REPRODUÇÃO

COMO DESCOBRIR O SEXO DOS COELHOS

Para saber o sexo dos coelhos tem que pegar o bichinho no colo de barriga para cima, apertar de leve o lugar do xixi, e se sair um canudinho é o pintinho, então é macho, se não sair nada é fêmea.

Todos tem 2 bolinhas que podem confundir-se com testículos, mas são 2 glândulas que tanto o macho como a fêmea tem.
ACASALAMENTO

A maturidade sexual dos coelhos é normalmente 3 meses para as fêmeas e 4 meses para os machos, mas pode variar um pouco.

O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e pouco depois cai de lado dando um gritinho, ela já está prenha. Se não tiver o gritinho, não completou a fecundação.

Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho, ele insistindo será atacado e pode ter briga. As vezes é necessário separar o macho.

O ideal é levar o macho para a fêmea e não o contrário, senão ela vai se distrair estranhando o local e não vai permitir o macho de se acercar.

GESTAÇÃO E PARTO
A gestação das coelhas é de 28 a 30 dias, podendo se estender até 32 dias. Se ela não parir ao 33º dia, leve-a ao veterinário para induzir o parto. Gestação prolongada faz os filhotes crescerem muito dificultando o parto, eles podem nascer mortos e ainda põe em risco a vida da mãe.


O calor é um fator que impede a coelha de entrar em trabalho de parto por falta de contrações. O parto fica demorado e sofrido, pode levar o dia todo. Garanta uma temperatura ambiente até os 28ºC para gestantes, cuide de que o local seja fresco e bem ventilado, use telhas de barro, sombra de árvores, etc.

As altas temperaturas provocam também a diminuição da produção de espermatozoides dos machos, assim, a fêmea fecundada gera só 2 ou 3 fetos que, por serem poucos ficam com tamanho maior dificultando a saída na hora do parto. Por isso também é importante que o macho esteja num lugar fresco.

Na hora do parto não pode faltar água, senão a coelha no medo de ficar sem leite para amamentar pode matar a cria.
A primeira cria pode ser menor: 1, 2, 3 filhotes, a partir da segunda cria vem a quantidade normal: 7,8,9...

Não é raro que algum filhote morra logo depois do parto, principalmente quando é a primeira gestação.

AMAMENTAÇÃO
Alguns leitores têm escrito desesperados dizendo:

- minha coelha não amamenta os filhotes
- minha coelha abandonou o ninho
- minha coelha rejeita os filhotes
Geralmente é falta de conhecimento dos hábitos naturais dos coelhos.
1- A coelha NÃO fica no ninho, é só para a cria, ela entra só para amamentar.
2- Algumas coelhas ficam o tempo todo junto do ninho, mas outras se afastam e ficam mais longe.
3- A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum.
4- A amamentação dura alguns minutos apenas.
5- A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.
6- A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. NUNCA ESQUECER QUE ANIMAIS NÃO TEM NOSSO RACIOCÍNIO, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote por ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.
7- A amamentação dura 35 dias. Não separe os filhotes da mãe antes do tempo a não ser que tenha um novo parto aos 30 dias ou que esteja machucando os filhotes.

CANIBALISMO
Sabe acontecer da mãe comer ou morder os filhotes e tem várias causas:
1- durante o parto por dificuldade ou mal jeito da mãe
2- pode se dar com mães no primeiro parto e não se repetir mais
3- pode ocorrer por stress (muitos partos um atrás do outro), barulhos e outros motivos que assustem a mãe, calor excessivo
4- falta de água para produzir o leite leva a mãe a matar as crias, por isso é importante manter sempre um caneco de água limpa e fresca junto da mãe
5- ninho inadequado 

Se o canibalismo se repetir nos partos seguintes não deve se deixar acasalar mais.

COMO A COELHA ATUA QUANDO VIVE SOLTA NA NATUREZA

Quando a coelha vive solta na natureza ou dentro de um quintal de chão, ela cava o ninho ao ficar prenha e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, coloca palha e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais palha, arranca os pelos do peito que nesse dia já ficam meios "frouxos" digamos assim, e completa a preparação do ninho. Pare os filhotes dentro do ninho e o fecha de novo, a natureza previu isso para evitar predadores. Ela não vai ficar no ninho depois do parto, vai ficar zanzando ou dormindo por ai perto ou junto da entrada. Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo.

Aos 10 dias os filhotes abrem os olhos e ai tal vez possam ser vistos sair na hora da mãe abrir a toca para entrar os alimentar, mas normalmente a coelha amamenta de noite quando está todo calmo e  não dá para ver nada.


MODELOS DE NINHO
Os ninhos das minhas coelhas foram todos feitos em casa utilizando caixotes de madeira, este é da Princesa  e seus filhotes




Quando várias coelhas tiveram cria quase ao mesmo tempo, improvisamos alguns ninhos, umas tábuas formando um quadrado foi o suficiente.





174 comentários:

  1. Obrigada querida por mim responder ,tenho mais uma pergunta e normal ela fugi deles eles tentai mama e ela foge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana, aqui sempre foi assim. Salvo uma coelha que dava de mamar de hora em hora, as outras só davam de mamar de noite, uma vez ao dia e o resto do tempo fugiam quando as crias tentavam mamar. No entanto todos os filhotes se criaram bem. Coloca na gaiola ou cercado um caneco pequeno com ração para os filhotes poderem comer e um caneco também pequeno com água para eles. Todo dia ao anoitecer coloca as folhas verdes em quantidade para mãe e filhotes comerem, eles já estão com 20 dias e o desmame é aos 35 dias, então eles já tem que comer junto com a mãe. Toma cuidado de lavar bem as folhas e se possível deixar um tempo em água com vinagre como fazemos com os legumes que consumimos. Evite folhas claras, só dê folhas escuras e não dê frutas que podem dar cólicas nos filhotes. O ideal é folhas de couve ou brócolis.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  2. oi faz hoje 1 mes que a minha coelha teve 3 filhotes ela lhes deu de mamar direitinho no entanto hoje ela teve uma ninhada de 4 filhotes a primeira ninhada vai morrer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não fique preocupada, com 30 dias já pode separar a primeira ninhada e deixar a mãe só com a segunda ninhada. Separe o macho também senão daqui a 30 dias tem outra ninhada, e partos muito seguidos vão deixar tua coelha estressada.

      Pode colocar o macho com os filhotes mas cuidado! antes de se cumprirem os 3 meses de nascidos separe os filhotes do pai senão ele vai prenhar as filhas fêmeas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  3. Oi Lilia,
    pode haver casos de pulga em coelhos? Ou isso não é possível?

    Obrigada,
    Sandra Rosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra

      Coelho em geral não tem pulga, mas se você tem ele junto de gatos e cachorros com pulgas, inevitavelmente alguma vai pular para seu coelho.

