dias após tem mais coelhinhos.... Foi assim que de uma hora para outra eu me vi com 70 orelhudinhos....
      Abraços

      Excluir
  40. Boa Noite
    Minha coelha pariu e teve 5 filhotes.
    Porém depois de 5 dias um deles morreu.
    Ela tirou ele do ninho e depois disso não foi mais amamentar e nem comer só fica aonde ela levou o filhote morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso tem quantos dias? Veja que as coelhas amamentam geralmente a noite, e pode ser que esteja amamentando os outros filhotes sem você ver. Caso contrário em 1 ou 2 dias vão morrer todos. Será que uma mãe que tem tanta dó pela morte de um filhote não vai cuidar dos outros que também são seus filhotes?
      Nunca tinha visto ou recebido comentário de um caso assim, espero que volte ao normal.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá.hoje minha coelha pariu seis filhotes e eu não sabia aí eu coloquei o coelho macho com ela e ele cruzou com ela dia vezes e caiu as duas .isso pode prejudicar ela ou os filhotes de alguma maneira? Obrigado.

      Excluir
    3. Olá, não vai prejudicar os filhotes mas quando nascer a nova ninhada, é bom separar os filhotes mais velhos e deixar a mãe cuidando da nova ninhada.

      Excluir
  41. Bom dia.Hoje a minha coelha pariu tres laparos essa e sua primeira ninhada e o coelho macho ja cruzou com ela mais duas vezes depois do parto e caiu as duas vezes ,daqui trinta dias ela tera uma nova ninhada?Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se prepare para uma nova ninhada daqui a 30 dias. Separe logo o macho e não junte até você estar disposto a cuidar de mais uma ninhada.
      Abraços

      Excluir
  42. Tenho uma coelha que teve filhotes e no mesmo dia cruzou com o macho de novo. (Depois que eu vi que precisava separar eles) Agora a barriga dela já está crescendo e acho que ela não está amamentando a ninhada. O que eu faço? Ela só vai amamentar a nova ninhada é? Os coelhinhos ficam indo atrás dela e ela foge. Ela não vai amamentar mais eles?

    ResponderExcluir
  43. Olá Sâmela
    Já tive coelha ficando prenha um dia antes do parto e não por isso deixou de alimentar a cria. As coelhas amamentam uma vez por dia e de preferência à noite, por isso pode ser que você não esteja vendo ela amamentar. Alguns filhotes quando começam a se movimentar saem do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. Aqui com quase todas as coelhas foi o tempo todo da amamentação uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote nem em ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Olá Lilia tudo bem? Então minha coelha teve filhotes e eu queria saber com quantos dias de vida eu posso trocar a mae e os filhotes da casa aonde eles estão pois no lugar que eles estão está fazendo muito calor pois pega muito sol e eu quero coloca los em um local que não fassa muito sol. Melhor dizendo a minha dúvida é sobre com quanto tempo de vidas os coelhinhos estão aptos para uma mudança de lar .
    Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noel, só vi seu comentário agora.
      Vai depender da mãe e da sua relação com ela.
      Quando a minha Princesa teve filhotes foi numa toca ao ar livre, eu descobri porque vi que ela não saia da frente do buraco nem para comer, como chovia a toca estava molhada e os filhotes todos encharcados. Na hora passamos eles para um ninho de madeira dentro de um cercado na garagem, estavam com no máximo 3 ou 4 dias, não deu problema algum. O importante é pegar os filhotes com luvas e de preferência com as luvas já nas mãos acariciar a mãe para se impregnar com o cheiro dela para depois pegar os filhotes.
      Abraços

      Excluir
  45. Comprei uma coelha adulta a mais de 30 dias, só agora ela começou a cavar tocas.. Ela vive no jardim que é bem grande pra ela pois só tenho uma coelha. Comecei a ler aqui e fala
    Que quando cavam pode estar prenha, existe essa probabilidade mesmo depois de 30 dias? Ela cavou duas tocas uma mais funda e outra mais rasa porém, fechei as duas com medo dela cavar mais e mais e sair no vizinho pois como só tenho ela não imaginei sobre estar prenha. Devo me preocupar ou é só instinto dela mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno
      Você verificou que as tocas que fechou estavam vazias?
      A gestação dura de 28 a 30 dias normalmente. Se o clima for quente (acima dos 28º) pode se demorar e tem que induzir o parto.
      Em geral elas cavam as tocas para o ninho uns 15 dias antes do parto, então a provabilidade de estar cavando para ninho já com 30 dias acho que é meio remota. É mais provável que cave para moradia, mesmo assim fica atento, se for ninho ela vai levar mato e outros elementos para fazer o ninho, e depois fechar na espera do parto, o parir e fechar para proteger a cria dos predadores.
      Abraços