      Mantenha seus gatos e cachorros livres de pulgas e principalmente lave os tapetes, panos e piso onde esses bichinhos andam periodicamente principalmente quando eles tomam banho para não se ré-infestarem. Desinfeste com água sanitária.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  4. boa tarde socorrooo alguem pd me ajudar? minha coelha esta d cria e ja se faz 35 dias hj e ate agra nada dela criar estou preucupada oq devo fazer?? tenhu ctz q ela pego cria pois engordo bastante e as mama dela esta grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara
      Aos 32 dias poderia induzir o parto com medicação, mas já aos 35 dias acho que só cesárea vai salvar tua coelha.
      Leva a um veterinário.
      Veja acima as condições de temperatura para evitar gestações demoradas.
      Abraços

      Lilia

      Excluir
  5. Oi,coelhos parem junto com a ninhada anterior ? Ou seja os filhotes da ninhada anterior no mesmo ninho que a ninhada atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Vitor.

      Eu costumo tirar a primeira ninhada quando a mãe pare a segunda mesmo que não tenha completado os 35 dias do desmame. Se deixar, a primeira ninhada também vai querer mamar mesmo que sejam grandes e não vão dar chance aos pequenos de se alimentar. Já vi coelhas que tinham parido que ao serem colocadas com suas mães iam mamar, acredita?

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  6. Bom dia!
    Por favor alguém pode me ajudar?
    Minha coelha deu cria numa caixa de madeira que eu coloquei no viveiro onde ela fica, mas não soltou pêlos para aquece los os filhotes, é normal? Ela ainda irá soltar os pêlos? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se não soltou pelos no dia do parto não solta mais. Acontece com mães de primeira cria que ainda são novas, normalmente já na segunda cria elas fazem tudo direitinho.
      Para aquecer os filhotes coloque um pouco de algodão meio desfiado. Use luvas para não deixar seu cheiro.
      Abraços

      Lilia

      Excluir
  7. Gabriel Faquineli25 de julho de 2017 12:34

    Ola Lilia tudo bem?
    Eu tenho uma coelha que fica solta no quintal, e ela faz suas necessidades apenas dentro de uma caixa que coloco feno, de ontem pra hoje ela começou a recolher o feno e colocar em um lugar bem escodidinho, fazendo um ninho, como tenho ela a pouco tempo, tipo duas semanas, nao sei se ela esta prenha, mais esta fazendo o ninho, sera que esta prenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel

      Se ela tiver 3 meses ou mais de idade, tem 99% de chances de estar prenha. Deve parir no máximo até uma semana.

      Mas pode também ser uma prenhez psicológica se esteve perto de machos mas não em contato, só que normalmente nos pets shops tem os bichinhos todos juntos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
    2. Gabriel, cuide de ter um caneco de água sempre cheio e limpo é essencial para a amamentação, sem água na hora do parto a mãe não produz leite e pode até matar a cria.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  8. OLA, tenho um casal de coelhos e nos 3 primeiros partos, morreram todos os filhotes dias após o parto, eu tenho a impressão que ela não amamentava, decidi castrar o macho para evitar mais sofrimentos...mas ela já estava prenha novamente... e desta vez, separei ela do macho nas vesperas do parto e estou mantendo ela isolada com os filhotes... mas ele e ela insistem em fazer buracos nas divisórias e sentem muita falta um do outro... Eu acredito que desta vez os filhotes não morreram talvez por ela estar isolada com eles... Estão agora com 14 dias de vida... você acha que posso tirar as divisórias do viveiro e deixar o macho e ela juntos novamente ( com os filhotes) ou devo manter esse isolamento mais tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlene, eu sinto muito mas não tenho a menor ideia, não vou dar palpites que possam não dar certo. Quem poderia te dar melhores informações é um zootecnista.

      Tente entrar em contato com um através da ACBC (Associação dos Cunicultores do Brasil): faleconosco@acbc.org.br

      Tenha presente que ter um caneco de água sempre cheio e limpo é essencial para a amamentação, sem água a mãe não produz leite e pode até matar a cria.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  9. Oi antes de mais parabéns pelo seu blog muito iunformativo.
    Eu sempre tive oelhos em casa da minha avó, e queria perguntar-lhe uma coisa: Não sei se já ouviu falar, mas aconteceu uma vez os coelhos começarem a nascer com dentes de javali(estou a falar a sério), dentes esses que dificultam a eles proprios de se alimentarem, e a carne desses coelhos tornou-se impropria para comer, o que levou a isso acontecer? Eu acho que foi devido a sucessivos cruzamentos entre irmãos coelhos, ou seja, genético. Desde já obrigado e parabens.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia André

    Obrigada, e que bom que gostou do blog. Nunca ouvi falar em dentes de javali. Tem um distúrbio que sabe acometer aos coelhos de os dentes da frente crescerem em demasia o que impede o animal de se alimentar. Tem que colocar peças de madeira para eles roerem e gastarem os dentes, mas podem ser consumidos sem problemas. Eu tive um só caso.

    Não acredito que seja por múltiplas cruzas, pois já ouvi que os coelhos desenvolvem um sistema para se proteger de más formações, caso contrário na Ilha dos Coelhos (já ouviu falar?) todos teriam problemas. De qualquer maneira pode ser genético.

    Enviei seu comentário ao grupo de cunicultores de que participo e quando responderem vou colocar aqui.

    Abraços

    Lilia

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Minha coelha teve filhotes e ontem e hj notei que tem xixi com sangue nos jornais. E por causa do parto ou tenho que levar ela no veterinário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol
      Acho melhor levar ao veterinário, normalmente não ficam vestígios do parto, e também você disse que está com xixi.
      Abraços

      Excluir
  12. Ola bom dia . Ganhei dois fuzy lupi não sei muito vem.como se escreve . Creio que eatao com 3 a 4 meses . Fui olhar e acho que sao um casal eu devo separalos eles por enguanto vivem bem.juntos, eu fui olhar pq notei a cinza que creio ser a femia meio gordinha talvez ela esteja prenha nao sei bem.
    Queria saber se ela estiver prenha se posso ou não deixalos juntos se o macho mata os filhotes ou nao se ela mata eles ou não. Eles não podem ficar juntos? Fico com dó de deixalos sozinhos eles pareem tão parceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tem essa de "matar os filhotes". O problema é que se deixar juntos, uma semana após o parto o macho pode voltar a prenhar a fêmea, e ai 30 dias após tem mais coelhinhos.... Foi assim que de uma hora para outra eu me vi com 70 orelhudinhos....
      Abraços

      Excluir
  13. Boa Noite
    Minha coelha pariu e teve 5 filhotes.
    Porém depois de 5 dias um deles morreu.
    Ela tirou ele do ninho e depois disso não foi mais amamentar e nem comer só fica aonde ela levou o filhote morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso tem quantos dias? Veja que as coelhas amamentam geralmente a noite, e pode ser que esteja amamentando os outros filhotes sem você ver. Caso contrário em 1 ou 2 dias vão morrer todos. Será que uma mãe que tem tanta dó pela morte de um filhote não vai cuidar dos outros que também são seus filhotes?
      Nunca tinha visto ou recebido comentário de um caso assim, espero que volte ao normal.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá.hoje minha coelha pariu seis filhotes e eu não sabia aí eu coloquei o coelho macho com ela e ele cruzou com ela dia vezes e caiu as duas .isso pode prejudicar ela ou os filhotes de alguma maneira? Obrigado.

      Excluir
    3. Olá, não vai prejudicar os filhotes mas quando nascer a nova ninhada, é bom separar os filhotes mais velhos e deixar a mãe cuidando da nova ninhada.

      Excluir
  14. Tenho uma coelha que teve filhotes e no mesmo dia cruzou com o macho de novo. (Depois que eu vi que precisava separar eles) Agora a barriga dela já está crescendo e acho que ela não está amamentando a ninhada. O que eu faço? Ela só vai amamentar a nova ninhada é? Os coelhinhos ficam indo atrás dela e ela foge. Ela não vai amamentar mais eles?

    ResponderExcluir
  15. Olá Sâmela
    Já tive coelha ficando prenha um dia antes do parto e não por isso deixou de alimentar a cria. As coelhas amamentam uma vez por dia e de preferência à noite, por isso pode ser que você não esteja vendo ela amamentar. Alguns filhotes quando começam a se movimentar saem do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. Aqui com quase todas as coelhas foi o tempo todo da amamentação uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote nem em ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha coelha teve a primeira ninhada a dois dias ,teve 5 , 1 era bem pequenino e morreu logo ,depois morreu outro e sobreviveram 3 ,mas esses 3 morreram hoje pela manhã, eu via eles seguindo a mãe mas agora estou na tua duvida se ela amamentava eles ou não ,até já tinha comprado leite para começar a dar para eles mas infelizmente morreram é normal ? Estou muito triste

      Excluir
    2. Olá Nadia, morrer filhote não é normal. O difícil é saber as causas. Ter nascido um pequenino e morrer, até ai tudo bem, acontece, agora os outros tem que ver o porquê. Pode ser mesmo por falta de alimentação ou pode ser uma doença. Vai ter que esperar uma próxima cria para saber.
      Mantenha o local onde eles ficam sempre limpo e não deixe faltar o caneco de água limpa necessário à produção de leite da mãe. Abraços

      Excluir
  16. Olá Lilia tudo bem? Então minha coelha teve filhotes e eu queria saber com quantos dias de vida eu posso trocar a mae e os filhotes da casa aonde eles estão pois no lugar que eles estão está fazendo muito calor pois pega muito sol e eu quero coloca los em um local que não fassa muito sol. Melhor dizendo a minha dúvida é sobre com quanto tempo de vidas os coelhinhos estão aptos para uma mudança de lar .
    Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noel, só vi seu comentário agora.
      Vai depender da mãe e da sua relação com ela.
      Quando a minha Princesa teve filhotes foi numa toca ao ar livre, eu descobri porque vi que ela não saia da frente do buraco nem para comer, como chovia a toca estava molhada e os filhotes todos encharcados. Na hora passamos eles para um ninho de madeira dentro de um cercado na garagem, estavam com no máximo 3 ou 4 dias, não deu problema algum. O importante é pegar os filhotes com luvas e de preferência com as luvas já nas mãos acariciar a mãe para se impregnar com o cheiro dela para depois pegar os filhotes.
      Abraços

      Excluir
  17. Comprei uma coelha adulta a mais de 30 dias, só agora ela começou a cavar tocas.. Ela vive no jardim que é bem grande pra ela pois só tenho uma coelha. Comecei a ler aqui e fala
    Que quando cavam pode estar prenha, existe essa probabilidade mesmo depois de 30 dias? Ela cavou duas tocas uma mais funda e outra mais rasa porém, fechei as duas com medo dela cavar mais e mais e sair no vizinho pois como só tenho ela não imaginei sobre estar prenha. Devo me preocupar ou é só instinto dela mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno
      Você verificou que as tocas que fechou estavam vazias?
      A gestação dura de 28 a 30 dias normalmente. Se o clima for quente (acima dos 28º) pode se demorar e tem que induzir o parto.
      Em geral elas cavam as tocas para o ninho uns 15 dias antes do parto, então a provabilidade de estar cavando para ninho já com 30 dias acho que é meio remota. É mais provável que cave para moradia, mesmo assim fica atento, se for ninho ela vai levar mato e outros elementos para fazer o ninho, e depois fechar na espera do parto, o parir e fechar para proteger a cria dos predadores.
      Abraços

      Excluir
  18. Olá Lilia Diana! Procurei um caso igual ao meu mas como não encontrei, aqui vai o pedido de ajuda: Tenho uma ninhada de 10 Orfãos com 20 dias de idade. Não percebo se já comem sózinhos e comprei leite em pó para gatinhos e biberon.Que porção eles devem beber e quantas vezes ao dia? Está a ser muito dificil eles pegarem na mamadeira. Cumprimentos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula
      Com 20 dias já podem comer sozinhos, já que são 10 filhotes compre um comedouro de galinhas, e coloque ração, não deixe faltar.
      Coloque folhas de capim, eles devem comer mesmo não tendo o exemplo da mãe. Os meus começavam a comer antes dos 20 dias.
      Se não aceitam a mamadeira tente colocar num caneco do tipo água para gato, baixinho. Não deixe muito tempo para não azedar, assim, para não gastar leite a toa, coloque aos pouquinhos tendo o cuidado de lavar bem o canequinho com água é sabão neutro cada vez que enche.
      Vou ver se coloco uma foto do comedouro, deu certo aqui quando tinha muito filhote.
      Abraços

      Excluir
  19. Bom dia Lilia Diana
    Minha coelha esta prestes a parir. Estou com uma duvida. Sera q tenho q separa la do macho??? Ele pode comer os filhotes?? Estao super bem juntos, mas estou com medo. Sera a primeira cria, daqui uma semana. Obrigada no aguardo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shailane
      O macho não come as crias, mas se deixar junto, daqui a um mês tem uma nova ninhada, e mais um mês outra.... e assim vai...
      Abraços

      Excluir
  20. Olha boa noite .tenho um casal de coelhos, que já estão juntos a três meses, a coelha rejeita o coelho e não deixa ele acasalar com ela. O que posso fazer ? Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica
      É bem estranho, mas tem certeza que são macho e fêmea? quando passam muito tempo sem acasalar, até a fêmea tenta montar em outra fêmea e macho em outro macho (como os cachorros que tentam acasalar almofadas, pernas das pessoas, etc).
      Se não for isso... é que a mocinha não gostou do namorado...
      Abraços

      Excluir
  21. oi gente
    minha coelha tem mais ou menos quatro meses, e está prenha, ela está tonta e não consegue andar o que posso fazer?
    por favor me ajudem estou desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu não sei, o melhor é levar ao veterinário, só ele pode avaliar doenças e medicamentos.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá
      Enviei tua dúvida ao grupo de cunicultura e acabei de receber resposta.
      O Dr. Luiz Carlos, zootecnista escreveu: "Lilia, pode ser "N" coisas diferentes. Sugira a ela levar num clínico veterinário especializado em coelhos.
      Não há muita alternativa"
      A criadora Antônia sugeriu também: "Alem da sugestão feita pelo professor Luis Carlos sugiro:
      Verifique a composição da ração fornecida, se não ha necessidade de uma suplementação de vitamina e verifique nos pés nas áreas palmares se não ha algum ferimento."
      Abraços e melhoras para sua coelhinha.