      Excluir
  46. Olá Lilia Diana! Procurei um caso igual ao meu mas como não encontrei, aqui vai o pedido de ajuda: Tenho uma ninhada de 10 Orfãos com 20 dias de idade. Não percebo se já comem sózinhos e comprei leite em pó para gatinhos e biberon.Que porção eles devem beber e quantas vezes ao dia? Está a ser muito dificil eles pegarem na mamadeira. Cumprimentos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula
      Com 20 dias já podem comer sozinhos, já que são 10 filhotes compre um comedouro de galinhas, e coloque ração, não deixe faltar.
      Coloque folhas de capim, eles devem comer mesmo não tendo o exemplo da mãe. Os meus começavam a comer antes dos 20 dias.
      Se não aceitam a mamadeira tente colocar num caneco do tipo água para gato, baixinho. Não deixe muito tempo para não azedar, assim, para não gastar leite a toa, coloque aos pouquinhos tendo o cuidado de lavar bem o canequinho com água é sabão neutro cada vez que enche.
      Vou ver se coloco uma foto do comedouro, deu certo aqui quando tinha muito filhote.
      Abraços

      Excluir
  47. Bom dia Lilia Diana
    Minha coelha esta prestes a parir. Estou com uma duvida. Sera q tenho q separa la do macho??? Ele pode comer os filhotes?? Estao super bem juntos, mas estou com medo. Sera a primeira cria, daqui uma semana. Obrigada no aguardo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shailane
      O macho não come as crias, mas se deixar junto, daqui a um mês tem uma nova ninhada, e mais um mês outra.... e assim vai...
      Abraços

      Excluir
  48. Ola, quantos dias antes do parto elas arrancam os pelos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vane. As coelhas arrancam os pelos no dia do parto para preparar o ninho e logo em seguida parem.
      Abraços

      Excluir
  49. Olha boa noite .tenho um casal de coelhos, que já estão juntos a três meses, a coelha rejeita o coelho e não deixa ele acasalar com ela. O que posso fazer ? Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica
      É bem estranho, mas tem certeza que são macho e fêmea? quando passam muito tempo sem acasalar, até a fêmea tenta montar em outra fêmea e macho em outro macho (como os cachorros que tentam acasalar almofadas, pernas das pessoas, etc).
      Se não for isso... é que a mocinha não gostou do namorado...
      Abraços

      Excluir
  50. oi gente
    minha coelha tem mais ou menos quatro meses, e está prenha, ela está tonta e não consegue andar o que posso fazer?
    por favor me ajudem estou desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu não sei, o melhor é levar ao veterinário, só ele pode avaliar doenças e medicamentos.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá
      Enviei tua dúvida ao grupo de cunicultura e acabei de receber resposta.
      O Dr. Luiz Carlos, zootecnista escreveu: "Lilia, pode ser "N" coisas diferentes. Sugira a ela levar num clínico veterinário especializado em coelhos.
      Não há muita alternativa"
      A criadora Antônia sugeriu também: "Alem da sugestão feita pelo professor Luis Carlos sugiro:
      Verifique a composição da ração fornecida, se não ha necessidade de uma suplementação de vitamina e verifique nos pés nas áreas palmares se não ha algum ferimento."
      Abraços e melhoras para sua coelhinha.

      Excluir
  51. Olá Lilia!

    Acabo de comprar 3 coelhos, duas fêmeas e um macho. A minha vontade é de reproduzi-los. A primeira coisa que fiz foi colocá-los cada um em sua gaiola. Gostaria de saber quando levar a fêmea ao macho para fazer o acasalamento. Quira por favor ter bondande em me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para criar coelhos tem que saber mais do que a hora de acasalar. Colocou descanso de madeira na gaiola?
      Fêmeas reproduzem aos 3 meses e machos aos 4 meses, geralmente; pode ter exceções.
      Se pensa fazer criação comercial conheça os seguintes sites e projetos:
      Associação Científica Brasileira de Cunicultura
      Canal Dr Cuni - Youtube
      Boletim de Cunicultura
      Revista Brasileira de Cunicultura
      Abraços

      Excluir
  52. Ola, minha coelha abandonou o ninho,e preciso alimentar os filhotes, eles tem quase 1 semana,acho que estar desidratados,o que posso fazer? Fiz uma mistura que achei na internet, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O teu comentário só entrou hoje. Tem que dar aquele leite para gatinhos que compra no petshop.
      Mas tem certeza que abandonou o ninho? as coelhas não ficam no ninho, ficam por perto e entram só para amamentar uma vez ao dia geralmente a noite quando tudo está calmo.
      Abraços.