      Excluir
  22. Olá Lilia!

    Acabo de comprar 3 coelhos, duas fêmeas e um macho. A minha vontade é de reproduzi-los. A primeira coisa que fiz foi colocá-los cada um em sua gaiola. Gostaria de saber quando levar a fêmea ao macho para fazer o acasalamento. Quira por favor ter bondande em me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para criar coelhos tem que saber mais do que a hora de acasalar. Colocou descanso de madeira na gaiola?
      Fêmeas reproduzem aos 3 meses e machos aos 4 meses, geralmente; pode ter exceções.
      Se pensa fazer criação comercial conheça os seguintes sites e projetos:
      Associação Científica Brasileira de Cunicultura
      Canal Dr Cuni - Youtube
      Boletim de Cunicultura
      Revista Brasileira de Cunicultura
      Abraços

      Excluir
  23. Ola, minha coelha abandonou o ninho,e preciso alimentar os filhotes, eles tem quase 1 semana,acho que estar desidratados,o que posso fazer? Fiz uma mistura que achei na internet, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O teu comentário só entrou hoje. Tem que dar aquele leite para gatinhos que compra no petshop.
      Mas tem certeza que abandonou o ninho? as coelhas não ficam no ninho, ficam por perto e entram só para amamentar uma vez ao dia geralmente a noite quando tudo está calmo.
      Abraços.

      Excluir
  24. olá tenho 4 coelhas a primeira ja e adulta tem 7 meses nunca deu cria comprei uma a dois dias ... e ela ta mamando na minha coelha adulta o q faço separo ou deixo acho a bb comia ração quando comprei agora ela nao q comer q mama na outra q at deixa mais como ela nunca teve filhote creio q nao tem.leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Veja bem, se não tivesse leite ia ficar com fome e comer ração. Pode acontecer que o fato da bebé mamar estimule as glândulas mamarias e passe a produzir leite. Se a adulta não rejeitou e deixa, pode deixar, leite materno é o alimento mais completo e tal vez a pequena tenha sido desmamada antes do tempo. De qualquer maneira eu já tive o caso de coelhos adultos que ao serem juntados novamente com as mães iam mamar dela! Crescendo vai ter cada vez mais fome e o leite não vai ser suficiente, ai ela vai procurar a ração sozinha, não se preocupe.
      Abraços

      Excluir
    2. obrigada ... a minha coelha mais velha no início mordia as outras menores mais essa ultima ela nao fez isso ela deixa mama e agora elas ja se dão bem ja nao ficam separadas durante o dia solto elas no terreno mais no fim da tarde elas ficam na gaiola at o amanhecer... pela manha quando abro a porta ambas ja ficam em pé para sair ....

      Excluir
  25. como covençer meu pai a me da um coelho
    me ajuda quero muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla
      Para convencer teu pai a te dar um coelho, você tem que provar que é suficientemente responsável para tomar conta dele. Criar um bicho de estimação não é só alisar e dar carinho, é alimentar, limpar, tomar conta como tua mãe toma conta de você.
      Todo dia tem que providenciar a comida, a água, lavar os canecos e o lugar onde fazem o xixi e o totô que é bem fedido. Se for se ausentar algum dia, tem que providenciar alguém que possa alimenta-lo e limpar a sujeira. Coelho não viaja com a família, então se for viajar de férias vai ter que conseguir alguém que substitua você no serviço.
      Tem que ficar atenta para as doenças e levar ao veterinário se precisar, dar os remédios, etc. É muita responsabilidade que você não pode sobrecarregar para tua mãe ou pai. Prova que você é responsável, não só falar, e ai vai ter chances de ganhar seu coelho.
      Abraços

      Excluir
  26. Boa tarde Lilia.
    Eu tenho 4 coelhos, e duas são fêmeas e estão prenha, eu queria saber se posso deixar elas juntas ou se tenho q separa-las? E se puder deixar, pode ser até ganharem os filhotes? ou tenho q separar assim q nascerem? Já pesquisei mais nao acho nada q explique sobre isso. E elas sempre ficaram juntas desde de bebes e me da dó de separa-las. Podes me ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tuane
      Não há uma regra definida, depende de cada animal. Tem que ficar muito atenta, se elas se dão bem podem ficar juntas, mas presta atenção à atitude: se uma delas bate no chão com a pata traseira quer dizer que está querendo dizer que é dona do território, ai separa porque pode dar briga. Tem a possibilidade de separar com uma tela de galinheiro que não permite a passagem, mas estão se vendo como se estivessem juntas, podem até deitar uma ao lado da outra. Essa solução vai ser a mais aconselhada a partir do parto e até o desmame. Veja as fotos na página A TOCA DO COELHO (é só clicar na aba que abre)
      Abraços

      Excluir
  27. Ola, queria fazer umas perguntas a você, vc me ajudou muito com meus coelhinhos (Tutu e Fifi ~^^~) então.. a Fifi é bebezinha ainda tem 2 meses apenas, e eles ficam na mesma casinha não tem perigo dele tentar fecundar ela?
    se ela fecundar e não aguentar tem perigo dela morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O Tutu deve tentar fecundar ela a partir dele cumprir 4 meses e a Fifi só vai ficar prenha a partir dos 3 meses.
      Não se preocupe com o acasalamento fora de tempo, eles não morrem disso...
      Abraços

      Excluir
  28. Oi, tenho duas coelhas, uma mae e outra filha, e faz uma semana que a filha começou a agredir a mae, arrancar os pelos e tentar cruzar com a propria mae, o que pode ser? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. SEPARE JÁ!!
      Dá para ver que a filha tem temperamento forte e super territorial, não vai aceitar outra fêmea dentro do seu espaço. Possivelmente ela também bata no chão com as patas traseiras para afirmar sua superioridade.
      Abraços

      Excluir
  29. Olá tenho um casa de mini Lion eles não completaram 3 meses mas ela está soltando pelos mas das costas será que ela já pode estar prenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber
      Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!

      Me conta, teve filhotes?

      Abraços

      Excluir
  30. depois que uma coelha cria quanto tempo leva pra ela estrar pronts para outra gestasao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William
      Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      As coelhas estão prontas com uma semana, mas algumas ficam prenhas antes mesmo de parir e 30 dias após o parto parem uma nova ninhada.
      Se for coelha de estimação regule as prenhas, 4 por ano é bom para não estressar a bichinha.
      Abraços

      Excluir
  31. Oi boa tarde! Tenho um casal de coelhos , e desconfio que a fêmea esteja grávida.Porém, o macho está muito triste, com dificuldade em se locomover, e com pouco apetite. Gostaria de saber se tem alguma relação ou se é comum ? E se não for, qual são as chances de ser muito grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verana
      Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      A esta altura se não levou o coelhinho no veterinário já deve ter morrido. Sinto muito não ter visto o comentário antes.
      Abraços

      Excluir
  32. Olá, comprei um Head Lion (Pantufa o nome) macho que fez um ano em janeiro de 2018, ele é nosso amor, vive solto em casa e tem todas as regalias possíveis, à um pouco mais de 3 semanas estamos com um fuzzi lop (tb macho, Badin o nome dele), que estava sofrendo mais tratos e iriam jogar ele na rua...até agora eles nunca brigaram e não saem um de perto do outro, onde um vai o outro vai atrás, se também, dormem grudados, enfim...um amor. Só que ambos em determinados horários do dia, ficam passando o queixo em cima das costas, ou da cabeça do outro, e pode acreditar que os dois fazem isso ao mesmo tempo, não se machucam, não se mordem nem nada, mas ficam um querendo passar no outro, e acabam que ficam girando fazendo esse movimento, outra coisa que tb ambos fazem é "cobrir" o outro e fazer movimentos como se estivessem acasalando, os dois fazem mas em horas diferentes do dia. Vamos castrar os dois mês que vem, e queria saber se isso é comum e o pq disso. Outra coisa que o Badin faz é cocô em várias partes da casa, onde dorme, onde passa, na gaiola dele e na do Pantufa tb,sendo que o Pantufa pouco se importa , queria saber se isso é demarcação de território, e se melhora depois, pois a +- duas semanas atrás ele esguichava xixi nas paredes e no chão e agora parou! Me ajude a entender por favor,amamos muito os dois e não sei se esse comportamento é normal, queria um serviço de comportamento de coelhos para ajudar tb, vc conhece algum? Moro em SP capital. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Os coelhos quando se dão bem, se lambem uns aos outros, bem normal. O movimento de acasalamento também é normal, até cachorros fazem! já vi cachorros tentando acasalar até em travesseiros ou para vergonha do dono nas pernas das visitas, rsrs
      Cocô por todo lado pode ser caraterística do sexo, meninas são mais ordeiras e geralmente fazem tudo num só lugar. Mas xixi por todo canto é sinal de marcar território. Quando se sentir seguro pode parar.
      O melhor serviço de comportamento de coelhos que conheço é o que me ensinou tudo: OBSERVAÇÃO. Olhe seus bichinhos e aprenda.
      Abraços

      Excluir
  33. Olá, tenho 2 coelhos mini... todo branco com olho vermelho...nao sei a raça... Mas faz 2 dias que junto com as fezes sai uma gosma transparente parece um gel... o que é? Estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      A gosma transparente parecendo gel é eimeira na fase final, daí umas horas o animal morre. Tem que tratar antes, assim que nota que as fezes são menores o começam a ficar mais escuras.
      Abraços

      Excluir
  34. Respostas
    1. Olá Elianaabrao. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Coelhos só machos ou só fêmeas juntas vão depender do temperamento. Já vi criação com mais de 10 coelhos machos todos juntos e sem problemas, mas também tive uma ninhada que era briga todo dia com pelos soltos e mordidas. Tem casos de o macho mais bravo chegar a castrar o outro. Com fêmeas é mesma coisa. Podem se dar bem ou podem se dar mal.
      Abraços

      Excluir
  35. Olá eu ganhei uma coelha e ela apenta ser novinha e quando ela ta deitada eu chego perto e observo qui ficar umas coizinhas mexendo na barriga dela sera qui ela esta prenha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Tua coelhinha teve filhotes?
      Abraços

      Excluir
  36. Tenho um macho e a vizinha uma fêmea, o que resultou em 7 filhotinhos... mas quando acordamos hj cedo tinham 5 mortos no ninho e só dois sobreviveram, são minúsculos perto dos outros 5 que morreram. Um deles é bem agitado o outro mal se mexe. Estou muito preocupada sera que devemos forçar a amamentação? E os outros 5 filhotes morreram será pq ela sofreu muito estresse? Ela fugiu direto atravessava a rua e vinha p nossa casa encontrar com o nosso machinho. Engraçado mesmo q ela grunhia muito pra ele e não quero nada, mas fugia pra vir pra cá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol. ‎Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Se tinha 5 filhotes grandinhos bem alimentados, o problema não é a amamentação. Morte de filhotes pode ser ataque de gatos e ratos, os maiores inimigos dos coelhos. Se a mãe estiver doente, como já aconteceu com uma coelha minha, os filhotes contagiam mamando então vão morrendo primeiro os mais gordos que mamam mais até por último os menos mamadores.
      Ela fugia para tua casa procurando a companhia do amigo, e grunhia porque estando prenha não aceita o acasalamento o que não significa que não queira a companhia.
      Abraços

      Excluir
  37. Meu coelho cobre a fêmea nunca pegou cria será que ele tem algum problema ou a femea.
    Obs: já tenho esse casal a mais de 1 ano e são já coelhos adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Pode ser que um dos dois seja estéril. Calor em excesso diminui a produção de espermatozoides e pode levar a esterilidade do macho.
      Abraços

      Excluir
  38. Ola tenho uma coelha da raça lion que esta prenha pela primeira vez... ela ja está com 33 dias e ainda não teve os filhotes. Ela Ja tirou os pelos para o ninho e está com a barriga inchada o que devo fazer? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Que pena que não tinha lido tua mensagem antes. Espero que tenhas visto em outras respostas anteriores que tem que levar ao veterinário para induzir o parto. Tua coelhinha está bem? Quantos filhotes teve?
      Abraços

      Excluir
  39. Oie minha coelhinha teve 8 filhotinhos primeira cria dela.
    Ninguem sabia q ela estava prenha.
    Ela tem apenas 5 meses .
    Eu n vejo ela ir amamentar os filhotes.
    Tenho medo deles morrerem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum. Como estão os filhotinhos?
      Abraços

      Excluir
  40. Olá gestantes sem o macho como companhia

    ResponderExcluir
  41. A minha coelha acabou de ter filhotes e nós tiramos o macho de perto dela, eu quero saber se dps de quanto tempo podemos colocar o macho junto com ela de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! tanta gente pergunta o mesmo! pode colocar quando quiser, mas em uma semana ela fica prenha de novo, faça a conta da quantidade de filhotes que vai ter em alguns meses, considerando que aos 3 meses de nascidas as fêmeas filhotes vão ser prenhadas pelo pai, etc
      Abraços

      Excluir
  42. Meu coelho em seu primeiro acasalamento ficou MT afoito e depois ficou quieto por um bom tempo e morreu,isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Isso só um veterinário poderia ter informar.
      Abraços

      Excluir
    2. Só um veterinário poderia ter informar o que aconteceu (desculpa saiu incompleta). Normal não é, acasalamento não mata.
      Abraços

      Excluir
  43. Ola,minha coelha pariu e nasceu todos mortos, ganhei ela prenha já, o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Pode ser vários motivos, um veterinário seria o mais indicado para dar a resposta.
      Abraços

      Excluir
  44. Oi minha coelha criou hoje de madrugada deu 6 coelhinhos mas a barriga dela continua mexendo igual a quando ela estava prenha isso é normal ou ficou algum filhote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Só um veterinário poderia te dar a resposta certa.
      Abraços