      Excluir
  53. olá tenho 4 coelhas a primeira ja e adulta tem 7 meses nunca deu cria comprei uma a dois dias ... e ela ta mamando na minha coelha adulta o q faço separo ou deixo acho a bb comia ração quando comprei agora ela nao q comer q mama na outra q at deixa mais como ela nunca teve filhote creio q nao tem.leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Veja bem, se não tivesse leite ia ficar com fome e comer ração. Pode acontecer que o fato da bebé mamar estimule as glândulas mamarias e passe a produzir leite. Se a adulta não rejeitou e deixa, pode deixar, leite materno é o alimento mais completo e tal vez a pequena tenha sido desmamada antes do tempo. De qualquer maneira eu já tive o caso de coelhos adultos que ao serem juntados novamente com as mães iam mamar dela! Crescendo vai ter cada vez mais fome e o leite não vai ser suficiente, ai ela vai procurar a ração sozinha, não se preocupe.
      Abraços

      Excluir
    2. obrigada ... a minha coelha mais velha no início mordia as outras menores mais essa ultima ela nao fez isso ela deixa mama e agora elas ja se dão bem ja nao ficam separadas durante o dia solto elas no terreno mais no fim da tarde elas ficam na gaiola at o amanhecer... pela manha quando abro a porta ambas ja ficam em pé para sair ....

      Excluir
  54. como covençer meu pai a me da um coelho
    me ajuda quero muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla
      Para convencer teu pai a te dar um coelho, você tem que provar que é suficientemente responsável para tomar conta dele. Criar um bicho de estimação não é só alisar e dar carinho, é alimentar, limpar, tomar conta como tua mãe toma conta de você.
      Todo dia tem que providenciar a comida, a água, lavar os canecos e o lugar onde fazem o xixi e o totô que é bem fedido. Se for se ausentar algum dia, tem que providenciar alguém que possa alimenta-lo e limpar a sujeira. Coelho não viaja com a família, então se for viajar de férias vai ter que conseguir alguém que substitua você no serviço.
      Tem que ficar atenta para as doenças e levar ao veterinário se precisar, dar os remédios, etc. É muita responsabilidade que você não pode sobrecarregar para tua mãe ou pai. Prova que você é responsável, não só falar, e ai vai ter chances de ganhar seu coelho.
      Abraços

      Excluir
  55. Boa tarde Lilia.
    Eu tenho 4 coelhos, e duas são fêmeas e estão prenha, eu queria saber se posso deixar elas juntas ou se tenho q separa-las? E se puder deixar, pode ser até ganharem os filhotes? ou tenho q separar assim q nascerem? Já pesquisei mais nao acho nada q explique sobre isso. E elas sempre ficaram juntas desde de bebes e me da dó de separa-las. Podes me ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tuane
      Não há uma regra definida, depende de cada animal. Tem que ficar muito atenta, se elas se dão bem podem ficar juntas, mas presta atenção à atitude: se uma delas bate no chão com a pata traseira quer dizer que está querendo dizer que é dona do território, ai separa porque pode dar briga. Tem a possibilidade de separar com uma tela de galinheiro que não permite a passagem, mas estão se vendo como se estivessem juntas, podem até deitar uma ao lado da outra. Essa solução vai ser a mais aconselhada a partir do parto e até o desmame. Veja as fotos na página A TOCA DO COELHO (é só clicar na aba que abre)
      Abraços

      Excluir
  56. Boa noite, minha coelha deu cria essa madrugada mas ainda está sangramento, não muito, mas estou preocupado. É normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco
      Nunca vi nenhuma das minhas coelhas com sangramento, saem da toca já limpinhas e não ensujam nada. Leve ao veterinário.
      Abraços

      Excluir
  57. OI , posso dar a folha da Bucha-de-purga OU dar a flor para meus coelhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shinigami. Acho melhor não dar, as folhas costumam ser usadas como laxante e pode provocar diarreia. Veja na página de alimentação as plantas que pode dar.
      Abraços

      Excluir
  58. Ola, queria fazer umas perguntas a você, vc me ajudou muito com meus coelhinhos (Tutu e Fifi ~^^~) então.. a Fifi é bebezinha ainda tem 2 meses apenas, e eles ficam na mesma casinha não tem perigo dele tentar fecundar ela?
    se ela fecundar e não aguentar tem perigo dela morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O Tutu deve tentar fecundar ela a partir dele cumprir 4 meses e a Fifi só vai ficar prenha a partir dos 3 meses.
      Não se preocupe com o acasalamento fora de tempo, eles não morrem disso...
      Abraços

      Excluir
  59. Oi, tenho duas coelhas, uma mae e outra filha, e faz uma semana que a filha começou a agredir a mae, arrancar os pelos e tentar cruzar com a propria mae, o que pode ser? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. SEPARE JÁ!!
      Dá para ver que a filha tem temperamento forte e super territorial, não vai aceitar outra fêmea dentro do seu espaço. Possivelmente ela também bata no chão com as patas traseiras para afirmar sua superioridade.
      Abraços

      Excluir

Bem vindo ao blog.
Estarei fora uns 10 dias, nesse período não poderei acessar o blog para publicar ou responder comentários.

Todos os comentários são verificados antes de publicar por isso pode demorar até aparecer no blog.


Faça parte da nossa galeria de fotos, envie uma ou mais fotos dos seus coelhos com um comentário para o e-mail: lilia_arq-coelhos@yahoo.com.br
As fotos serão produzidas e publicadas junto com seu texto.

Obrigada pela visita.