      Excluir
  45. Olá tenho um coelho macho como convenso minha mãe a deixar eu ter uma fêmea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Ha, ha, ha... convencer a mamãe não vai ser fácil. Um casal, a não ser que sejam castrados, rende uma coelhada e tanto!! eu cheguei a ter 70 coelhos num prazo de 6 meses. Será que pode tomar conta de tanto orelhudo?
      Abraços

      Excluir
  46. Boa tarde alguem me diz em que altura e o cio das coelhas e que tenho uma mas nao esta a qceitar o coelho que deva fazer

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde minha coelha teve a primeira cria dia 1 desse mês e hoje amanheceu todos os 6 filhotes mortos eu não sei se pode ter sido o frio ou se a coelha não os amamentou mais eu queria sabe se ja posso coloca ela junto do macho para cruza de novo ou se tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Seria bom descobrir primeiro as causas das mortes para não repetir. Tem gatos ou ratos? Em uma semana a fêmea já aceita o macho de novo para cruzar.
      Abraços

      Excluir
  48. Oi minha coelha a mais o menos 3 semanas a trás já estava coletando feno pra fazer o ninho ( neste período eu as prendo pra parir em umas gaiola fechada com um caixote dentro ) mais ela não pariu e ficou segurando barriga ... então soltei ela novamente junto com os outros ...Semana passada ela voltou a coletar feno , então a prendi de novo e nos dias seguintes fiquei observando se ela já havia parido ... Fiquei 3 dias fora de casa (deixei um rapaz cuidando dos coelhos ) e ontem quando eu cheguei e fui dar uma conferida encontrei 3 filhotes, 1 estava morto com marcas de mordida, os outros dois sadios e já com pelinhos ( como se já tivesse nascido a uma semana ) e hoje de manhã ela pariu novamente . E normal isso ? Sab mi dizer oq pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Fácil, ela aceitou o macho durante a prenhez, aos 28-30 dias da primeira cruza nasceram o filhotes e ficaram ainda os da segunda cruza que nasceram depois. Os casos assim são raros, mas acontecem.
      Abraços

      Excluir
  49. Olá boa noite a todos...
    Tenho uma Femea Lion, ela nunca cruzou....mas agora estou com medo de perde la. Está com 4 aninhos e meio.....amamos ela de paixão. .queria saber se tem problema colocar para cruzar com essa idade...
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Acho prudente consultar um veterinário, apesar que uma leitora deixou um comentário acima de uma coelha parindo com 7 anos.
      Abraços

      Excluir
  50. Tenho um coelho macho e ele muchou o testiculo.alguem sabe o que pode ser ou isso é a idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Conceição. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!!
      Leve o menino ao veterinário.
      Abraços

      Excluir
  51. Com Quantos Tempo ela fica no sil de novo depois que ela ter is filhotes????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Coelha não tem cio definido, ela está sempre no cio enquanto não está prenha. Algumas ainda acasalam estando prenhas e tem partos um atrás do outro. Veja os comentários acima.
      Abraços

      Excluir
  52. Olá!
    Minha coelha já está com mais ou menos sete anos e ultimamente suas gestações tem dado muitos problemas, com filhotes nascendo mortos ou parte da ninhada morre após alguns dias além do que nas duas ultimas gestações só nascem filhotes brancos. Quais as causas disso? Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda. Peço desculpas por não ter respondido antes, o google deixou de me mandar as mensagens de que tinha comentários, só hoje descobri que tem muitas!!! Pode ser vários motivos, um veterinário seria o mais indicado para dar a resposta, mas eu acho que o problema é a idade, ela já é idosa. Acho melhor evitar as cruzas, fique logo com um filhote para ter novas crias.
      Abraços

      Excluir
  53. Boa noite
    Minha coelho cruzou faz 31 dias e fica dentro de casa.
    Mas ela não fez ninho e agora fica pulando no colo das pessoas e correndo em volta.
    Será que já está passando da hora? Acontece de não fazer o ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Está passando da hora, se tem certeza do tempo, não deixe passar dos 32 dias, leve ao veterinário para induzir o parto. Leve em conta que depois de medicada, ela pare em 20 minutos.
      Abraços

      Excluir
  54. Boa Noite.

    verdade deixar coelha dar cria no quintal, os filhote pode se tornar arrisco demais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir. Os coelhos são ariscos por natureza, deve ter lido nas páginas acima. Depende de nós que se acostumem ao nosso convívio. Desde pequenos tem que dar carinho, no início eles não vão deixar, vão ficar fugindo, mas aos poucos vão se acostumando a ganhar carinho, tanto soltos no quintal quanto presos em coelheiras ou gaiolas. Alguns logo se acostumam, outros demoram mais. Tive uma coelha criada dentro da coelheira, que demorou mais de ano até que deixou eu dar carinho sem fugir. Tem que ter paciência e muito amor com eles. Abraços.

      Excluir
  55. Boa tarde .Minha coelha deu cria mais nasceram todos mortos isso é normal ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara. O normal é todos os filhotes nascerem vivos e se alimentarem e crescerem normalmente.

      Excluir
  56. É possível castrar o coelho?
    Para q a fêmea não fique tento ima gestação em seguida da outra?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, pode castrar e vai evitar as crias, mas é bom castrar os dois, senão a proximidade do macho vai fazer a fêmea ter gravidez psicológica além pode ficar estressada tentando "montar" no macho.
      Abraços

      Excluir
  57. Olá boa tarde!
    Me ajuda por favor, eu tinha um casal de coelhos, a fêmea já tinha cavado um buraco no quintal antes e passaram meses e eu não vi nada de filhotes, então deixei o casal junto de novo e ela engravidou, nisso mudamos de casa e os coelhos foram soltos no novo quintal, minha coelha pariu 8 filhotes e no mesmo instante meu coelho queria cobrir ela de novo, ela corria pelo quintal e chegou a ter um coelhinho enquanto corria.
    Fiz um ninho pra eles e coloquei ela junto na gaiola, ela ficou com diarreia e 2 dias depois do parto ela morreu, passei a cuidar dos filhotes não achei aqui na minha cidade o leite indicado para amamentar eles, dei leite desnatado com um pouco de leite em pó, venho a uma semana batalhando pra criar todos mas já morreram 7, só tem um que dês do início é o mais faminto e mama todo leite q eu der, estou triste não queria perder o único que ficou, o que mais posso fazer para que ele sobreviva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara. Mantenha o filhote coberto com os pelos da mãe ou se não tiver mais com algodão para mante-lo aquecido. Vou tentar descobrir se pode fazer mais alguma coisa. Abraços

      Excluir
    2. Olá Sara, como vai o filhotinho? Uma criadora me passou uma apostila sobre aleitamento de coelhos. O que tirei de informação certa é que o leite tem que ter pouca lactose que o coelho não digere bem. Tenta comprar leite zero lactose, se consegue fácil no supermercado. Abraços

      Excluir
  58. Olá Lilia!!!
    Tenho um casal de coelhos mini da raça teddy. A coelha era da minha prima e vivia presa e sem carinho então é meio arisca, agora após 5 Menes que peguei ela pra criar está melhorando, já meu coelho é bem dócil e sociável.
    A coelha ficou prenha em agosto so que os filhotes morreram e nao sabiamos o motivo em seguida ela ficou prenha novamente e todos os filhotes sumiram, entao descobrimos que o gato do vizinho estava matando os filhotes e levando para a casa dele.
    Faz 3 dias que ela deu cria de novo a 8 filhotes, com medo do gato matar tirei ela e o ninho do lugar e coloquei dentro da lavanderia ( coloquei o ninho dentro da casinha de passeio exatamente do jeito que estava no chão, peguei com luva ).
    Tem alguma chance dela rejeitar a cria?! Ou algo que eu possa fazer para ter mais chances deles sobreviverem?!
    Quanto tempo os coelhinhos abre os olhos e ficam independentes?
    Se eu castrar somente a coelha tem algum problema? E em quanto tempo eu posso fazer isso sendo que ela acabou de parir?
    Estava lendo aqui e assim que chegar em casa vou separar o macho para não cruzar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não acredito que rejeite a cria, você fez direitinho. Eu já mudei ninhadas e não tive problemas. Deixa o macho separado até pelo menos o desmame para a ninhada ficar tranquila.
      Os filhotes abrem os olhos mais o menos aos 10 dias, aos 20 dias pode retirar o ninho que já vai estar bem sujinho, e aos 35 dias é o desmame, mas assim que eles saem do ninho atrás da mãe para mamar, já vão a começar a comer junto da mãe a ração e o verde que colocar. Leia bem as páginas acima para tirar outras dúvidas. Se quiser castrar tem que ser os dois. Aproveite a castrar o macho enquanto a fêmea está amamentando e depois castra ela. Abraços

      Excluir
  59. Olá, Tenho um casal de coelhos e a fêmea ficou prenha a pouco tenho, cálculo 12 dias. A fêmea começou cavar um buraco e devido o tempo de chuva o buraco desbarrancou e ficou aterrado.
    Eu percebi que ela ficou inquieta não vendo mais o buraco.
    Então troquei ela de viveiro e até agora ela não cavou outro buraco...
    mesmo estando recente e tendo pouco tempo de gravidez é normal isso?
    Ou ainda é possível ela cavar outro buraco até antes de parir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Difícil de dizer. Pode ser que cave novo buraco uma semana antes do parto ou prepare o ninho sem buraco. Se não cavar vai ter que providenciar um ninho como nas fotos da página.
      Abraços

      Excluir
  60. Ola! Tenho 2 fêmeas e 1 macho, já deram 2 crias e ao todo foram 9 e todos morreram,cheguei ate separar o macho que por querer acasalar ate na hora que ela ta parindo. É possivel que uma matéria as crias da outra? me falaram que só na 1 cria que eles morriam, mais ate agora nenhum vingou e eu fico muito triste com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tem primeira cria morrendo porque já tive coelhas que não morreu nenhum filhote, e outras que morreram e não era primeira cria.
      Se as fêmeas tem filhotes tem que separar em coelheiras separadas, pode ser que tenham matado os filhotes alheios, de qualquer maneira não é bom estarem juntas. Separe o macho antes do parto e só coloque com elas depois do desmame dos filhotes. Abraços

      Excluir
  61. minha coelha levou um susto e morreu, porém havia ganho uma ninhada dois dias antes, estamos amamentado porém só sobrou dois filhotes, podemos colocá-lo junto ao macho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei não, o macho não vai cuidar dos filhotes e se for atrapalhado pode até pisar. Melhor deixar os filhotinhos em lugar seguro onde você possa cuidar. Abraços

      Excluir
  62. Ola, minha coelhinha começou a arrancar os pelos da barriga e ficar muito irritada com meu machinho. Como achei que estava gracgrá, fiz um ninho improvisado e coloquei dentro da gaiola dela, só que peguei os pêlos que ela ja tinha tirado e coloquei lá também. Sera que tenho que tirar os pêlos e deixar ela tirar de novo la no ninho? Não sei se eu podia ter pego eles e colocado lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estive viajando por isso a publicação e resposta dos comentários atrasou. A coelha só tira os pelos uma vez, então deixe na gaiola.

      Excluir
  63. Eu tenho um coelho e ele tá como se fosse cruzando preciso de uma fêmea para ele cruzar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estive viajando por isso a publicação e resposta dos comentários atrasou. Diga o estado em que mora, vai ser mais fácil para achar parceira para seu coelhinho. Boa sorte.

      Excluir
  64. Olá boa noite!!! Tenho um casal de coelho oq posso dar p eles além da ração e do feno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estive viajando por isso a publicação e resposta dos comentários atrasou. Leia a página de alimentação e vai encontrar uma lista de complemento verde para eles. Abraços

      Excluir
  65. Boa noite
    Minha coelha Jack fez um ano recentemente, ela nunca teve contato com animais da mesma espécie, porém ela sempre conviveu com um Shitzu macho, a uns 30 dias eu a apresentei para um coelho, de início ele foi para cima dela, mas por frente, outras por trás dela, eles já cavaram ninhos e taparam os mesmos, ela está com falhas na pelagem, porque ele está arrancando dela... Porém ela aceita com que o cachorro suba nela e recua mais do coelho... Perguntas:
    É normal demorarem tanto para acasalar?
    Ele (coelho) está arrancando os pelos dela, pode?
    Os ninhos construídos e tapados é normal?
    Estou com receio de estar prejudicando o casal, ambos não tiveram contato com outros coelhos... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Shitzy é seu cachorro? Acredito que já acasalaram e de uma hora para outra tenha uma ninhada. Estranho ele arrancar os pelos dela, já vi o contrário numa mãe de primeira viagem, tirava o pelo dos irmãos para fazer o ninho.
      "Os ninhos construídos e tapados é normal?" sim, ela faz a toca e depois fecha para não entrarem predadores, só que vi tapar "depois do parto" e não antes.
      Abraços

      Excluir
  66. Boa noite
    Sou de Curitiba, e onde o casal de coelhos estão construindo os ninhos, acumula água da chuva, o ambiente se torna muito umiúme frio; este tipo de local pode prejudicar uma futura ninhada? Se sim, o que eu devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja um lugar conveniente e coloque um ninho do modelo dos que tem aqui no blog.

      Excluir
  67. Shitzu é meu cachorro, em relação dos ninhos novamente eles cavaram e taparam, posso cavar para ver se tem algo?
    Emprestei o macho para cruzar, se devolvê-lo, ela sofrerá com isso, no caso tipo um trauma, aborta a cria se tiver, estou com receio e arrependido, de ter apresentado ambos...

    Obrigado pelo auxílio, vou tentar por mais 15 dias para ver se obtenho resultados;

    ResponderExcluir
  68. Olá! Minha coelha cruzou 2 vezes é i macho caiu as duas vezes dando um gritinho, é certo que ela tenha ficado prenha? Tenho dúvidas sobre isso...sempre que o macho cai dando o gritinho e sinal que a fêmea ficou prenha? Boa noite e mto obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silmara. Entenda como acontece a reprodução dos coelhos: a fêmea não ovula todo mês como os mamíferos, ela produz os óvulos após a fecundação e na quantidade de espermatozoides que recebeu.
      Na cruza acontece como você viu que o macho cai de lado dando um gritinho, isso significa que ele completou a ejaculação, mas só depois da fêmea produzir os óvulos e eles ficarem fertilizados é que começa a gestação. Se não entendeu direito me escreve de novo que explico mais. Abraços

      Excluir
  69. Gostaria de saber se é certo que quando o macho cai dando um gritinho a coelha fique prenha. Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Você tem algum grupo no whats especifico para criadores de coelhos?
    E parabéns pelo blog,excelente!!!

    ResponderExcluir
  71. Olá, está parte eu entendi, como.ele caiu e deu o gritinho ejaculou, desta forma ela ficará prenha? E certo isso? Depois q ela ovular que são por volta de 8 horas após né? Eu só queria saber mesmo se com certeza fica prenha por causa de como aconteceu...le acima que se o macho der o gritinho e sinal que a coelha ficará prenha....quero mto que ela fique, por isso queria saber isso...eles cruzam, o macho grita e cai e a fêmea fica prenha com certeza? Desça minha ignorância, mas tenho 5 machos e duas fêmeas e queria um pouquinho mais de coelhos, tenho um quintal gigantesco pra eles correrem...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmara, nada na natureza é certo como 2+2=4. O mais provável é que tenha mesmo ficado prenha. Mas se o macho é estéril, vai ejacular mas não vai prenhar, o mesmo com a fêmea.
      Tua relação de 5 machos para 2 fêmeas está errado, pode ter um macho bom reprodutor para até 10 fêmeas.
      abraços

      Excluir
  72. Olá minha coelhinha deu a luz 6 coelhinhos .e eu reparei que o órgão sexual dela está muito vermelho e fica saindo secreção o tempo todo e esta muito inchado também.o que pode ser e normal ou pode inflamar e infeccionar.obrigada..

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde
    A minha coelha deu cria de dois um já anda o outro só se arrasta o que faço?

    ResponderExcluir
  74. Olá quando comprei minha coelha ela tava com os peitos cheios os donos em quem comprei ela falaram que ela nao tinha parido la no local deles não. . .agora ela ta com os peitos vazios e muito arisca e brava ela rosna e bate o cabo vem forte hoje ela começou a abrir uma toca no chão de terra e corre dos machos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neury. Acho que tua coelha teve cria e os antigos donos podem não ter percebido porque teve num lugar escondido ou porque teve e perdeu, morreram ou algum predador matou. A última possibilidade explicaria o fato de ela ser tão territorial agora. Se corre dos machos tem a possibilidade de estar prenha e cavando um novo ninho. Fica só observando.

      Excluir
  75. Olha Lília estou com um casal de coelhos e não queria q eles acasalasem no momento tem algo q posso fazer para impedir?
    E tem algum lugar onde possa castrar de graça os coelhos?
    Obrigado tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Boa tarde. Pode impedir as cruzas colocando cada um numa coelheira ou cercado independente e a certa distância um do outro. Junta apenas quando queira que cruzem.
      Veja se na tua cidade tem algum tipo de ONG de animais, no Rio de Janeiro tem a SUIPA que na época que eu morava lá castravam a um preço bem em conta, só que foi gato, não sei se trabalham com animais silvestres.

      Excluir
  76. Pode dar banho em coelha grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. E nunca dei banho em coelho, eles sempre cuidaram da sua higiene sozinhos que nem gato. Abraços

      Excluir
  77. Minha coelha passou do prazo de cria, pensei que ela tinha perdido, mais botei junto ao macho e ela pegou cria denovo, é normal passa do prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O que você chama de "passou do prazo de cria"? Se está referindo que faz mais de 30 dias de gestação, leve ao veterinário para induzir o parto com medicação, mas já passou dos 35 dias acho que só cesárea vai salvar tua coelha.
      Veja acima as condições de temperatura para evitar gestações demoradas.
      Abraços

      Excluir
  78. Olá Lilia minha coelha deu seis coelhinhos, estou pensando em castrar todos mas queria saber se posso criar todos juntos, e se posso juntar o pai também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Com o castramento você elimina o problema da reprodução, agora a convivência, não sei, vai depender do temperamento da turma, os coelhos como todos os animais silvestres são muito territoriais, mas tem casos e casos. Na postagem "Galeria de fotos" tem o depoimento da Lu falando da Mel, primeira coelha dela e a família já crescida. Abraços

      Excluir
  79. Bom dia Lilian...aqui estou eu denovo! Minha coelha esta fazendo hoje 32 dias de gestacao e já arrancou o pelo a uns 5 dias, estou preocupada pq até agora nem sinal dela parir... ser a q vai ser o caso de indução, e estou com outra prenha tbm mas não sei o tempo pq estava junto com os machos, se coloco as duas uma perto da outra tentam subir uma encima da outra... e normal mesmo elas estando prenha quererem subir uma na outra? E detalhe, vejo movimentos na barriga das duas, as duas já arrancaram pelo, uma e primeira cria e a outra não, o povo acha q tô ficando doida, mas cheguei a gravar o movimento da barriga delas... será q pode me ajudar nestas dúvidas?... obrigada...sigo mto seu blog pois me tira milhares Dr dúvidas.. abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve urgente as duas ao veterinário. Ele vai avaliar se ainda dá para induzir o parto ou fazer cesárea. Gestação longa faz os fetos crescerem mais do normal e então na hora do parto fica difícil para saírem, no intento as vezes os fetos morrem e colocam em risco a vida da mãe.

      Excluir
  80. bom dia minha coelha deu cria de 5 filhotes na primeira ninhada tao quase com 15 dias ,ela sempre vai da cria no mesma toca e com quanto dias posso separa ela dos filhotes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O desmame é aos 35 dias, não separe antes a não ser que a mãe tenha outra ninhada aos 30 dias do primeiro parto.

      Excluir
  81. Oi querida queria saber minha coelha deu 13 na primeira cria só que ela arranhou uns e queria saber se devo dar mamadeira para uns eu achei muitos pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. NUNCA ESQUECER QUE ANIMAIS NÃO TEM NOSSO RACIOCÍNIO, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote por ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.

      Excluir
  82. Olá Lilian boa noite! Devo tirar a primeira cria antes dos novos nascerem??? Estou com medo que o mais velho machuque os mais novos... Agradecida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. É bom retirar a primeira cria quando a coelha parir de novo. Se a coelha estiver prenha e a primeira ninhada já completou os 35 dias, pode retirar logo, se tem menos de 35 dias espere o parto para deixar os mais velhos o máximo tempo possível com a mãe.

      Excluir
  83. Minha coelha só fika deitada,as mamãs dela tão bem grande...pode ser um indício de que ela vai parir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. As minhas coelhas não ficavam paradas antes do parto, tinham vida normal. Coelha muito parada normalmente é doença. Como estão as fezes dela?

      Excluir

Bem vindo ao blog.

Obrigada pela visita.